Como aumentar o alcance e ampliar a visibilidade da sua marca

abril 29, 2021

Oi! Está precisando aumentar o alcance da sua marca? Podemos ter a resposta!

 

Se você tem uma empresa e precisa anunciar para o maior número de pessoas, então provavelmente já tem perfis nas principais redes sociais. Esses meios são essenciais para qualquer tipo de negócio que investe no marketing digital, e quando consideramos que 70,3% da população brasileira são usuários ativos de plataformas sociais, há uma boa chance de que grande parte do seu público esteja lá também.

As redes sociais são capazes de ajudar a marca a crescer com um custo reduzido, sendo uma ótima opção tanto para as novas marcas que procuram se estabelecer no mercado quanto para empresas mais maduras que buscam acompanhar as tendências do marketing digital. Se você está começando, é possível investir pouco (ou nada!) e ajustar o orçamento às estratégias conforme o negócio vai se desenvolvendo.

Quando trabalhamos ações voltadas para redes sociais, é essencial ficar de olho no desempenho das suas postagens. Um dos principais indicadores para fazer esse acompanhamento é o alcance, que nada mais é do que a quantidade de usuários que visualizaram as publicações da marca nas redes sociais. E se você precisa ter uma ideia mais ampla da sua situação, verifique também o alcance total, que se refere ao total de pessoas que visualizaram qualquer conteúdo ou interação de amigos com a marca (comentários, curtidas, check-ins etc.).

 

Vantagens de aumentar o alcance

 

É fundamental trabalhar o alcance para impactar cada vez mais usuários, isso porque, quanto mais pessoas visualizam seus conteúdos, mais visibilidade sua marca ganha, e quanto mais visível, mais conhecida ela fica. Outro ponto importante é o aumento do número de seguidores, que permite ampliar a geração de leads e gerar maior engajamento com a empresa. Você pode, ainda, analisar essa interação com a marca por um viés mais estratégico, para ajustar suas ações de fidelização.

Além disso, o aumento da interação é extremamente positivo, já que os algoritmos das redes sociais consideram esse aspecto para gerar ainda mais alcance dos posts. Ou seja: você trabalha o alcance para gerar mais engajamento, e quanto mais os usuários se relacionarem ativamente com a marca, mais pessoas são impactadas pelo seu conteúdo.

 

Alcance orgânico X alcance pago

 

Ao trabalhar o alcance, é importante notar que existem dois tipos: o orgânico e o pago. O alcance orgânico é aquele natural, quando o usuário vê o post em seu feed com base em algoritmos da própria plataforma que selecionam conteúdos mais relevantes para cada pessoa. Já o pago é quando a publicação patrocinada, com impulsionamento pago, aparece para determinados usuários com base na segmentação de públicos ajustadas pela marca.

Enquanto o alcance orgânico pode oferecer resultados no médio e longo prazo, o pago consegue aumentar visualizações em um período mais curto. Por isso, é preciso escolher qual estratégia seguir sabendo exatamente quais são as possibilidades de cada uma. Considere, também, qual é a necessidade atual da sua empresa.

 

Como posso aumentar o alcance?

 

Existem alguns pontos aos quais você deve prestar atenção na hora de trabalhar ações nas redes sociais para ajudá-lo a aumentar o alcance dos posts:

 

Selecione as redes sociais

 

O primeiro passo é escolher as melhores redes sociais para o seu tipo de negócio. Saiba onde estão seus públicos-alvo e procure investir em no máximo duas plataformas. Uma forma de fazer isso é utilizando o Google Analytics para identificar qual rede mais redireciona usuários para seu site.

 

Poste com frequência e nos melhores horários

 

Seja consistente na frequência das postagens. Defina uma boa rotina e mantenha o perfil do seu negócio ativo. Cada rede tem uma frequência que gera mais engajamento, então, procure se adaptar a cada plataforma. De uma maneira geral, uma boa média são 3 posts por semana.

Também procure postar em dias e horários em que o seu público está mais ativo. É interessante procurar saber quais são os horários de maior movimento de cada rede social, mas igualmente importante é avaliar as horas em que os seus públicos interagem mais com a sua marca, para criar horários de postagem mais personalizados.

 

Esteja presente

 

Fique disponível para os seguidores. Responda às perguntas e interaja com seu público. Mostre que você se importa e que está pronto para ajudar com o que eles precisarem.

 

Trabalhe bem o conteúdo

 

Escolha uma “voz” que represente e esteja alinhada com a identidade da empresa. No geral, um tom simples e claro das mensagens costuma funcionar bem para as plataformas sociais. Estabeleça uma linguagem mais leve, faça comentários engraçados e use emojis: procure envolver o público de forma descontraída.

Com relação aos tipos de conteúdos, crie materiais que sejam capazes de gerar engajamento e compartilhamentos. Varie os tipos de postagem e dê destaque a materiais visuais, já que imagens e vídeos podem aumentar o número de compartilhamentos.

Outro tipo de postagem no qual você deve investir são conteúdos interativos. Use um tom de conversa e faça perguntas divertidas ou sobre experiências de vida para estimular a interação. Você pode utilizar formatos como “verdadeiro ou falso”, “sim ou não” ou listar opções. Procure escolher assuntos com os quais seu público se identifica.

E não se esqueça: teste diferentes tipos de conteúdos e mensagens para identificar aqueles que são melhor aceitos e que geram mais resultados para a sua marca.

 

Como o impulsionamento pode ajudar

 

O impulsionamento pago é um recurso que auxilia as marcas a ter uma visibilidade ainda maior, além de trabalhar a captação de leads de forma mais ativa através da ampliação do alcance do conteúdo postado. O aumento da visibilidade é extremamente importante, porque, como já falamos por aqui em outros artigos, ”quem não é visto, não é lembrado”. Então, a marca precisa ter uma presença na mente do consumidor para se tornar referência e aumentar sua competitividade no mercado.

Uma grande vantagem do alcance pago é a segmentação do público impactado. Não há como prever com certeza o tipo de usuário que verá suas publicações de forma orgânica. No entanto, quando você usa o impulsionamento, é possível ajustar a segmentação da melhor maneira para expor a sua marca às pessoas que realmente podem se interessar por ela.

 

Alguns cuidados com relação ao alcance

 

  • Alcance é diferente de engajamento: o alcance registra apenas a visualização de um conteúdo, e não as interações realizadas. Para entender melhor a qualidade do seu conteúdo, acompanhe mais métricas de interação, como comentários, likes e compartilhamentos;
  • Alcance X impressões: o alcance mede os usuários únicos que visualizaram seu conteúdo, enquanto as impressões registram todas as visualizações. Ou seja, se um mesmo usuário viu o post diversas vezes, o alcance mostrará apenas uma interação, enquanto o indicador de impressões contará todas as vezes que ele exibiu o conteúdo;
  • Você não precisa estar em todas as redes sociais: tentar estar presente e investir em todas as plataformas sociais pode ser uma perda de tempo e recursos. Portanto, escolha apenas as mais relevantes;
  • O alcance orgânico está diminuindo: o aumento de número de usuários e marcas nas redes sociais acaba diminuindo o alcance orgânico, pois há grande competitividade nesses meios que aumenta a cada dia. Mas a produção de conteúdos relevantes e interessantes, direcionados para públicos bem definidos, pode ajudar a melhorar seu alcance orgânico;
  • O alcance pago pode ter uma vantagem nesse cenário: essa grande competitividade, apesar de não acabar com o alcance orgânico, abre espaço para o crescimento de anúncios pagos nas plataformas sociais. Estratégias bem planejadas e uma boa definição de públicos ajudam as marcas a sair na frente.

 

Não importa se você tem uma verba reduzida ou um orçamento amplo disponível para redes sociais, é possível trabalhar o alcance da sua marca de forma concreta através do bom planejamento das ações.  E, claro, não se esqueça de analisar todas as dimensões das postagens e verificar a qualidade dos conteúdos para aumentar a eficácia das suas estratégias.

E como anda o alcance dos seus perfis? Você usa essas estratégias para conseguir mais visualizações? Compartilhe sua experiência com a gente!

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