Entenda a importância da música para suas estratégias de marketing

maio 12, 2022

Oi! Sua marca utiliza as músicas como estratégia de marketing? 

A música é um dos grandes instrumentos utilizados para comunicar ideias, sentimentos e até mesmo manifestações políticas. Assim, os artistas captam o mundo e suas mudanças, e as transformam em canções. A pesquisa feita pelo Spotify em 2021, indica que 73% da Geração Z e 63% dos Millennials escutam música diariamente. Esse consumo constante pode ser compreendido através das memórias afetivas que as músicas geram no ser humano.

Os sons e melodias também nos trazem lembranças específicas, fator que pode ser utilizado pelas marcas para registrar o seu DNA diante do seu público-alvo. Para que o público associe uma música a sua marca, é preciso realizar práticas que desenvolvam experiências no varejo e a sua empresa. É nesse sentido que a sua empresa pode utilizar o marketing sensorial para se conectar com clientes e seguidores.

Marketing Sensorial

O marketing sensorial é a área da publicidade que explora os cinco sentidos – visão, audição, tato e paladar, para destacar e posicionar uma marca. Essa estratégia é utilizada para comunicar de forma mais efetiva, clara e natural, as mensagens de uma empresa aos seus consumidores, gerando conexões e convertendo clientes.

Sound Branding  e Music Branding

Ambas são ferramentas do marketing sensorial e auxiliam as marcas a construírem uma imagem diante do consumidor.

O Sound Branding é uma estratégia sonora mais curta, frequentemente utilizada em jingles para campanhas ou sound design – assinatura musical de uma marca. É comum as pessoas lembrarem desses jingles mesmo anos após o seu lançamento.

Por exemplo, a Johnson & Johnson com a campanha “Cabeça, Tá na hora de lavar”, utiliza a música que o rato do Castelo Rá-Tim-Bum canta enquanto toma banho; a Mitsubishi Pajero com a música Forever Young do Alphaville e o comercial Big Splash, lançado pela Coca-Cola em 2009 que tinha como trilha sonora a música What a Wonderful World, de Louis Armstrong. Outras marcas utilizam seus próprios jingles, como a Marisa com o “De mulher pra mulher, Marisa”, ou o famoso “Desapega, desapega, OLX”. Se pensarmos em algo mais recente, há o Mc Donald’s, com o “parapapapa” e as Americanas com o “relaxaaa, na Americanas você acha”.

Já o Music Branding é uma estratégia que utiliza sons para representar a identidade de uma marca. É através de um estudo das músicas disponíveis no mercado que as empresas elaboram playlists com o objetivo de gerar conexões e sensações nos consumidores. Ou seja, o Music Branding é uma programação musical desenvolvida em um ponto de venda, como as músicas que tocam nas lojas Riachuelo, C&A e Renner, por exemplo. 

Como implementar essas estratégias na sua empresa?

Para iniciar a comunicação musical com os seus clientes, é necessário estabelecer e seguir um plano de ação.

1) Defina o gênero musical

Com certeza a sua marca ou empresa transmite algum sentimento para o público. Dessa forma, é importante escolher gêneros musicais que sigam a mesma linha, exceto se quebrar os padrões seja a proposta da sua marca. Seja Rock, Pop, MPB, Funk, Sertanejo… escolha um gênero para ser o principal e outros para algumas variações.

2) Músicas e emoções

Como dito anteriormente, as músicas nos trazem sensações e é através do uso frequente que a sua audiência associa uma determinada música a sua marca. Se a sua marca está nas redes sociais, é interessante utilizar frequentemente a música escolhida para ficar que ela fique na memória da sua audiência. Você pode utilizar músicas específicas para determinados momentos como, por exemplo, comemorações, bom dia, foco e descanso.

3) Crie uma playlist

Criar playlists e compartilhar com seus clientes e seguidores, auxilia a criar conexão e um novo ponto de contato da sua marca com a audiência. A Aff The Hype, por exemplo, conversa diretamente com os jovens millennials através da playlist This is Cringe.

Essas são algumas estratégias onde as músicas fortalecem as ações de marketing em uma marca e garante aos consumidores uma experiência diferenciada. Assim, o ambiente se torna mais agradável, sua marca é lembrada e suas vendas aumentam. 

Sua marca tem uma playlist?

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