Gere leads de alta qualidade no Google Ads

julho 12, 2022

Oi! Sabia que existem formas que te ajudam a gerar leads de alta qualidade e em larga escala no Google Ads?

Aumentar o número de consumidores sempre é um dos objetivos de qualquer empresa e quanto mais qualificados esses leads foram, melhor são os resultados. Atualmente, o Google Ads é uma das ferramentas mais completas para gerar leads, justamente porque com o serviço, é possível alcançar perfis específicos de clientes e assim garantir uma publicidade mais assertiva com baixo custo.

Foi pensando em auxiliar as empresas nessa jornada que o Google Ads disponibilizou uma fórmula de crescimento.

Defina objetivos

Tenha definido quais são as metas da sua empresa, seus objetivos de marketing, mídia e campanha, e verifique se os seus indicadores-chave de desempenho (KPIs) estão em harmonia com esses objetivos. E para melhorar a qualidade de lead e gerar mais crescimento na sua empresa, é preciso definir a jornada de conversão.

1) Mapeando a jornada de conversão

Ao mapear a trajetória de conversão, é possível verificar quais são as principais etapas entre um lead e a venda, e assim identificar o valor de cada etapa para estabelecer quais ações do lead são indicadores mais fortes de receita ou de uma venda. Lembre-se, nem todos os leads são iguais, portanto, otimize suas estratégias para gerar mais vendas. O Google recomenda:

2) Conheça o principal objetivo da empresa

Converse com o CEO para ter certeza sobre o principal objetivo da empresa. É comum que o objetivo entre em uma dessas categorias: Market share, receita ou lucro.

Tenha em mente que os grandes objetivos são mensuráveis, têm um prazo determinado e vai além do que sua empresa já está alcançando. Junto com a sua equipe, volte a mentalidade para o aumento do lucro, identifique as metas de lucratividade e utilize-as para guiar seus investimentos em marketing.

3) Alinhe os objetivos de marketing

É com esse alinhamento que o objetivo do CEO é alcançado. Transforme o marketing num centro de geração de lucro, priorizando o crescimento, a lucratividade e garantindo que todos esses processos estão alinhados ao objetivo de marketing.

4) Qual é o seu objetivo de mídia?

Os objetivos de mídia te ajudam a alcançar a meta de marketing, que neste caso é gerar leads qualificados. Os objetivos de mídia podem ser divididos em:

– Objetivos de performance, que com estratégias de fundo de funil, são mensurados através de KPIs, como ligações, visitas à loja, vendas e formulários preenchidos por exemplo.

– Objetivos de marca, que com estratégias de topo de funil, que impulsiona o recall, reconhecimento e interesse pela marca.

5) Objetivos da campanha

Não foque tanto no Custo por Ação ou Aquisição (CPA) e no Custo por Lead (CPL), foque no retorno do investimento em publicidade (ROAS), além de utilizar os KPIs para avaliar o sucesso de uma campanha de marketing.

Antes de iniciar o lançamento das suas campanhas, saiba que há três pilares fundamentais: uma mensuração robusta, uma estratégia de automação e criativos poderosos.

1) Conheça seus clientes através de uma mensuração poderosa

Com a coleta e conexão de dados primários (first-party) você obtém dados relevantes e de alta qualidade para conhecer os seus clientes, tudo isso de forma mais segura em relação aos termos de privacidade. Sua empresa também pode utilizar a tag global do Google, o que possibilitará uma mensuração precisa em todos os navegadores, sempre respeitando a privacidade dos usuários.

Após conectar-se aos dados primários, é interessante importar os dados first-party, como os dados em seu CRM, por exemplo. Ao conectar os dados primários com o Google Ads, é possível verificar quem são os seus potenciais clientes de maior valor devido ao machine learning do Google.

2) Utilize a automação para encontrar seus clientes mais valiosos

Com a automação, você pode adotar uma estratégia de marketing digital que reflete o valor que cada usuário gera para sua empresa.

Para aumentar o potencial da automação, utiliza palavras-chave de correspondência ampla para encontrar novas pesquisas, anúncios de pesquisa responsivos para entregar mensagens relevantes aos leads e estratégias de lance baseadas em valor, como o ROAS desejado, para definir lances para os melhores clientes. De acordo com o Google, há um aumento médio de 15% no valor da conversão ao mudar do CPA desejado para o ROAS desejado.

Para encontrar o valor que funciona para você, calcule:

Vendas ÷ Gasto com anúncio × 100% = ROAS desejado%

3) Tenha criativos poderosos

Os títulos de anúncio, por exemplo, assim como a linguagem, mensagem e formato, são os pontos mais importantes para impulsionar vendas. Para os anúncios da rede de Display, é importante selecionar uma boa imagem que siga todos os requisitos da plataforma e que seja acompanhada por um título atraente e uma proposta de valor clara. O Google destaca que 74% do impacto de um anúncio é definido pela qualidade do criativo. Aqui no nosso blog, já falamos sobre como criar um anúncio de pesquisa eficaz, clique aqui e confira.

Para implementar seus objetivos e aumentar seus resultados, o Google Ads recomenda conquistar a demanda existente no fundo do funil e gerar uma nova no topo do funil. O foco deve ser em conquistar e gerar demanda. 

1) Conquiste a atual demanda

O recomendado é iniciar com os anúncios de pesquisa para alcançar os leads qualificados quando os usuários buscam por algo no Google ou em parceiros de pesquisa. 

NOSSAS RECOMENDAÇÕES:

Comece com uma campanha de pesquisa de marca para conquistar clientes que estão procurando por você e prontos para ligar ou enviar informações no formulário de lead.

Crie uma campanha de busca sem marca para cada um de seus serviços ou produtos para envolver os clientes em potencial quando eles estiverem abertos para descobrir novas marcas.

Aumente sua visibilidade adicionando novas palavras-chave relevantes e alterando os tipos de correspondência de palavras-chave no planejador de palavras-chave.

Use extensões de chamada e anúncios de chamada para incentivar tomadas de ação, obter informações e atribuir valores facilmente a leads qualificados.

Use extensões de formulário de lead para distribuir formulários pré-preenchidos com CTAs como “Faça um orçamento”. (Eles também ajudam a prevenir que os usuários abandonem a página.)

MELHORE SEU ROI COM LANCES INTELIGENTES

Primeiro, priorize suas ações de mais valor ao configurar as ações de conversão. Para fazer isso, use as etapas e os valores da jornada de conversão, como vimos na etapa 1. Em seguida:

Bom: se você não tem uma meta de custo por lead (o valor que você idealmente pagaria por uma conversão), comece com uma estratégia “Maximizar o valor da conversão

Melhor: se você tiver uma meta de custo por lead, configure uma estratégia de lances de CPA desejado.

Melhor ainda: para otimizar seu retorno sobre cada real, use o ROAS Desejado.

BOAS PRÁTICAS DE ROAS DESEJADO:

Comece com um ROAS desejado próximo ao que você já está alcançando e ajuste a partir daí. Começar com um ROAS desejado muito alto pode afetar seu volume de conversão e limitar a quantidade de tráfego dos seus anúncios.

Deixe que o ROAS desejado tenha um período de aprendizado completo, o que pode levar mais de uma semana – dependendo de quanto tempo leva para um lead passar por sua jornada de conversão. (Sua performance pode variar muito durante este período de aprendizagem.)

Após o período de aprendizado, continue ajustando seu ROAS desejado para encontrar o equilíbrio ideal entre volume e eficiência.

Para calcular a lucratividade das suas campanhas, utilize a fórmula:

Receita do Google Ads – custos = Lucro do Google Ads

2) Alcance novos usuários

Com estratégias de topo de funil, você estimula os novos usuários a seguir as etapas da jornada de compra até a venda final. Para este momento, o Google Ads recomenda:

Crie uma campanha inteligente de Display para segmentar audiências automaticamente em todos os estágios da jornada do consumidor na rede de Display do Google.

Use uma campanha Discovery para apresentar automaticamente a sua marca a novos clientes que usam o Gmail e YouTube e também o Discover (plataforma que mostra novos conteúdos com base nos interesses das pessoas).

Crie uma campanha TrueView for Action para atrair clientes em potencial que estão usando o YouTube para decidir o que comprar.

Expanda o alcance geográfico de suas campanhas existentes para alcançar novos clientes e gerar receita incremental em escala.

Outro ponto importante é entender o desempenho dos anúncios e utilizar esses dados para otimizar a performance, testar novas estratégias e encontrar demais oportunidades de crescimento.

1) Gaste seu tempo de forma sábia

Com diversas campanhas rodando, é importante otimizar o tempo. E com a pontuação de otimização é possível fazer uma estimativa de performance da sua conta do Google Ads e obter recomendações personalizadas para aprimorar ainda mais a performance dos anúncios e campanhas. O Google Ads indica que cerca de 80% do tempo dos profissionais de marketing digital é gasto com os lances e cerca de 20% é gasto com estratégia.

2) Teste, aprende e aprimore

É preciso entender a jornada de compra dos seus leads. Para verificar quais usuários interagem com as suas campanhas, acesse sua conta do Google Ads, clique em “Ferramentas e Configurações” e depois em “Atribuição”.

Com essa segmentação dos principais clientes do ROAS, cheque quais são os principais dados anônimos e agrados do consumidor e quais são as principais características compartilhadas pelos seus principais clientes. Para acessar essa configuração, acesse: “Ferramentas e Configurações”, “Valor do cliente”.

Antes de partir para novas estratégias, teste os rascunhos e experimentos de campanha na sua conta e depois confira o Planejador de desempenho para verificar o impacto dos diferentes orçamentos.

3) Aproveite as oportunidades

Veja, se sua campanha está atingindo as metas, mas está passando do orçamento, é hora de crescer. Verifique a parcela de impressões e veja quantas impressões foram para os concorrentes devido à falta de orçamento.

Não esqueça dos clientes de topo de funil, eles são essenciais para crescer a sua empresa. Algumas estratégias de topo de funil que sua empresa pode utilizar são os anúncios de Display e Vídeo, que vão te auxiliar a alcançar os objetivos da marca e aumentar o seu market share.

Faça uma avaliação dos objetivos da campanha e ajuste seu ROAS. Se ele for muito baixo, você pode estar dedicando lucros pelo volume; se for muito alto, você pode estar perdendo vendas adicionais.

Tenha em mente o valor de vida útil do cliente (lifetime value) que pode ser visto no Google Analytics (Relatórios > Público > Valor de vida útil).

Com o Google Ads você consegue gerar excelentes leads, mas é preciso dar lances estratégicos e lançar campanhas e reduzir seu custo por clique. 

Essas foram algumas dicas recomendadas pelo próprio Google Ads, o que você achou?

 

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