março 8, 2022
Oi! Confira algumas tendências em destaque, insights e dicas para profissionais de marketing no TikTok.
O relatório tendências e cultura “What’s Next” do TikTok está em sua segunda edição, e aponta os principais interesses dos usuários, tendências de marca e algumas estratégias para impulsionar ainda mais suas estratégias de marketing na plataforma.
Aqui no Brasil, os principais setores dentro do TikTok foram os de Viagens, Esportes e atividades ao ar livre, Comidas e bebidas.
Viagens
Com a pandemia de Covid-19, o setor de viagens teve que se reinventar e por vezes, o TikTok foi uma das plataformas que melhor proporcionou essa experiência. Agora, a experiência não é apenas viajar, é descobrir lugares, desvendar segredos e viver experiências únicas, mesmo que seja na sua própria cidade. Segundo o relatório, o interesse por esse nicho aumentou devido aos entusiastas das reviews na plataforma.
“Quer seja a lembrança da viagem perfeita, uma dica quente para um lugar para comer como um rei, os melhores sites e horários para comprar passagens ou até mesmo fazer tutoriais de como arrumar as malas, os usuários do TikTok estão compartilhando suas experiências e percepções de maneira verdadeira, e construindo uma comunidade apaixonada por viagens como em nenhum outro lugar”.
As hashtags foram essenciais para compartilhar esses conteúdos e alcançar ainda mais usuários, representando um aumento de uso geral de 163% relacionadas a cada categoria. A hashtag mais popular foi a #motorhome, com visualizações de vídeo de mais 272 milhões.
Algumas dicas para sua marca se destacar nesse cenário, são:
Esportes e atividades ao ar livre
O interesse e consumo dos usuários do TikTok vai além das transmissões, competições e jogos. Conforme o relatório menciona, o interesse dos usuários pelo esporte é geral, “desde o que acontece nos bastidores até momentos fora do campo, como conteúdo pré e pós-evento, preparação, coletivas de imprensa e até tours em estádios e quadras”. As hashtags apontam um crescimento geral de 286%, sendo a principal delas #soccer (futebol), com 14 bilhões de visualizações de vídeo.
Com a vasta programação esportiva, as marcas podem abrir seu leque de possibilidades e manter sua comunidade engajada e entretida. Confira algumas sugestões para explorar o nicho:
O importante mesmo é criar estratégias adequadas para os seus objetivos e públicos-alvo, bem como estar atento às movimentações e ao calendário esportivo.
Comidas e bebidas
Se você tem uma conta no TikTok, com certeza já se deparou com algum vídeo de comida ou bebida na plataforma. E assim como a maioria das atividades durante a pandemia, nossas atividades gastronômicas também ficaram mais restritas. No app, cozinhar com as receitas da família se tornou um evento esperado e compartilhado por milhões de usuários brasileiros.
“De cozinheiros iniciantes mostrando suas falhas culinárias engraçadas, a entusiastas compartilhando suas receitas de airfryer e sanduicheira, a profissionais de cozinha compartilhando suas dicas, truques e segredos que todos querem saber – todo tipo de conteúdo sobre culinária teve um lugar no feed “Para Você” dos brasileiros apaixonados por comida”. Com mais de 5 bilhões de visualização de vídeo, a hashtag #recipe (receita) é a mais popular. O uso de hashtags relacionadas a categoria cresceu mais de 106% se comparado a outubro de 2020.
Veja algumas sugestões para sua marca se conectar ainda mais a esse público:
Essas são algumas formas para aumentar o engajamento, participação e interesse pela sua marca e seus conteúdos.
O poder do marketing boca a boca
Também conhecido como comércio comunitário, o marketing boca a boca cresceu muito no TikTok através da hashtag #TikTokMadeMeBuyIt, – do português TikTok me fez comprar – por se tratar de vídeos com avaliações genuínas e divertidas. Esse fenômeno é considerado um dos responsáveis pelo sucesso de diversas marcas, ao ponto de esgotar o estoque.
O relatório elaborado pelo TikTok evidencia as mudanças no comportamento do consumidor. O público não quer apenas a publicidade, agora, o consumidor busca e está muito mais interessado nas experiências que as marcas podem oferecer.
É pensando nessas estratégias, que nós aqui da Hy indicamos que sua marca participe das ações na comunidade no TikTok, como trends e duetos. E as dicas dos nichos mencionados acima, podem ser adaptadas ao seu mercado e aplicadas para obter maiores resultados.
Qual é a aposta da sua empresa para o TikTok em 2022?