5 dicas para reduzir os custos e ampliar seus resultados de Google Ads

março 15, 2021

Oi! Aprender novos recursos para otimizar suas campanhas nunca é demais, não é?

Se você está investindo em campanhas de Google Ads, sabe que reduzir custos e ampliar resultados é essencial para o sucesso de sua estratégia de publicidade online.

Você já definiu as configurações básicas no Google Ads e estipulou o investimento que deseja usar, agora, é só colocar a sua campanha no ar, certo? Bom, não exatamente. A estruturação detalhada e a boa execução da sua campanha são cruciais para melhorar suas conversões e potencializar a geração de receita da sua empresa.

Claro que não existe só uma maneira certa de otimizar as configurações do Google Ads, já que essa ferramenta tem mais possibilidades do que podemos apresentar em um único texto. Neste artigo, vamos falar sobre 5 formas que irão te ajudar a ter um bom início nas campanhas, reduzir custos e conseguir os melhores resultados com as suas estratégias de mídia digital.

 

1. Torne a página de destino relevante e otimizada

 

A página para a qual você direciona o usuário precisa ter um conteúdo relacionado à campanha que está sendo realizada. Se temos um anúncio que está mandando o visitante para uma homepage, podemos estar cometendo aí o primeiro e maior erro de uma campanha de Google Ads. Sempre que montamos uma campanha, é preciso direcionar o lead para uma página que tenha coerência com o anúncio e que tenha a capacidade de trazer os melhores resultados.

Mas por que isso é tão importante? Dentro da ferramenta do Google Ads, existe um recurso que mostra a relevância daquela página de destino para o anúncio. Isso é definido com base nos conteúdos disponibilizados por você dentro da página, considerando texto, imagem, links de direcionamento e URL. Se a relevância calculada pelo sistema for muito baixa, você terá um desempenho inferior ao dos anunciantes concorrentes. Por isso, a página precisa estar muito conectada com o que está sendo veiculado na publicidade.

 

2. Exclua palavras-chave negativas

 

Geralmente, as pessoas se preocupam muito em definir palavras que tenham um alto índice de procura pelos usuários, ou seja, não escolhem termos que tenham necessariamente uma relevância muito alta, mas aqueles que têm uma grande abrangência. Até aí, não há problema algum, desde que você trabalhe muito bem todas as palavras-chave negativas que você não quer que apareçam nos resultados.

Mas você deve estar se perguntando: “Por que eu preciso que certos termos não apareçam?” Bom, primeiramente, existem diversas variáveis que definem o nível de qualidade de uma palavra. Termos como “Por que usar tal produto” não são utilizados por pessoas que têm intenção de comprar, e sim por quem está buscando informações ou procurando entender como as coisas funcionam.

Então, precisamos ter o cuidado de excluir palavras que não geram um alto índice de resposta para o negócio, ou seja, que têm probabilidade de conversão muito baixa. Eu costumo dizer que, se a conjunção “se” for usada, é um forte indício de que a palavra-chave pode ser excluída.

Outro ponto importante é que, quando você faz uma exclusão, os resultados da sua empresa deixam de aparecer para todas as pesquisas, e as buscas começam a ser mais segmentadas, o que é muito positivo para sua campanha.

 

3. Planeje muito bem seu anúncio

 

O anúncio é a primeira parte da sua estratégia, é onde seu cliente terá o primeiro contato com a sua campanha, portanto, tenha muita atenção ao que você expõe nele. Tente utilizar todos os caracteres disponíveis: quanto menos caracteres sobrarem melhor. Nesse caso, um bom recurso é a utilização dos anúncios de texto expandidos. Apesar de estarem disponíveis desde 2016, muitas pessoas ainda não os usam, mas eles são uma excelente ferramenta que permite que você melhore ainda mais seus resultados.

Além de preencher todos os 30 caracteres no título e mais 90 na descrição, tente também construir URLs de exibição (páginas que aparecem para o usuário) que tenham relação com as palavras-chave que o visitante está procurando.

Outros pontos do anúncio que também podem ser otimizados são colocar sempre a primeira letra em caixa alta, o que melhora a visualização, e não esquecer de incluir a palavra-chave no título. Ah, e na descrição, use e abuse dos benefícios do seu produto ou serviço!

 

4. Utilize extensões de anúncio

 

Qual é a maior vantagem de extensão de anúncio que eu aprendi nos últimos anos? Primeiro, é sempre bom ter mais espaço para os seus visitantes clicarem. E isso custa mais caro? Não necessariamente. A ideia é que, a partir do momento em que cria mais espaços para conexão, você permite que o usuário veja o seu anúncio e, assim, entenda o que ele pode ou não fazer e a que exatamente ele tem acesso, o que é muito favorável.

O desafio da extensão de anúncio é justamente saber o que escrever, lembrando que, além de chamar a atenção, seu texto deve ser claro com relação às informações e ofertas. Cada tipo de extensão tem a sua particularidade, mas todas elas geram benefícios, então, tente usar todas ao máximo.

Outra dica legal para esse recurso é entender que, ao usar a busca para mobile, você tem a possibilidade de empurrar os outros anunciantes para baixo, e isso acaba ajudando bastante, inclusive na hora de se destacar em relação aos concorrentes. E o melhor de tudo: o índice de qualidade do anúncio aumenta, o que é extremamente positivo para o sucesso da campanha.

 

5. Faça uma segmentação geográfica

 

Por último e, certamente, não menos importante está a segmentação geográfica. É sempre importante frisar o quanto esse ponto é essencial para sua campanha. Eu costumo brincar em sala de aula fazendo o seguinte questionamento: o que vale mais a pena, encher uma piscina de mil litros com mil litros de água ou encher uma piscina olímpica com mil litros de água?

O que eu quero dizer com isso? Se o seu investimento é limitado, faz sentido ajustá-lo para focar aquela região que você tem maior capacidade de atender e com a qual pode se relacionar melhor. Essa é uma estratégia muito mais eficaz que tentar ganhar todo o mercado de uma vez só, já que é possível concentrar seus esforços e recursos financeiros, reduzindo a dispersão desses gastos.

Uma vez que você consegue direcionar seu negócio geograficamente, é possível trabalhar diversos tipos de estratégias interessantes, como a sazonalidade, o clima e necessidades mais específicas dos clientes. Por exemplo, se a região em que sua empresa está focada está em um período de chuvas, e a probabilidade de os clientes comprarem determinado produto é grande nessa condição, você pode aumentar os investimentos em mídia digital somente nesse intervalo de tempo.

Por outro lado, quando você não tem controle das regiões em que seu negócio atua, pode haver dificuldades que você não conseguiu prever. Um exemplo disso é quando a empresa possui uma equipe comercial limitada, mas precisa que um representante visite os clientes ou que produtos sejam enviados por motoboys. Nesse caso, você pode não conseguir atender adequadamente a demanda e acabar precisando despedir clientes ou perder vendas. Quando sua segmentação é bem planejada, você é capaz de reduzir essa dispersão e otimizar suas atividades.

 

E então, está preparado para começar sua campanha com o pé direito com essas dicas? Já utiliza algum desses recursos? Conte para a gente como foi sua experiência!

Quer aprender mais sobre o Google Ads? Confira nosso artigo sobre as vantagens que essa ferramenta oferece para suas estratégias de marketing digital.

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