Motivos para trabalhar com nano ou micro-influenciadores

janeiro 27, 2022

Oi! Você provavelmente já perguntou a opinião de alguém ou pesquisou algo na internet antes de comprar, ou adquirir um produto, ou serviço, certo? Os nano ou micro-influenciadores podem passar uma confiança ainda maior que os grandes influenciadores, visto que  o seu público é influenciado pela confiança que se estabeleceu, e há um incentivo  a interação e a comunicação entre o consumidor e a marca.

Diferentemente das celebridades de dos grandes nomes do marketing de influência, os nano ou micro-influenciadores são pessoas comuns. É justamente por isso que esses influencers contam com um público tão engajado. Os nano influenciadores são os criadores de conteúdo que têm, no mínimo, 1000 seguidores; já os macros, aqueles que possuem entre 10 e 50 mil seguidores.

Realizar parcerias com esses influencers pode ser uma excelente estratégia para sua empresa porque eles estão mais próximos da realidade da maioria das pessoas. Por exemplo, é muito mais fácil vê-los fazendo compras no supermercado, o que o torna mais próximo da sua audiência.

Confira alguns benefícios de trabalhar com nano ou micro-influenciadores:

1) Menor custo

No lugar de gastar, por exemplo, 100 mil em um único post patrocinado numa grande conta, você pode conseguir um nano ou micro-influenciador mais rentável. Muitos deles aceitam até mesmo produtos em troca de divulgação.

2) Seguidores engajados

A identificação e conexão que esse influencer gera e tem com a sua audiência, gera muito mais envolvimento e engajamento envolva em seus posts. E esse engajamento pode ir além das curtidas, comentários e aquisição de um produto ou serviço, chegando até mesmo a promoção espontânea do produto ou serviço adquirido. 

3) Autenticidade

Geralmente esses influencers investem bastante em sua marca pessoal por isso, preferem divulgar apenas produtos e serviços que acreditam. Eles também não fazem diversos posts patrocinados, o que os tornam mais confiáveis que demais influencers nas mídias sociais.

Mas como encontrá-los para alavancar o marketing da sua empresa?

1) Observe os seguidores da sua marca

Você pode começar sua busca monitorando os seguidores no perfil da sua marca. Provavelmente, você já tem alguns nano ou micro-influenciadores te seguindo e até mesmo promovendo a sua marca, e com a parceira certa, você pode aumentar o alcance de ambos nas mídias sociais. 

Nesse ponto, é importante entender em que esses influencers são especialistas e em como pode atender as demandas e o público-alvo da sua marca.

2) Use hashtags

As hashtags são relevantes para sua pesquisa. Pesquise as tags, confira os perfis que promovem seus produtos ou serviços. Essa é uma boa maneira de encontrar pessoas relacionadas ao seu nicho. Outra dica é criar sua própria campanha com hashtags da marca e promover interações entre os seus clientes.

3) Promoção cruzada

Faça promoções cruzada com o conteúdo do seu influenciador, ou seja, compartilhe os posts dele em sua conta comercial. Isso gera mais visualizações e trafego para o seu site, por exemplo.

Marcas como a Stella Artois da Ambev e a OMO Brasil já realizaram campanhas com micro-influenciadores. E assim como essas marcas, acrescentar nano ou micro-influenciadores na sua estratégia de marketing digital pode ser uma ótima forma de gerar mais visibilidade a sua marca e alcançar o seu público-alvo. Mas não esqueça, seja genuíno ao abordar esses profissionais e lhes dê liberdade para trabalhar. Afinal, ninguém conhece a audiência deles tão bem quanto eles mesmos.

Sua marca faz parcerias com nano ou micro-influenciadores?

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