10 horas e 19 minutos por dia

fevereiro 16, 2022

Esse, é o tempo médio que os brasileiros gastam diariamente conectados à internet.

Oi! O Relatório Digital 2022 sobre o Brasil foi publicado e a pergunta que fica é: quais são as principais mudanças de 2021 para 2022?

Elaborado pela We are Social em parceria com a Hootsuit, o Relatório Digital 2022 sobre o Brasil traz insights e tendências que ajudam a entender sobre como os brasileiros utilizam dispositivos e serviços conectados.

Para entender mais sobre esses dados, é importante salientar que atualmente, a população brasileira é de 214,7 milhões de pessoas, representando um aumento de 0,7% entre 2021 e 2022. Destes, 50,9% da população é feminina e 49,1% é masculina.

Até o final do relatório, 165,3 milhões de brasileiros estavam conectados à internet. Em comparação ao ano passado, o número era de 160 milhões, demonstrando que houve um aumento de 3,3%, ou seja, um incremento de 5,3 milhões de usuários na rede no período de um ano. Do total da população do país, 224,9 brasileiros estão conectados a dispositivos móveis e 171,5 milhões, ou seja, 79,9% da população utiliza as mídias sociais.

Conforme o relatório aponta, a população brasileira, com idade entre 16 e 64 anos (faixa etária padrão estabelecida pelo relatório), passa cerca de 10h19m diárias conectadas a internet. Desse tempo, 5h25m são utilizadas em smartphones e 4h54M em computadores ou tablets. Confira algumas alterações do tempo de uso diário de mídias e dispositivos de 2021 para 2022.

Mídia/Dispositivo Tempo gasto por dia em 2021 Tempo gasto por dia em 2022 Mudanças YoY
Uso da Internet 10h08m 10h19m + 1,8% (+11 minutos)
Assistindo Tv 4h02m 4h05m +1,2% (+3 minutos)
Redes Sociais 3h42m 3h41m -0,5% (-1 minuto)
Lendo mídia online ou impressa 3h13m 3h21m + 4,1% (+8 minutos)
Ouvindo música 1h52m 2h03m  +9,8% (+11 minutos)
Ouvindo Rádio 57m 0h55m -3.5% (-2 minutos)
Ouvindo Podcast 51m 1h06m +29,4% (+15 minutos)
Jogando Videogame 1h17m 1h10m -9,1% (-7 minutos)

Razões para usar a internet

Os quatro primeiros motivos que fazem os brasileiros, com idade entre 16 e 64 anos, para utilizar a internet são:

  1. Buscar informação, com 83,5% 
  2. Procurar como fazer coisas, com 77,1%
  3. Procurar por marcas, com 73,6%
  4. Buscar por novas ideias e inspirações, com 73,2% 

De acordo com a SemRush, com dados baseados no tráfego mensal de novembro de 2021, e com os quatro motivos mencionados acima, podemos entender porquê Google é o site mais visitado pelos brasileiros, com 1.22 bilhões de visitas totais. O site da Globo, por sua vez, ocupa o segundo lugar com 434 milhões de visitas. Já o Facebook fica em terceiro lugar, com 384 milhões de visitas.

E para buscar essas informações, 22,8% dos brasileiros utilizam semanalmente as assistentes de voz como E.G, Siri e Google Assistente. Já 62,5% utilizam, por semana, as redes sociais para buscar informações sobre marcas e produtos. Outros 49,4% optam semanalmente por ferramentas de reconhecimento de imagem, como o Google Lens e o Pinterest Lens. Além disso, 53,7% dos brasileiros utilizam semanalmente ferramentas de tradução para diversos idiomas.

Já, semanalmente, 97% dos brasileiros buscam por qualquer tipo de vídeo online no YouTube. Já 70,3% buscam por vídeos musicais, outros 43,7% procuram por vídeos virais, memes e comédia; 49,9% procuram por tutoriais; 37,4% por lives e 37,6% por vídeos educacionais.

Os adultos, por sua vez, demonstraram uma maior preocupação com a sua privacidade e segurança online. Confira:

Redes sociais

Se em 2021, 150 milhões de usuários estavam nas mídias sociais brasileiras, agora temos 171,5 milhões – vale destacar que esses usuários podem não representar indivíduos únicos. O relatório ainda  aponta uma análise do Kepios que revela um aumento de 21 milhões (+14,3%) de usuários de mídia social aqui no país. Esse aumento no uso das redes sociais, pode ser observado como uma das consequências da pandemia de Covid-19, momento de distanciamento e isolamento social. Conforme o relatório, 65% dos brasileiros com idade entre 16 e 64 utilizam as redes sociais para se manter em contato com seus amigos e familiares.

Dentre as principais razões para os brasileiros utilizarem as redes sociais, estão:

  1. Se manter conectado com seus amigos e família, 65%
  2. Ler notícias, 54,7%
  3. Encontrar produtos para comprar, 46,7%

E com 79,9% da população utilizando as mídias sociais, quais são as redes sociais favoritas dos brasileiros?

O YouTube, que em 2021 aparece em primeiro lugar com 96,4% de uso mensal, sequer aparece na lista de 2022. Os dados também demonstram a popularidade do TikTok, que em 2021 estava em sétimo lugar, e agora em 2022 aparece em quarto. Já as três plataformas sociais mais usadas mensalmente, por brasileiros com idade entre 16 e 64 anos em 2022, pertencem à empresa Meta. Confira as capturas de tela abaixo:

Captura de tela do Relatório Digital 2021 sobre o Brasil referente ao tópico “Plataformas de mídia social mais usadas”

Captura de tela do Relatório Digital 2022 sobre o Brasil referente ao tópico “Plataformas de mídia social mais usadas”

O estudo ainda aponta que passamos cerca de 3h42m diariamente nas redes sociais, um minuto a menos que 2021. Já a rede social com maior tempo de uso foi o TikTok, que saiu de 14 horas mensais em 2021, para 20.2 horas mensais em 2022, representando um aumento de 44%.

Desse público presente nas mídias sociais, 79,5% utilizam esses meios para encontrar informações sobre marcas. Já 62,5% utilizam as redes sociais; 23,6% procuram informações em sites de perguntas e respostas; 10,6% buscam em fóruns; 9,2% em microblogs como o Twitter e  outros 10,9% em vlogs.

De acordo com o App Annie, entre janeiro e dezembro de 2021, os cinco app’s mais baixados, foram, respectivamente: WhatsApp, Facebook, Instagram, Facebook Messenger e TikTok. Já os jogos, foram: Roblox, Free Fire, Minecraft Pocket Edition, Among Us e Candy Crush Saga.

E a quantidade de usuários nas principais redes sociais? Confira a tabela abaixo:

Rede Social Quantidade de usuários em 2021 Quantidade de usuários em 2022 Alcance dos anúncios no Brasil em 2022 em relação ao total da população
Facebook 130 milhões 116 milhões 54%
YouTube 127 milhões 138 milhões 64,3%
Instagram 99 milhões 119,5 milhões 55,6%
TikTok 74,07 milhões 45,7%
Facebook Messenger 77 milhões 65,50 milhões 30,5%
LinkdIn 45 milhões 52 milhões 24,2%
Snapchat 11,95 milhões 8,25 milhões 3,8%
Twitter 16,20 milhões 19,05 milhões 8,9%
Pinterest 27 milhões 12,6%

Valor gasto em mídia digital

O gasto anual em downloads e assinaturas de mídia digital ano por ano foi de U$3,13 bilhões; com videogames foram U$957,1 milhões; com vídeo sob demanda U$1,58 bilhões; com publicações foram 224,8 milhões e com músicas digitais foram U$362 milhões.

Já o valor anual gasto com a publicidade digital chegou a U$4,47 bilhões, sendo:

  • U$2,12 bilhões com pesquisas
  • U$1,89 bilhão com anúncios
  • U$1,17 bilhão em anúncios de vídeos
  • U$246,7 milhões com classificados

Já a participação das mídias sociais no mercado de publicidade digital, chegou ao total de U$1,31 bilhão (29,4%), valor que demonstra uma redução de -6,6%.

Descoberta de marcas

Para descobrir novas marcas, produtos e serviços através de canais ou mídias, os brasileiros buscaram por:

  1. Redes sociais – 62,5%
  2. Buscadores – 52,2%
  3. Avaliações de outros consumidores – 48,8%
  4. Sites da marca – 47,1%

Com os dados apresentados pelo Relatório Digital 2022 sobre o Brasil, fica evidente que o país está ainda mais digital e conectado, seguindo a tendência mundial. Observamos também que a pandemia ainda gera aumentos significativos no uso das mídias e plataformas digitais. A tendência é justamente essa, viver um mundo cada vez mais conectado.

Na sua opinião, a pandemia contribuiu para o crescimento digital no país?

 

Leave A Comment

plugins premium WordPress
×