Pinterest Ads: chega ao Brasil uma nova forma de anunciar

abril 12, 2021

Oi! Sua empresa está sempre de olho em oportunidades de aumentar a visibilidade? Tem uma novidade boa para você!

O Pinterest, rede social de compartilhamento de imagens, scrapbooking e busca de ideias e inspirações, anunciou este mês que trouxe para o Brasil o seu recurso de anúncios: o Pinterest Ads. A ferramenta permite que os perfis de empresas veiculem publicidade dentro da plataforma e alcancem públicos relevantes.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a nova funcionalidade, por ser um dos principais mercados da plataforma. Os planos para o futuro próximo incluem levar os anúncios para o México, a Argentina, Colômbia e o Chile.

O diretor global de vendas do Pinterest, Jon Kaplan, explica que “O Brasil é um dos maiores mercados do Pinterest fora dos EUA. As pessoas que usam o Pinterest pensam e se comportam de um jeito único. Isso, além do tamanho desse público, é o que torna o Pinterest tão relevante para os profissionais de marketing. Estamos muito felizes em poder trazer essa oportunidade para os anunciantes no Brasil e esperamos levar os anúncios para mais países da América Latina.”

Os planos para o crescimento da rede acompanham o bom momento que o Pinterest vive: a plataforma conseguiu crescer durante a pandemia, devido ao grande número de pessoas que procuravam por novas ideias de compras pela Internet. Isso abriu espaço para explorar novos mercados promissores, como é o caso do Brasil, e a implementação dos anúncios parece ser um bom caminho.

Só para ter uma ideia, o Pinterest registra, hoje, 450 milhões de usuários no mundo, e vem tendo crescimento de 37% por ano, sendo que 97% das principais pesquisas são feitas por pessoas físicas. Essas estatísticas, aliadas ao fato de que os usuários utilizam a rede para buscar ideias e inspirações na fase de descobrimento e pesquisa de marcas, revelam que a inclusão de publicidade pode ser extremamente positiva para as empresas.

 

Mas como eu posso configurar meus anúncios, na prática?

 

Para exibir anúncios no Pinterest, você precisa, primeiramente, configurar uma conta business. Você tem duas opções bem úteis para fazer isso: se você já tem um perfil pessoal, pode transformá-lo em conta comercial e importar todos os seus Pins e seguidores. Outra escolha é criar um perfil business do zero e vinculá-lo à sua conta pessoal. Nesse caso, você pode adicionar até 4 perfis comerciais com as mesmas informações de login da conta original e alternar entre elas de forma bem simples.

 

Criar uma conta business é bem fácil:

1 Acesse o link do Pinterest Business;

2 Coloque suas informações de e-mail, senha e idade e clique em “Criar conta”;

3 Adicione o nome da empresa, endereço do site, país e idioma;

4 Escolha o foco da empresa no menu e selecione até 3 objetivos principais;

5 Indique o tipo da sua empresa;

6 Selecione se quer ou não exibir anúncios

7 Escolha entre criar um Pin, Aumentar seu Público ou Exibir sua marca (se não tiver certeza, você pode fechar para acessar seu perfil).

Se você já tem um perfil pessoal e quer vincular outra conta business a ele, simplesmente faça o login, clique no menu no canto superior direito, selecione “Configurações” e, em seguida, “Configurações da conta”. Vá até “Alterações na conta” e, ao lado de “Conta business vinculada”, clique em “Começar”. Depois, é só seguir os mesmos passos de criação de conta descritos acima.

Mas se você prefere transformar sua conta pessoal em perfil business, simplesmente faça login, clique no menu no canto superior direito, escolha “Configurações” e, depois, “Configurações da conta” à esquerda. Ao lado de “Converter para conta business”, clique em “Iniciar” e, depois, em “Trocar para business”.

 

E quais são as vantagens?

 

A conta business permite que você tenha acesso a algumas ferramentas exclusivas, como a possibilidade de adicionar produtos à venda e links aos Pins criados. Outro recurso indispensável para as empresas é o Analytics, que permite analisar diversas métricas para avaliar resultados e segmentar os públicos com maior precisão. É possível ver o desempenho das suas publicações, o dispositivo de acesso dos usuários, quais Pins foram mais acessados e verificar os cliques, impressões, visualizações e engajamento dos Pins, entre outras funcionalidades.

E, claro, as possibilidades se ampliaram com a chegada do Pinterest Ads. O perfil business já permitia a ampliação da visibilidade de produtos com a criação de Pins e recursos de análise de métricas, e agora, as empresas poderão publicar seus anúncios e direcioná-los para os públicos mais relevantes. A ferramenta de anúncios ainda oferece suporte para  criação de pins em dispositivos móveis e gerenciamento de campanhas.

E mais: para que você encontre os clientes ideais para o seu negócio, estão disponíveis recursos que incluem a seleção automatizada do público com base nos detalhes dos Pins e opções de segmentação que incluem dados demográficos, interesses, palavras-chave, comportamento e listas específicas que você pode carregar na ferramenta.

 

Pois é, com todas essas funcionalidades, o Pinterest Ads promete ser uma boa adição para o arsenal de publicidade de qualquer empresa. E aí, ficou interessado na novidade? Pretende anunciar utilizando a nova ferramenta do Pinterest? Compartilhe com a gente!

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