Entenda como funcionam os algoritmos do Instagram

março 3, 2022

Oi! Você quer entender melhor como funciona o alcance de suas postagens no Instagram?

Cada parte do Instagram (IG) – Feed, Explorar, Reels – tem o seu próprio algoritmo direcionado às formas de uso das pessoas. Por exemplo, as pessoas tendem a interagir com seus amigos mais próximos nos Stories, e descobrir coisas novas no Explorar. Cada formato do IG tem objetivos específicos e o algoritmo vai se comportar de forma diferente em todas elas, e assim, as buscas se classificam de acordo com seus processos e propósitos no aplicativo.

Confira a classificação da plataforma para postagens no Feed e nos Stories que otimizam os conteúdos que você visualiza diariamente:

Informação sobre o post, Informação sobre o autor, Sua atividade, Sua interação com a história, respectivamente (tradução nossa).

Em junho do ano passado, foi assim que o Instagram definiu cada elemento

  • Informações sobre a postagem – Esses são sinais sobre a popularidade de uma postagem – pense em quantas pessoas gostaram dela – e informações mais mundanas sobre o conteúdo em si, como quando foi postado, quanto tempo tem se for um vídeo e qual local, se houver, foi anexado a ele.
  • Informações sobre a pessoa que postou  – Isso nos ajuda a ter uma noção de quão interessante a pessoa pode ser para você e inclui sinais como quantas vezes as pessoas interagiram com essa pessoa nas últimas semanas.
  • Sua atividade  – Isso nos ajuda a entender no que você pode estar interessado e inclui sinais como quantas postagens você gostou.
  • Seu histórico de interação com alguém  – Isso nos dá uma noção de quão interessado você geralmente está em ver postagens de uma determinada pessoa. Um exemplo é se vocês comentam ou não as postagens uns dos outros.

 

Basicamente, o Feed e os Stories são os posts compartilhados por pessoas que você segue e é a partir deles que o algoritmo coleta todas as informações sobre o que foi publicado. Segundo o Instagram, as informações vão “desde a hora em que uma postagem foi compartilhada até se você está usando um telefone ou a Web e com que frequência você gosta de vídeos”.

É com a coleta dessas informações que a plataforma faz as previsões sobre a probabilidade de interação que cada usuário poderá ter com os posts. No feed, por exemplo, as formas de interação mais analisadas referem-se ao tempo que o usuário gastará para comentar, curtir, salvar e tocar na foto do perfil. É baseado nisso que determinados posts aparecem primeiro que outros.

O Explorar é muito mais baseado no seu histórico de interação e atividade, fazendo o algoritmo te indicar novos criadores, empresas e comunidades. Segundo a plataforma, “O Explore foi projetado para ajudar você a descobrir coisas novas. A grade é composta por recomendações – fotos e vídeos que a gente sai e encontra para você – o que é bem diferente do Feed e Stories, onde a grande maioria do que você vê é das contas que você segue”.

Informação sobre o post, Sua interação com a história, Sua atividade, Informação sobre o autor, respectivamente (tradução nossa).

E para encontrar conteúdos que te interessem, a plataforma analisa as publicações que você curtiu, salvou e comentou no passado. Após o algoritmo encontrar um grupo de fotos e vídeos que podem te interessar, a própria plataforma organiza esses conteúdos de acordo com o que se supõe ser de seu maior interesse, assim como acontece a classificação no Feed e nos Stories. Dentro do Explorar, as ações mais importantes são as curtidas, salvamentos e compartilhamentos.

Já os Reels, classificados de acordo com a sua atividade, histórico e interação e no que você gosta, trabalham para competir com o TikTok. E buscando seguir a linha do concorrente chinês, o algoritmo do Reels está sendo adaptado para estar cada vez mais sintonizado aos interesses do usuário e mostrar mais que seus interesses à medida que ele percorre o app.

O Instagram menciona que os Reels foram projetados para entreter os usuários. “Assim como o Explore, a maior parte do que você vê é de contas que você não segue. Então, passamos por um processo muito semelhante, onde primeiro compramos Reels que achamos que você pode gostar e depois as encomendamos com base em quão interessantes achamos que são para você”.

Neste formato, as prioridades são mensuradas através da probabilidade de cada usuário assistir ao conteúdo até o fim, gostar dele, comentar se foi divertido ou engraçado, além de avaliar as chances de levar o usuário para a página de áudio e fazer com que ele crie seu próprio conteúdo.

Diferentemente do Feed e dos Stories, nesta parte do IG, os fatores de classificação são reorganizados, de forma que a sua atividade no fluxo do Reels é o principal elemento.

Sua atividade, Sua interação com a história, Informação sobre o post, Informação sobre o autor, respectivamente (tradução nossa).

Sobre os principais elementos do Reels, o IG mencionou que:

    • Sua atividade –  Analisamos coisas como quais Reels você gostou, comentou e se envolveu recentemente. Esses sinais nos ajudam a entender qual conteúdo pode ser relevante para você.
    • Seu histórico de interação com a pessoa que postou –  Como em Explorar, é provável que o vídeo tenha sido feito por alguém de quem você nunca ouviu falar, mas se você interagiu com essa pessoa, isso nos dá uma ideia do quanto você pode estar interessado no que ela compartilhado.
    • Informações sobre o Reels –  São sinais sobre o conteúdo do vídeo, como a faixa de áudio, a compreensão do vídeo com base em pixels e quadros inteiros, bem como a popularidade.
  • Informações sobre a pessoa que postou –  Consideramos popularidade para ajudar a encontrar conteúdo atraente de uma ampla variedade de pessoas e dar a todos a chance de encontrar seu público.

 

Essas são algumas visões gerais fornecidas pelo Instagram que ajudam os profissionais de marketing e criadores de conteúdo a entender melhor o funcionamento dos algoritmos da plataforma, o que pode ser útil para maximizar o desempenho dos seus conteúdos no Instagram.

Você conhecia essas dicas?

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