6 ferramentas para transformar suas campanhas de remarketing

março 22, 2021

Oi! Você investe em estratégias de remarketing?

Quando perdemos uma oportunidade, o melhor é seguir em frente e buscar novas possibilidades, não é? Nem sempre. Com tantas opções de produtos e serviços semelhantes hoje, as empresas têm cada vez mais dificuldade de prender a atenção dos consumidores. Os clientes pesquisam, conhecem novas marcas, avaliam vários itens, simulam seu carrinho de compras e, por um motivo ou outro, acabam se dispersando. Mas isso não significa necessariamente que a oportunidade está perdida!

Uma das principais estratégias de marketing digital, hoje, está focada justamente em recuperar essas pessoas que já mostraram interesse na sua empresa, mas não chegaram a finalizar a compra ou não deixaram contato. O remarketing, também chamado de retargeting, é a prática de direcionar ações de publicidade a uma mesma pessoa múltiplas vezes.

Se você observou que vários usuários realizaram uma pesquisa, visitaram seu site, clicaram na página de um produto ou tiveram outro comportamento semelhante de interação, pode ser muito vantajoso criar campanhas para “resgatar” os leads que já consideraram seu negócio e manter a imagem da marca na mente desses consumidores.

Segundo Derek Thompson, autor do livro “Hit makers: como nascem as tendências”, nós tendemos a escolher marcas e produtos que nos são familiares, ou seja, quando estamos em dúvida entre a marca A e a B, o normal é escolher aquela que nosso subconsciente reconhece. Então, precisamos entender como funciona o subconsciente dos consumidores, para compreender como eles tomam suas decisões de compra. (Aliás, fica a dúvida: será que realmente fazemos nossas escolhas conscientemente ou nosso subconsciente é que toma as decisões por nós e apenas executamos a ação?)

Sabe aqueles anúncios de produtos e serviços que você pesquisou anteriormente e que insistem em aparecer durante a sua navegação em sites da internet? A intenção é justamente usar esses lembretes para que os leads não se esqueçam de você e possam reconsiderar a compra pela qual já haviam se interessado anteriormente. Assim, o objetivo do remarketing é continuar estimulando uma vontade ou necessidade que já existia para aumentar a chance de conversão.

E como isso funciona na prática?

A campanha de remarketing por mídia paga é montada a partir de grupos de usuários que já acessaram o seu site. O Google Ads, por exemplo, deixa que você configure uma tag em seu website para identificar visitantes que passaram por ele, depois disso, você pode criar listas com leads que tiveram determinado comportamento e lançar a campanha focada naquelas pessoas. Assim, sites de busca como o Google são capazes de utilizar tecnologias para exibir seus anúncios a pessoas que visitaram seu site no passado.

Se você também precisa que seus anúncios apareçam para as pessoas no Instagram Ads, no Facebook Ads ou até mesmo no LinkedIn Ads, é preciso implementar as tags dessas plataformas, pois as tags não se comunicam. Ou seja, quando você usa uma tag do Google em seu site, só é possível utilizá-la no ambiente do Google; se você instalar um pixel do Facebook no seu site, só será possível trabalhar uma campanha de remarketing nessa plataforma, e assim por diante. Então, se você planeja explorar todos esses canais, é necessário implementar o pixel e as tags antes de iniciar suas campanhas.

A publicidade do remarketing é ainda mais específica que anúncios exibidos para pessoas que pesquisam determinadas palavras-chave. Essa personalização é muito positiva para as empresas, que podem direcionar suas ofertas de produtos e serviços a clientes que demonstraram interesse há algum tempo, mas também servem como filtro de anúncios para o próprio usuário, que recebe promoções com base em sua navegação e suas preferências.

Vamos analisar alguns métodos e estratégias de remarketing utilizando ferramentas do Google, mas existem várias plataformas que também auxiliam na aplicação das suas ações de retargeting, como AdRoll, Criteo, Facebook Ads e Instagram Ads.

 

Listas de E-mail do Google

 

Uma maneira de fazer o remarketing é através das listas de leads que você já reuniu com outras ações do seu negócio. Elas podem ser utilizadas no Google Ads para definir grupos de consumidores com características específicas e, em seguida, você pode criar campanhas especialmente voltadas para essas pessoas. Esse método permite que os usuários selecionados vejam seus anúncios quando acessarem as contas do Google, Gmail e YouTube.

A lista de e-mails pode conter tanto o e-mail quanto o telefone dos leads. O Google realiza um processo que busca os usuários através desses dados para poder, então, entregar a publicidade a eles. É importante entender que existe um mínimo de audiência para utilizar esse recurso e que ele não está habilitado para todas as contas, já que existe um investimento mínimo para liberar o uso desse processo. E lembre-se: utilize apenas as listas de contatos da empresa, pois não são permitidas as listas de terceiros.

 

Google Analytics

 

Um método bastante prático que você pode usar para trabalhar o remarketing é através das listas criadas no Google Analytics. A ideia aqui é simplesmente montar listas com base nos critérios que você preferir (segmentação geográfica, tempo de permanência no site, páginas visitadas, produtos visualizados e vários outros). Os anúncios serão, então, mostrados para aquele grupo de leads específico selecionado.

 

Google Ads

 

O Google Ads também tem seu próprio método para identificar usuários e criar listas personalizadas que você pode utilizar para lançar campanhas de remarketing. A principal diferença entre os dois tipos é que as listas criadas a partir do Google Ads são baseadas na navegação do visitante em páginas específicas, sem considerar o site como um todo. Isso pode ser útil para criar campanhas voltadas para usuários que visualizaram produtos específicos ou que colocaram itens no carrinho mas não fecharam a compra.

A plataforma do Google Ads também disponibiliza algumas funções muito interessantes que auxiliam na criação de campanhas de remarketing: as Listas de Remarketing para Anúncios de Pesquisa (RLSA), o Remarketing Dinâmico Display e o Remarketing por Vídeo, que são explicados a seguir.

 

Listas de remarketing para anúncios de pesquisa

 

Esta é uma estratégia bem parecida com a anterior, do Google Ads, mas utiliza a Rede de Pesquisa do Google em vez do rastrear visitantes pela Rede de Display do Google. A Rede de Pesquisa são todos os sites e aplicativos relacionados ao Google, incluindo sites de parceiros de pesquisa da empresa, em que seus anúncios podem ser exibidos. Neste caso, o usuário verá seus anúncios enquanto fizer pesquisas no Google e em sites parceiros.

Um dos tipos de ação que você pode desenvolver usando as RLSA é o ajuste dos lances. Um dos casos em que isso pode ser muito útil é quando o cliente fez uma aquisição e pode querer continuar a utilizar seu produto, ou ele visitou o seu site e teve alguma interação com a marca, mas não concretizou a compra. Certamente, você quer aumentar as chances de conversão para essas pessoas e, para isso, é possível aumentar o lance das palavras-chave através do remarketing, para que os anúncios tenham mais probabilidade de ser exibidos para esses leads.

Em outra situação relacionada ao ajuste dos lances, o cliente pode ter adquirido um produto ou serviço que não é consumido muito regularmente, que ele precise comprar com um espaço de tempo maior. Sendo assim, se a venda foi feita recentemente, esse consumidor tem menos chances de recompra no futuro próximo e você sabe que anunciar para ele seria uma perda de tempo neste momento. É possível, então, diminuir os lances das palavras-chave para que seus anúncios apareçam menos vezes para esses clientes quando eles pesquisarem termos relacionados aos da sua campanha.

Outra boa estratégia de remarketing envolvendo as RLSA é alterar o anúncio original, criando uma versão especialmente para os leads que tiveram um determinado comportamento. Por exemplo, se um usuário entrou no seu site e visitou a página de um produto ou se ele adicionou o item ao carrinho mas não realizou a compra, você pode direcionar um novo anúncio a ele, oferecendo condições especiais ou descontos exclusivos para estimulá-lo a fechar a venda. Para fazer isso, basta duplicar a campanha, fazer as alterações no texto e incluir uma lista de visitantes que tiveram o comportamento que você deseja.

  

Remarketing Dinâmico Display

 

Neste método, você precisa usar o código do Google Ads para criar sua campanha. Após montar um catálogo dos seus produtos ou serviços oferecidos, determine alguns parâmetros demográficos para as páginas do seu site e diferentes tipos de listas, para que cada tipo de visitante se encaixe em uma lista para grupos específicos. O aprendizado automático (aprendizado de máquina) utilizará o histórico de navegação do visitante e outras informações sobre ele para prever os produtos nos quais aquele lead pode estar interessado e exibir os anúncios dinâmicos de itens relacionados para cada grupo de pessoas.

 

Remarketing por vídeo

 

Não é novidade que os conteúdos em vídeo estão conquistando cada vez mais destaque na internet, e as empresas também vêm aproveitando esse espaço para trabalhar a publicidade de seus produtos e serviços. Através do Google Ads, você pode utilizar o YouTube ou a Rede de Display do Google para direcionar seus anúncios para aqueles usuários que realizaram algum tipo de interação com um vídeo postado pelo seu negócio ou com o seu canal no YouTube, como a visualização de um vídeo, gostar de um vídeo, comentar, compartilhar, inscrever-se em um canal e outras ações.

 

Agora que você já escolheu suas estratégias, fique atento a alguns detalhes importantes antes de iniciar suas campanhas de marketing:

  • A palavra-chave do remarketing é a relevância, portanto, mantenha o foco no que você está anunciando, como está anunciando e para quem está anunciando;
  • Selecione muito bem o público para o qual você vai direcionar as campanhas de remarketing;
  • Procure oferecer anúncios específicos para os leads de cada lista. Anuncie os produtos e categorias que eles visualizaram e ofereça condições vantajosas de compra;
  • Tente não “bombardear” o usuário com o anúncio, pois isso pode irritá-lo e afastá-lo, tendo o efeito totalmente oposto do que você pretendia;
  • Tenha em mente que o remarketing geralmente tem uma taxa de cliques mais baixa que a de uma campanha PPC normal, mas ele tem a vantagem de ser veiculado para aqueles que já se interessaram por sua marca.

  

Como deu para perceber, há diversas maneiras de montar suas campanhas de remarketing, e não existe um método que seja mais correto ou melhor que os outros. Tudo vai depender dos seus objetivos e do público que você pretende impactar. Então, defina as metas que você quer alcançar em cada campanha e quais tipos de leads você precisa atrair, depois escolha a estratégia que tem o potencial de gerar os melhores resultados.

 Você utiliza alguma dessas ferramentas nas suas ações de remarketing? Ou está montando uma campanha para atrair os clientes perdidos e pretende usar um desses métodos? Compartilhe com a gente!

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