Entenda e aplique o marketing de influência na sua empresa

janeiro 25, 2022

Oi! Você provavelmente já adquiriu algum produto ou serviço indicado por alguém nas redes sociais. Sempre que vemos um influencer falando sobre algo, ficamos curiosos. Agora deixa eu te contar: essa é mais uma estratégia do marketing digital.

Estamos na era do marketing digital, todas as redes sociais e formas de produzir conteúdo estão inseridos nas estratégias para atrair a atenção e conquistar audiências. As pessoas com grande volume de seguidores, por exemplo, desempenham uma grande influência nas decisões de compra de seus seguidores. É nesse contexto que surge o marketing de influência.

Também conhecido como influencer marketing, o marketing de influência refere-se a uma estratégia do marketing digital que envolve produtores de conteúdo independentes que exercem influência em potenciais clientes para uma marca.

Os influenciadores digitais podem criar pontes entre a sua marca e o público influenciado por eles, e assim, gerar resultados positivos na sua estratégia de marketing digital. Todo o processo de conquistar novos clientes, gera valor e confiança para sua marca, retém clientes que já te acompanham e influência a decisão de compra de um determinado público. Tudo isso fica mais fácil quando esse público já se identifica e confia nesse influencer. É dessa identificação que nascem as parcerias com os influenciadores, que utilizam, apresentam e divulgam os produtos e serviços da sua marca.

Como você deve saber, há influenciadores dos mais diversos segmentos: humor, estética, empreendedorismo, educação, entre outros. Aqui no Brasil, a personalidade mais seguida no Instagram, é o jogador de futebol Neymar Júnior, com 168 milhões de seguidores ao redor do mundo. O segundo lugar fica com o Ronaldinho, também jogador de futebol, seguido por 63 milhões de usuários na plataforma. O terceiro lugar é da cantora Anitta, com 58,6 milhões de seguidores. 

Mas essas são apenas algumas personalidades com grande influência. Temos também a Maisa Silva, Whindersson Nunes, Carlinhos Mais, Marina Ruy Barbosa, Boca Rosa (Bianca Andrade), Carol Borba, Felipe Castanhari, O Primo Rico (Thiago Nigro), Lucas Rangel e tantos outros.

Investir nos influenciadores digitais tem gerado resultados positivos para as empresas, principalmente pela possibilidade de segmentar suas ações, escolhendo a categoria de público e o influenciador com o perfil mais próximo do que se deseja. Lembre-se, também, de que há influencers com diversas quantidades de seguidores, o que vai lhe permitir segmentar ainda mais suas ações e negociar de formas diferentes. Procure um influenciador que além de se adequar ao seu público, se ajuste ao seu orçamento.

Para começar a implementar o marketing de influência na sua marca, é preciso:

1) Definir objetivos

Assim como as demais ações acerca do marketing, é preciso estabelecer objetivos das campanhas e qual será o público de destino. 

2) Filtrar os influenciadores

Geralmente, os influencers são classificados pela quantidade de seguidores e filtrar essas informações, nem sempre é fácil. Mas não se preocupe, no mercado há softwares que usam robôs que capturam e organizam esses dados.

Geralmente, é o número de seguidores que determina o tipo de influenciador e cada um deles pode comunicar e segmentar suas ações de forma específica. 

3) Escolher os influenciadores

Nesse momento, cabe aos gestores escolher os influenciadores mais adequados para as propostas da sua marca e que confirmem os objetivos estabelecidos no item 1. Para te auxiliar nesse processo, há o conceito chamado “três Rs da influência“. Confira:

– Relevance (relevância): avalie se o influencer é alguém relevante no segmento que pretende contratá-lo. Mas lembre-se, a quantidade de seguidores não está em discussão neste tópico.

– Reach (alcance): avalie a quantidade e qualidade do público que este influenciador alcança e se este público faz sentido para a sua proposta.

– Resonance (ressonância): avalie se o conteúdo criado pelo influenciador é relevante para sua audiência, se espalha e engaja com o público e gera impactos positivos.

4) Definir a mensagem

Alinhada ao primeiro tópico, a mensagem que será transmitida deve ser definida e enviada já no briefing para o influenciador. Recomenda-se que a criação da mensagem seja algo feito pelo influenciador, visto que ele tem o seu jeito de se comunicar com o seu público sendo reconhecido por isso. 

Como comentou o diretor comercial do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana (RJ), Michael Nagy no Rio Innovation Week, “o conteúdo deve ser livre para que o influenciador conte sua própria história. Com essa estratégia o grupo Farmont de hotéis cresceu 500% nas redes sociais”, destaca. Nagy ainda conta que para ele é melhor ter uma pessoa influente para 1.000 pessoas, do que uma celebridade com milhões de seguidores, mas que não o perfil de público dele.

5) Mensurar os resultados

Como em toda estratégia de marketing, os resultados devem ser medidos e analisados após a realização da campanha.

O marketing de influência se baseia na confiança que o influenciador conquistou da sua audiência, na ponte que cria para sua marca e nos benefícios que ambos (marca, influenciador e clientes) poderão ter. Sua marca já faz publis com algum influencer?

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