março 10, 2022
Oi! No mundo do marketing, muito se fala em CRM, mas você o que é e como aplicá-lo na sua empresa de forma eficaz? Saiba que este é um processo que envolve toda a gestão da base de clientes.
O que é?
A sigla CRM vem do inglês Customers Relationship Management e em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. O termo refere-se a estratégias de negócios, práticas e tecnologias focadas nos desejos e necessidades do consumidor final. A ferramenta pode ser utilizada por diversas empresas, desde startups até grandes empresas, e assim, a empresa pode gerenciar sua base de clientes, funil de vendas, captar novos consumidores, converter leads, reter e fidelizar clientes. Portanto, não adianta apenas implementar o CRM na sua empresa, você tem que conhecer seus atuais clientes. Mas não esqueça daqueles que conhecem seu produto ou serviço, mas ainda não os consome, e pense: como você se comunica com cada público?
A relação que a empresa estabelece com seus clientes através do CRM, acontece através do armazenamento de informações destes clientes, como, por exemplo, nome, telefone, e-mail, CPF/CNPJ, interação digital com a empresa, perfil profissional, atividades diárias, entre outros. De forma simplificada, esta ferramenta reúne as informações mais importantes de seus clientes para poderem ser utilizadas pela equipe da empresa. Dessa forma, a empresa pode ter uma visão completa do cliente e todas as suas interações com a empresa, produtos, canais de comunicação e atendimento.
Para que serve?
Com o CRM é possível melhorar a qualidade do relacionamento com o cliente, gerando um aumento nas vendas. Com a ferramenta focada no cliente, você pode personalizar a experiência do cliente com a sua marca durante a pré-venda, venda e atendimento após a compra. Além disso, é possível criar campanhas de marketing ainda mais assertivas, antecipar desejos, promoções e descobrir tendências e assim, otimizar processos para aumentar a rentabilidade.
Outras funcionalidades e vantagens do CRM, são:
Como saber se a sua empresa precisa de um CRM?
Primeiro, é importante avaliar o porte da sua empresa, porque o gerenciamento dessas informações pode ser feito em outros softwares, como uma planilha do Excel, por exemplo.
Um software voltado para a Gestão de Relacionamento com o Cliente irá auxiliar na prospecção e atualização automática de clientes, organização, segmentação e etc. Caso tenha dúvidas sobre implementar um CRM na sua empresa, verifique se:
Essas são algumas perguntas norteadoras que podem auxiliar no processo de implementação ou não do CRM numa empresa. Há diversos softwares de CRM disponíveis no mercado, mas tudo depende do porte da empresa e dos recursos que ela precisa. Com esta ferramenta, você poderá modelar os processos de relacionamento com o Cliente através do CRM e centralizar as soluções em uma única plataforma. Mas não esqueça, ter apenas no CRM não basta. Tenha, também, uma boa conexão e relacionamento com os seus clientes. Com o CRM conectado na mídia podemos inclusive mandar campanhas customizadas baseada justamente no comportamento de compra ou perfil.
Você utiliza CRM na sua empresa?