Entenda o algoritmo do YouTube Shorts

agosto 9, 2022

Oi! Recentemente, o YouTube respondeu algumas perguntas comuns dos criadores de conteúdo e explicou, para o canal Creator Insider, do YouTube,  como funciona o algoritmo de recomeçar de Shorts.

Pouco se sabe sobre o funcionamento do algoritmo do YouTube, seja para vídeos longos ou para os Shorts. Através de um vídeo de perguntas e respostas, o YouTube decidiu revelar alguns pontos do algoritmo do YouTube Shorts e forneceu algumas informações sobre como ganhar visibilidade através dos vídeos curtos na plataforma.

O vídeo passa por diversos tópicos como, por exemplo: 

  • Se você deve criar um canal separado para Shorts;
  • O impacto da publicação de conteúdo longo e curto no mesmo canal;
  • Se o envolvimento com Shorts for um fator para o algoritmo de recomendação de conteúdo de formato longo do YouTube

1) Devo misturar conteúdos longos e curtos no mesmo canal? Usar YouTube Tradicional com YouTube Shorts?

Essa primeira pergunta foi sobre como o algoritmo do Shorts responde à publicação de vídeos curtos em canais que geralmente publicam vídeos mais curtos. A principal pergunta é: isso pode prejudicar o canal? Conforme um representante da empresa:

“Fizemos algumas análises recentemente, onde analisamos o crescimento do público para canais que faziam apenas vídeos de formato longo e canais que faziam vídeos de formato longo e curto. Os canais que produziam Shorts pareciam estar crescendo mais rápido.

Prevemos que a demanda do público por conteúdo de formato curto veio para ficar. Este é um formato que está se tornando cada vez mais popular e o motivo pelo qual estamos testando tanto em mais ferramentas de criação mobile-first e descoberta de Shorts“, explicou.

2) Haverá uma maior recomendação de vídeos longos caso as pessoas assistam os vídeos curtos?

Com uma pergunta voltada para a visualização e envolvimento com o Shorts, o YouTube explica que cada tipo de vídeo tem o seu próprio algoritmo que um não aumenta as recomendações dos outros. Isso acontece, segundo a empresa, porque as pessoas que gostam do Shorts podem não se interessar pelos vídeos mais longos.

Os espectadores que assistem a curtas nem sempre são os mesmos espectadores que assistem a conteúdo de formato mais longo… Por esse motivo, separamos curtas e conteúdo de formato longo do histórico de exibição. Portanto, quando alguém descobre um novo canal por meio do Shorts, não estamos usando isso para informar quais vídeos mais longos são recomendados para eles fora da experiência do Shorts“, esclareceu um representante da empresa.

3) Há benefícios em separar os canais pelos formatos dos vídeos?

Aparentemente, não há problemas em manter os dois formatos de vídeos no mesmo canal. Sobre o assunto, a empresa declara que:

Tente agrupar seus canais em torno de públicos semelhantes que gostam do mesmo conteúdo ou de conteúdo semelhante. Separe-os quando seus espectadores tiverem interesses totalmente diferentes… Se você começar a criar públicos diferentes com interesses diferentes, considere criar um canal separado“, recomendou a empresa.

4) Há quantidade mínima de Shorts publicados para o algoritmo recomendar o meu conteúdo?

O representante do YouTube explicou que todos os Shorts têm chance de serem recomendados, ainda que seja o primeiro de um canal. Segundo ele, o que pode ser um diferencial é ter um público estabelecido.

Cada Curta tem a chance de ter sucesso, não importa o canal ou o número de vídeos no canal. O desempenho de um curta é determinado se as pessoas optam por assistir e não pular um vídeo no feed de curtas. Esse envolvimento do público é geralmente construído ao longo do tempo, em vez de acontecer instantaneamente“, esclareceu.

Com essas novas informações, as chances de criar conteúdos que façam sucesso aumentam, visto que agora é possível entender um pouco mais acerca do funcionamento do algoritmo no YouTube Shorts.

Foto Destaque: Reprodução/POPline

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