TikTok como uma ferramenta de pesquisa

julho 21, 2022

Oi! Para muitos usuários, o TikTok já é utilizado como uma ferramenta de pesquisa. O que isso representa para os profissionais de marketing?

Recentemente, o TikTok começou a testar um recurso para exibir o histórico de vídeos que já foram vistos pelos usuários. Com essa possibilidade, diversos usuários começaram a questionar o potencial da plataforma como ferramenta de pesquisa, que curiosamente, já é um uso comum para algumas pessoas.

Uma captura de tela compartilhada no twitter, mostra que o TikTok está começando a sugerir termos de pesquisas para os usuários que acessam a seção de comentários dos vídeos.

Confira alguns tweets sobre pesquisas no TikTok:

Capturas de tela do Twitter, junho de 2022.

O site Search Engine Journal comentou sobre um tweet viral que, em tradução livre, dizia: “Eu nem estou brincando, mas o TikTok está provando ser um mecanismo de pesquisa melhor que o Google nos dias de hoje”. O site menciona que, “não está claro se o tweet recebeu mais de 110 mil curtidas e 14 mil retuítes devido à comparação audaciosa entre TikTok e Google, ou porque as pessoas concordam com a declaração. As respostas e tweets de citações sugerem que é uma combinação de ambos”.

Há duas possibilidades para o uso do TikTok como mecanismo de busca: vídeos curtos = atenção curta; aprendizagem visual.

As novas gerações querem cada vez mais recursos visuais, isso porque para muitos usuários, esse é o melhor estilo de aprendizagem. E com a popularização dos vídeos curtos, a atenção dos usuários acabou ficando mais curta também, o que tornou o TikTok uma plataforma interessante para buscas mais sucintas. Ainda que muitos usuários não confiem no TikTok para informações, parece haver um consenso para encontrar tendências, hobbies, receitas, dicas e assuntos que não sejam de interesse do público.

Os profissionais de marketing, por sua vez, precisam adotar novas estratégias para se manter no mercado, ficar à frente da concorrência e diversificar sua produção de conteúdo. É interessante buscar onde o seu público-alvo está e quais histórias os envolvem e influenciam, uma vez que as plataformas onde os usuários costumam fazer pesquisas regularmente, são plataformas que devem estar no radar dos profissionais de marketing. Você não precisa mudar seus conteúdos, mas precisa se adaptar para sobreviver no ambiente digital.

Você utiliza o TikTok como pesquisa?

Leave A Comment

plugins premium WordPress
×