julho 14, 2022
Oi! “Pense globalmente, mas aja localmente”, a frase popular e pode ser associada a uma das principais estratégias de crescimento de uma empresa.
A localização de uma marca é o que a faz se destacar no mercado, e nem sempre é fácil encontrar um equilíbrio entre padronizar e localizar as estratégias de marketing de uma empresa. Por vezes, parece tentador utilizar estratégias mais gerais para capturar um público mais amplo. Contudo, essa não é uma boa estratégia, justamente porque não há personalização.
A personalização é igual à localização, isso porque ambas as estratégias estão associadas a coleta de dados dos clientes e a criação de experiências baseadas no conteúdo.
Além de ampliar a busca por clientes, facilitar o entendimento do comportamento de consumo e encontrar melhores oportunidades de venda, uma estratégia de localização está relacionada à forma como uma empresa adapta seus conteúdos, ofertas e mensagens, seja para diferentes regiões ou países. Ou seja, é possível abordar as diferenças linguísticas, culturais e comportamentais do cliente e até mesmo as normas sociais.
Trabalhar com estratégias de localização torna o seu conteúdo mais atrativo para o novo público que será alcançado. Com essa estratégia, sua marca se veste especificamente para o novo público-alvo, independentemente do idioma, cultura ou religião.
Tenha em mente que uma estratégia de localização envolve:
Essa é uma estratégia que vai além da escolha do melhor ponto comercial, uma vez que, atualmente, a maioria das compras são realizadas no ambiente digital. Uma pesquisa de consumo realizada pela Trigg, aponta que 71% dos brasileiros fizeram mais compras em 2022 em relação ao ano passado e que quase 80% continuará nesse mesmo ritmo de compras nos próximos meses.
É através dessa conexão no mundo digital que a coleta de dados sobre o usuário pode ser realizada e os profissionais de marketing podem elaborar estratégias e ações mais assertivas. Dessa forma, sua marca atende as necessidades dos seus clientes e os potenciais clientes se sentirão mais conectados e familiarizados com a sua empresa.
Portanto, ao elaborar sua estratégia de localização, considere:
1) Aprender com o público local
Antes de iniciar a sua estratégia de localização, é preciso entender o mercado e o público-alvo que você atenderá. Conheça a região, expressões regionais e variações culturais para não prejudicar a reputação da sua marca ou ofender o seu público se você errar a mensagem.
Para um primeiro momento, o recomendado é realizar uma pesquisa focada no consumidor e entender o quão forte é a oportunidade de negócio que você investirá. Uma sugestão para iniciar, é fazer uma parceria com algum comércio local ou ter alguém fisicamente nesse lugar para entender as necessidades e valores dos seus novos clientes.
Com a parceria e com profissionais especializados, você pode entender:
O principal ponto dessa estratégia é entender quem é o seu público e o que eles esperam da sua marca. Leve a sério o seu feedback.
2) Potencializar sua comunicação e a localização
A maneira como a sua marca se comunica desempenha um papel importante na sua estratégia de localização. Não é preciso apenas traduzir o seu conteúdo, em caso de outros países, mas é necessário estar onde o seu público está, mesmo que isso seja em diferentes mídias sociais.
Essa comunicação se estende às imagens. Você não colocaria uma cena de inverno com neve para retratar um verão quente no nordeste do Brasil, não é? São esses detalhes cuidados que te auxiliam a conquistar o mercado e a se adequar ao seu público.
3) Entender a concorrência
Temos o hábito de olhar para um mercado e pensar: “já está superfaturado, não há espaço para minha empresa”. Um mercado competitivo pode ser um mercado forte e lucrativo se a sua empresa utilizar as estratégias certas para se posicionar. Um mercado competitivo significa que a sua empresa precisará de soluções criativas e atraentes para se destacar. Assim, entender a concorrência é tão importante, uma vez que a sua empresa pode – e deve – preencher as lacunas que os clientes desejam, mas as demais marcas não preenchem.
Isso não significa que você precisa criar um produto, e sim que é interessante aprimorar o serviço de valor agregado da sua marca. Ou seja, melhorar o suporte ao cliente ou enviar o produto mais rápido, são exemplos de estratégias que constroem a confiança que os clientes têm na sua marca. A experiência do cliente é um grande diferencial entre os concorrentes, sejam eles, locais, nacionais ou internacionais.
Com a estratégia de localização, sua marca amplia os horizontes e direciona as campanhas para o público ideal.
Sua empresa tem estratégias de localização?