janeiro 6, 2021
Você está trabalhando há algum tempo com uma campanha de Google Ads, já fez mudanças, aplicou melhorias e seus resultados continuam estagnados. Já passou por essa situação? Mesmo que isso não seja uma preocupação por enquanto, com a saturação dos mercados e o aumento do número de concorrentes que estão sempre buscando novas formas de inovar em marketing, você pode ter problemas no futuro.
Aperfeiçoar as suas estratégias não precisa ser um grande obstáculo, existem algumas dicas simples que você pode utilizar para transformar suas práticas e ver mudanças concretas no seu desempenho, não importa se o seu negócio é voltado diretamente para consumidor final ou para a indústria.
As ações deste artigo podem até parecer óbvias e, apesar de terem um excelente potencial para contribuir para a melhoria das conversões e otimização dos recursos que você pode (e deve) utilizar em suas práticas, 80% das pessoas não priorizam essas ações, ou até mesmo se esquecem desses recursos. Estas dicas inclusive foram testadas em campanhas dos meus clientes e, hoje, já trazem excelentes resultados comprovados.
O segredo de qualquer boa campanha é ter tudo bem parametrizado. Ou seja, se você quer criar uma campanha bem estruturada, é preciso ajustar todas as metas de que você precisa, seja colocando as tags de conversão ou monitorando as conversões através dos botões dentro do site. Isso serve para botão de formulário de WhatsApp ou qualquer outro que seja utilizado para determinar uma ação do usuário que seja do seu interesse.
A definição desses botões é essencial, já que é a partir dela que podemos parametrizar as campanhas, ou seja, definir o que será medido e quais ações acompanhar. Isso acontece da seguinte forma: as pessoas que estão sendo impactadas pela publicidade que desenvolvemos são direcionadas para a ação que escolhemos e, ao utilizarem os botões monitorados, a ferramenta de automatização identifica aquela operação como uma conversão e indica a origem deste usuário.
Logo, isso é muito positivo para nós, profissionais de marketing, e veremos ainda outra dica que vai ajudar justamente a trabalhar nesse ponto, porque esse tipo de ferramenta tem, hoje, uma inteligência artificial que consegue identificar o perfil desse público e como ele se comporta, além de buscar outros perfis semelhantes.
Outra dica super interessante – e que talvez seja até mais importante que a primeira – é monitorar todas as ligações. Elas têm um papel fundamental, já que, normalmente, os negócios estão muito focados em algum aplicativo ou plataforma. Por exemplo, é possível ver quem clicou no botão do WhatsApp ou preencheu um formulário no site.
Porém, existe um número muito grande de pessoas que ligam para a empresa procurando mais informações. Vou te dar um exemplo: um dos nossos clientes possui uma taxa de conversão excelente, mas percebemos que ele poderia obter ainda mais conversões se conseguíssemos monitorar de alguma forma o que estava acontecendo durante este processo, não só com relação aos instrumentos digitais, mas verificando, também, as ligações realizadas.
Fechamos, então, uma parceria com uma empresa de monitoramento de telefonia, com a ajuda da qual foi possível acompanhar as ligações e entender quantos clientes são oriundos do Google ou de outra plataforma, além de poder identificar a qualidade dos leads e avisar à ferramenta que aquele tipo de cliente é bom para o negócio. Dessa forma, a inteligência artificial da ferramenta vai sendo alimentada para que, em uma próxima campanha, ela saiba identificar de forma mais clara as vantagens que esse público específico possui em relação a outros.
Há muitos benefícios em utilizar esse tipo de ferramenta de gravação e monitoração, uma vez que elas ajudam a entender se as conversões foram boas, quanto tempo aquele cliente ficou na espera, se houve, de fato, atendimento e qual foi a qualidade da assistência. Essa parceria foi muito positiva, justamente porque, nesse case, conseguimos identificar que a maior barreira das conversões era o contato do cliente com o atendimento da empresa. Após um novo treinamento para a equipe, os resultados foram ainda melhores: o nível de atendimento e o número de novos clientes aumentou de lá para cá e atingimos um aumento nas conversões da empresa, que chegou a mais de 67%.
Pode não parecer segredo para ninguém, mas a delimitação bem definida do seu público é essencial para direcionar suas estratégias. Mesmo assim, muitas pessoas acabam se esquecendo ou não conseguem segmentar bem seus clientes. E quando digo segmentar, não é só escolher as palavras-chave, mas também definir quais são os canais que vão trabalhar públicos personalizados e o remarketing. Tudo isso precisa ser muito bem pensado.
É importante sempre pensar muito bem nas limitações do público. Se você está trabalhando com clientes finais compostos de pessoas físicas, a audiência que chega através do celular é sempre maior. O percentual de usuários de dispositivos móveis chega facilmente a 75% dos seus leads totais. Já quando falamos de público corporativo, temos um número muito maior de origens de acessos ao seu site partindo de computadores. É muito importante entender esse ponto, pois, ao montar sua campanha, você precisa direcioná-la para a plataforma que seu público mais utiliza.
A região e o horário também podem ser dados muito úteis. É importante entender em qual lugar e em que momento seu público realiza o acesso, onde e quando há uma maior concentração, e destinar boa parte do investimento para lá, sem tentar impactar grandes massas ou grandes regiões de uma só vez. Às vezes, a gente se perde justamente por isso: em vez de direcionar nossos esforços, acabamos deixando muito ampla a segmentação, e isso acaba atrapalhando vários processos da campanha.
Quando falamos de palavra-chave, devemos sempre pensar de forma nichada, ser muito específicos e expandir a audiência conforme vamos entendendo que é preciso aumentar a abrangência de perfis de consumidores. Dessa forma, sendo específicos ao máximo, buscamos aqueles clientes ideais para a marca, sem perder a capacidade de atender outros públicos relevantes. Não se esqueça também de sempre testar novas palavras e, ao mesmo tempo, negativar aquilo que não é interessante para o seu negócio.
E como posso saber se uma palavra-chave é interessante para meu negócio? Realizando muitos testes e dominando o conhecimento sobre o produto ou serviço e o público atendido. Um exemplo de índice que você pode usar para definir suas palavras-chave ideais é trabalhar com os resultados que estão sendo gerados e verificar quais delas estão trazendo mais conversões.
Outra dica interessante e que faz muito sentido é fugir do CPC manual. Por que é importante não utilizar o CPC manual? Pergunto isso porque eu também me definia como um profissional “purista” e acreditava que a melhor forma de utilizar CPC era através das minhas próprias habilidades e da minha experiência com a utilização da ferramenta. Porém, se eu consigo aliar o meu conhecimento direcionando minha campanha da melhor forma, utilizando ao mesmo tempo a inteligência artificial do Google para identificar as melhores opções para o meu cliente, eu opto pela união das duas técnicas.
Então, hoje, nenhuma campanha que desenvolvemos é feita com uma estratégia isolada, todas elas têm um objetivo muito claro e são acompanhadas muito de perto, mesmo sendo automatizadas. E o mais importante: não se assuste com o valor inicial do CPC. Nos primeiros 2 ou 3 dias, é comum que ele atinja um valoro elevado. Isso ocorre por motivos como a calibração da ferramenta ou sua adaptação ao comportamento daquele potencial cliente.
Por último, mas não menos importante, sugerimos uma das metodologias em que acreditamos e que aplicamos muito diariamente: Testar e Aprender. Nem todas as ideias vão funcionar; muitas irão fracassar, e tudo bem! Nós entendemos claramente que isso faz parte do jogo, mas o mais importante é o que aprendemos quando testamos os diversos tipos de estratégias. Sempre que estamos no processo de aplicar um teste, sabemos com muita exatidão a resposta que queremos receber, seja uma nova conversão, um novo lead, mais acessos ao site ou uma ação específica dos clientes. É preciso ter em mente um objetivo claro ao testar uma determinada prática.
Assim que a campanha estiver em andamento, é possível avaliar e entender se os anúncios criados estão funcionando, se a estratégia foi bem aplicada, se o investimento é razoável ou se é preciso trabalhar essas questões. Podemos analisar, também, se o negócio tem capacidade de escalar em termos de vendas, estoque e equipes, e se seus produtos ou serviços estão adequados aos clientes atendidos. É possível entender e verificar tudo isso testando, aprendendo e melhorando. Em vários casos, nesses tipos de testes, conseguimos identificar públicos muito bons e gerar os melhores resultados.
Para aproveitar ao máximo essas dicas e alavancar a eficiência da sua campanha de clique, é importante Google Ads para medir os resultados e ajustar sua estratégia conforme necessário.
Gostou das dicas? Que tal aplicar alguma delas em suas estratégias de campanha de clique? Conte para a gente como está sendo sua experiência! Toda semana nos encontramos em um artigo novo, para discutir sobre as tendências de marketing digital, ajudá-lo a desenvolver e ajustar suas campanhas, entender os possíveis obstáculos e direcionar suas estratégias para atingir os resultados que você deseja. Muito sucesso e boas campanhas!
Aliás já leu nosso post sobre Google Meu Negócio?