Mostre seu conteúdo em vídeo no Google Business

dezembro 9, 2021

Oi! Você sabia que para aumentar a visibilidade da sua empresa no mundo on-line é interessante envolver a sua audiência com vídeos de alta qualidade no Google Business?

 

O mundo está cada vez mais audiovisual e seja a um clique ou toque de distância, as pessoas consomem e compartilham vídeos frequentemente. O gesto de arrastar para cima ou o movimento de pinça com dedos – que possibilita o zoom nas telas – se tornou o passatempo diário de diversas pessoas mundo afora. Esse evento se popularizou devido ao crescimento das mídias sociais, como Tik Tok, Reels e YouTube. E é graças a esse crescimento, que o perfil do Google Business (GBP) – anteriormente chamado de Google Meu Negócio – trouxe o mundo audiovisual para dentro da ferramenta.

As empresas, principalmente as menores, enfrentam uma grande concorrência, que as desafiam a inovar diariamente, seja em seus produtos, formatos de conteúdos e formas de chamar a atenção dos clientes para assim, garantir uma clientela fiel. É nesse momento, que diante da velocidade cotidiana, busca pela inovação e destaque da marca, que o Google traz para os proprietários de empresas, a possibilidade de postar vídeos promocionais em suas páginas comerciais. Limitados a 30 segundos ou menos, os vídeos do GBP trazem infinitas possibilidades para criar mensagens poderosas e/ou virais.

3 razões para utilizar vídeos no Google Business

O vídeo está cada vez mais presente nas empresas e podem proporcionar uma série de benefícios para sua empresa. Confira:

  • Destaque-se dos concorrentes

Quando um consumidor procura um produto ou serviço online, geralmente escolhe baseado nas avaliações de usuários e/ou site da empresa. Por isso, adicionar vídeos ao seu perfil é uma forma de demonstrar para os clientes um diferencial da sua empresa.

  • Informe seus potenciais clientes

Nem sempre um vídeo de marketing precisa ser voltado para a venda do seu produto. Com os vídeos, há diversas possibilidades que podem ser exploradas como, por exemplo, responder perguntas frequentes, criar confiança na audiência – o que pode gerar conversões -, além de educar e explicar ao público porque eles devem escolher o seu produto.

  • Detalhe as características do seu serviço ou produto

É através do vídeo que você pode detalhar o seu produto e assim, o público pode compreender melhor seus objetivos, funções, tamanhos e diferentes formas de uso.

Publicar um vídeo no perfil da sua empresa é tão simples quanto publicar em outras plataformas. Confira o passo a passo:

  1. Faça login no perfil do Google Business;
  2. No menu à esquerda, procure por “Fotos” e clique;
  3. Em seguida clique em Vídeo e no símbolo “+”, no canto superior direito da tela;
  4. Arraste e solte o vídeo que deseja enviar ou selecione a pasta do seu computador que o vídeo está;
  5. Aguarde e confirme se o upload do vídeo foi realizado com sucesso.

Guia de vídeos para o perfil de negócios do Google

Como a maioria das mídias sociais, os perfis do Google Business devem seguir algumas diretrizes para publicar seus vídeos:

– Vídeos com conteúdos impróprios não são permitidos, sejam eles: protegidos pelos direitos autorais, preconceituosos, de ódio, nudez e demais conteúdos que possam ser considerados ofensivos.

– O conteúdo deve ser real e recente, ou seja, vídeos atuais que mostram verdadeiramente a sua empresa.

– Imagens claras com poucos efeitos, que apresente a sua empresa ou produto de  forma direta.

– O conteúdo do vídeo é necessário. Ou seja, o vídeo não pode ser uma sequência de fotos, desenhos ou similares. Já o texto, deve ser mínimo e ocupar um décimo do quadro ou menos.

– São suportados vídeos de até 30 segundos, que não passem de 100 MB de tamanho em 720p ou qualidade superior. Por isso, são indicados pequenos vídeos informativos e teasers.

– Para garantir que seu material atenda as qualificações exigidas, o vídeo passará por análise, o que pode levar até 24 horas até a aprovação.

Você pode criar o seu vídeo até mesmo pelo celular, desde que a gravação esteja no formato MP4 e pode, também, adicionar músicas, sobreposições, efeitos de movimentos e diversos cenários. Tudo isso você pode fazer em aplicativos disponíveis na loja do seu celular ou em alguns softwares de edição de vídeo. Se você encontrar dificuldades, o Google tem o seu próprio fabricante de vídeos e você também pode encontrar algumas ferramentas de edição dentro do  YouTube Studio.  

Confira algumas dicas de vídeos da Hy! para você aplicar na sua empresa:

– Mostre como o produto é feito

– Explique as metodologias utilizadas na sua empresa

– Demonstre como o produto funciona

– Conte uma história e desperte o interesse do público pelo seu serviço/produto

– Mostre sua equipe trabalhando

– Forneça depoimentos de clientes

– Responda às perguntas mais frequentes

– Mostre os bastidores da sua empresa

– Crie desafios para engajar o público

O mundo dos negócios está em constante evolução, por isso é importante estar atento às novidades e implementá-las na sua empresa. Você já estava sabendo da novidade? Quais temáticas você costuma abordar nos vídeos da sua empresa? Conta pra Hy!, nós estamos curiosos para saber como você anda inovando!

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