fevereiro 16, 2022
Esse, é o tempo médio que os brasileiros gastam diariamente conectados à internet.
Oi! O Relatório Digital 2022 sobre o Brasil foi publicado e a pergunta que fica é: quais são as principais mudanças de 2021 para 2022?
Elaborado pela We are Social em parceria com a Hootsuit, o Relatório Digital 2022 sobre o Brasil traz insights e tendências que ajudam a entender sobre como os brasileiros utilizam dispositivos e serviços conectados.
Para entender mais sobre esses dados, é importante salientar que atualmente, a população brasileira é de 214,7 milhões de pessoas, representando um aumento de 0,7% entre 2021 e 2022. Destes, 50,9% da população é feminina e 49,1% é masculina.
Até o final do relatório, 165,3 milhões de brasileiros estavam conectados à internet. Em comparação ao ano passado, o número era de 160 milhões, demonstrando que houve um aumento de 3,3%, ou seja, um incremento de 5,3 milhões de usuários na rede no período de um ano. Do total da população do país, 224,9 brasileiros estão conectados a dispositivos móveis e 171,5 milhões, ou seja, 79,9% da população utiliza as mídias sociais.
Conforme o relatório aponta, a população brasileira, com idade entre 16 e 64 anos (faixa etária padrão estabelecida pelo relatório), passa cerca de 10h19m diárias conectadas a internet. Desse tempo, 5h25m são utilizadas em smartphones e 4h54M em computadores ou tablets. Confira algumas alterações do tempo de uso diário de mídias e dispositivos de 2021 para 2022.
Mídia/Dispositivo | Tempo gasto por dia em 2021 | Tempo gasto por dia em 2022 | Mudanças YoY |
Uso da Internet | 10h08m | 10h19m | + 1,8% (+11 minutos) |
Assistindo Tv | 4h02m | 4h05m | +1,2% (+3 minutos) |
Redes Sociais | 3h42m | 3h41m | -0,5% (-1 minuto) |
Lendo mídia online ou impressa | 3h13m | 3h21m | + 4,1% (+8 minutos) |
Ouvindo música | 1h52m | 2h03m | +9,8% (+11 minutos) |
Ouvindo Rádio | 57m | 0h55m | -3.5% (-2 minutos) |
Ouvindo Podcast | 51m | 1h06m | +29,4% (+15 minutos) |
Jogando Videogame | 1h17m | 1h10m | -9,1% (-7 minutos) |
Razões para usar a internet
Os quatro primeiros motivos que fazem os brasileiros, com idade entre 16 e 64 anos, para utilizar a internet são:
De acordo com a SemRush, com dados baseados no tráfego mensal de novembro de 2021, e com os quatro motivos mencionados acima, podemos entender porquê Google é o site mais visitado pelos brasileiros, com 1.22 bilhões de visitas totais. O site da Globo, por sua vez, ocupa o segundo lugar com 434 milhões de visitas. Já o Facebook fica em terceiro lugar, com 384 milhões de visitas.
E para buscar essas informações, 22,8% dos brasileiros utilizam semanalmente as assistentes de voz como E.G, Siri e Google Assistente. Já 62,5% utilizam, por semana, as redes sociais para buscar informações sobre marcas e produtos. Outros 49,4% optam semanalmente por ferramentas de reconhecimento de imagem, como o Google Lens e o Pinterest Lens. Além disso, 53,7% dos brasileiros utilizam semanalmente ferramentas de tradução para diversos idiomas.
Já, semanalmente, 97% dos brasileiros buscam por qualquer tipo de vídeo online no YouTube. Já 70,3% buscam por vídeos musicais, outros 43,7% procuram por vídeos virais, memes e comédia; 49,9% procuram por tutoriais; 37,4% por lives e 37,6% por vídeos educacionais.
Os adultos, por sua vez, demonstraram uma maior preocupação com a sua privacidade e segurança online. Confira:
Redes sociais
Se em 2021, 150 milhões de usuários estavam nas mídias sociais brasileiras, agora temos 171,5 milhões – vale destacar que esses usuários podem não representar indivíduos únicos. O relatório ainda aponta uma análise do Kepios que revela um aumento de 21 milhões (+14,3%) de usuários de mídia social aqui no país. Esse aumento no uso das redes sociais, pode ser observado como uma das consequências da pandemia de Covid-19, momento de distanciamento e isolamento social. Conforme o relatório, 65% dos brasileiros com idade entre 16 e 64 utilizam as redes sociais para se manter em contato com seus amigos e familiares.
Dentre as principais razões para os brasileiros utilizarem as redes sociais, estão:
E com 79,9% da população utilizando as mídias sociais, quais são as redes sociais favoritas dos brasileiros?
O YouTube, que em 2021 aparece em primeiro lugar com 96,4% de uso mensal, sequer aparece na lista de 2022. Os dados também demonstram a popularidade do TikTok, que em 2021 estava em sétimo lugar, e agora em 2022 aparece em quarto. Já as três plataformas sociais mais usadas mensalmente, por brasileiros com idade entre 16 e 64 anos em 2022, pertencem à empresa Meta. Confira as capturas de tela abaixo:
O estudo ainda aponta que passamos cerca de 3h42m diariamente nas redes sociais, um minuto a menos que 2021. Já a rede social com maior tempo de uso foi o TikTok, que saiu de 14 horas mensais em 2021, para 20.2 horas mensais em 2022, representando um aumento de 44%.
Desse público presente nas mídias sociais, 79,5% utilizam esses meios para encontrar informações sobre marcas. Já 62,5% utilizam as redes sociais; 23,6% procuram informações em sites de perguntas e respostas; 10,6% buscam em fóruns; 9,2% em microblogs como o Twitter e outros 10,9% em vlogs.
De acordo com o App Annie, entre janeiro e dezembro de 2021, os cinco app’s mais baixados, foram, respectivamente: WhatsApp, Facebook, Instagram, Facebook Messenger e TikTok. Já os jogos, foram: Roblox, Free Fire, Minecraft Pocket Edition, Among Us e Candy Crush Saga.
E a quantidade de usuários nas principais redes sociais? Confira a tabela abaixo:
Rede Social | Quantidade de usuários em 2021 | Quantidade de usuários em 2022 | Alcance dos anúncios no Brasil em 2022 em relação ao total da população |
130 milhões | 116 milhões | 54% | |
YouTube | 127 milhões | 138 milhões | 64,3% |
99 milhões | 119,5 milhões | 55,6% | |
TikTok | – | 74,07 milhões | 45,7% |
Facebook Messenger | 77 milhões | 65,50 milhões | 30,5% |
LinkdIn | 45 milhões | 52 milhões | 24,2% |
Snapchat | 11,95 milhões | 8,25 milhões | 3,8% |
16,20 milhões | 19,05 milhões | 8,9% | |
– | 27 milhões | 12,6% |
Valor gasto em mídia digital
O gasto anual em downloads e assinaturas de mídia digital ano por ano foi de U$3,13 bilhões; com videogames foram U$957,1 milhões; com vídeo sob demanda U$1,58 bilhões; com publicações foram 224,8 milhões e com músicas digitais foram U$362 milhões.
Já o valor anual gasto com a publicidade digital chegou a U$4,47 bilhões, sendo:
Já a participação das mídias sociais no mercado de publicidade digital, chegou ao total de U$1,31 bilhão (29,4%), valor que demonstra uma redução de -6,6%.
Descoberta de marcas
Para descobrir novas marcas, produtos e serviços através de canais ou mídias, os brasileiros buscaram por:
Com os dados apresentados pelo Relatório Digital 2022 sobre o Brasil, fica evidente que o país está ainda mais digital e conectado, seguindo a tendência mundial. Observamos também que a pandemia ainda gera aumentos significativos no uso das mídias e plataformas digitais. A tendência é justamente essa, viver um mundo cada vez mais conectado.
Na sua opinião, a pandemia contribuiu para o crescimento digital no país?