maio 19, 2022
Oi! Você sabia que a landing page é uma página cujo objetivo é converter o visitante em um lead. As páginas de capturas são essenciais nas campanhas de marketing digital. Confira abaixo o porquê.
O que é uma página de captura?
A landing page, que em português pode ser entendida como página de destino, aterrissagem ou de captura, pode ser entendida, originalmente, como a página que o usuário acessava para entrar em um site.
Por exemplo, ao pesquisar Hy! Digital Marketing Innovation no Google e acessar o nosso blog, essa é a landing page da Hy!. Já se você digitar o nosso endereço na barra de URL, você será direcionado para a nossa home. No Marketing Digital, a página de captura é criada com o intuito de gerar conversões.
É comum que essas tenham menos elementos e links que uma homepage convencional, isso porque após um visitante chegar a sua página de aterrissagem, o seu único objetivo com ele deve ser a conversão.
Confira esse exemplo de landing page para TikTok que usamos aqui na Hy:
Diferenças entre landing page e site
Há diferença entre uma landing page e um site. A página de captura tem como objetivo gerar conversões em leads. Já o site oferece conteúdos relevantes para o seu público.
5 itens para uma landing page de sucesso
Acredite, para criar uma página de captura não é preciso entender de programação ou de design, visto que há profissionais e ferramentas que podem te auxiliar nesse processo. Confira alguns elementos essenciais para uma página de captura.
Titulo e subtitulo
O título é a primeira coisa a ser vista numa landing page, não pelo tamanho da fonte, posicionamento ou cor, mas, porque é (e deve ser) o elemento que de maior destaque.
Segundo o Copyblogger, um site voltado para copywriting, 8 em cada 10 pessoas leem só o cabeçalho, e cerca de 2 em cada 10 leem toda a página. É considerando esse dado que o título e o subtítulo se tornam os principais elementos de uma página de captura.
Ou seja, esses elementos precisam ser claros e objetivos para que a mensagem chegue ao seu potencial cliente e o leve a pensar: “essa oferta é muito interessante, acho que estou precisando disso. Deixa eu ler o restante para saber mais”.
Imagem
Após um título e um subtítulo impossíveis de serem ignorados, a próxima etapa é manter a atenção do visitante e direcionar o foco dele para a sua mensagem. E uma boa forma de fazer isso é através de uma imagem.
Sabe aquela história, “uma imagem vale mais do que mil palavras? Ela super se encaixa aqui. Boas imagens refletem a proposta, o valor de oferta e auxilia na conversão.
Evite utilizar imagens dos bancos de imagens que já foram muito usadas e utilize imagens, ilustrações, telas de software conectadas com a sua proposta e reflitam a sua oferta.
Descrição da oferta
É até óbvio mencionar, mas descreva sua oferta. Elimine os pontos de dúvidas e alinhe as expectativas. Se pergunte:
O que você ou sua empresa faz? Por que o visitante deve contratar o seu serviço, comprar o seu produto ou entrar para o seu mailing? Qual é o seu diferencial?
Para isso, siga algumas práticas:
Formulário
É um dos principais elementos que torna a conversão possível. No momento em que for montá-lo, lembre que solicitar muitas informações pode diminuir a taxa de conversões. Solicite apenas as informações necessárias que farão diferença no momento em que esse lead seja transferido do marketing para as vendas.
Chamada para ação
Utilize botões com CTA (sigla do inglês, Call to action) para o usuário clicar e garantir a conversão. Deixe o botão da chamada para ação em uma cor em destaque e utilize verbos imperativos, como “Baixe aqui”, “Inscreva-se aqui” e etc.
Esses são apenas alguns elementos que você pode utilizar na sua página de aterrissagem. Acesse o nosso Instagram, @hy_digitalmarketing e confira mais 3 elementos interessantes para usar na sua página de captura.
Sua empresa tem uma landing page?