Saiba como foi o Fire Festival 2022

setembro 12, 2022

Oi! O Fire Festival é um evento criado pela Hotmart que reúne personalidades e profissionais de Marketing Digital para apresentar e dialogar futuras tendências do mercado digital, ampliar o networking, 

Meu objetivo com esse texto não é definir todo o evento, mas apresentar a minha visão e interpretação desses três dias de evento, e o que tirei de aprendizado que pode ser usado a favor dos nossos amigos e parceiros.

Claro que não deu para ouvir e ver tudo, até porque eu precisava ainda conciliar o evento com outras demandas, mas se eu pudesse usar uma única palavra-chave para resumir o evento, seria audiência. Afinal, ela é o que está movendo o mundo, considerando, é claro, que para obter audiência é necessário respeitar a tríade conteúdo – distribuição – engajamento. Sem esse conjunto, dificilmente teremos o que tanto desejamos, que é a audiência. Aliás, essa última parte da tríade, o engajamento, pode ser interpretado, também, como e vendas e leads.

Contudo, o ponto que me trouxe maior reflexão foi o fato de que o ‘influenciador’ não quer mais apenas ser pago pelo publi editorial e na sequência pular fora. Agora, ele quer fazer parte do negócio, quer ser sócio e  ter uma participação onde ele usará parte dessa audiência para ajudar o negócio a crescer. Quando eu ouvi pela primeira vez, pensei: ‘Imagina, isso é coisa de um maluco’.  E está tudo bem pensar assim, mas o fato é que todos os influenciadores estão indo para essa linha, e se você não topar entrar nesse jogo eles podem te dar um bypass e seguir sem a marca. Um exemplo disso foi a palestra da Gkay que pretende, em breve, lançar uma série de produtos com o nome Farofa da Gkay. (Aliás o evento começou como brincadeira entre amigos)

Em março deste ano, a influenciadora digital Gkay (Gessica Kayane), lançou sua marca de roupas, Gyka by Gkay. O evento de lançamento reuniu cerca de 300 convidados, e teve Pedro Sampaio como atração surpresa para abrir a noite do desfile. A mídia considerou que o ponto alto do desfile foram a inclusão e a representatividade da marca, que apresentou roupas para mulheres com tamanhos e corpos diferentes.

Você pode até falar que a Gkay é muito grande e por isso ou por aquilo. Contudo, falar sobre audiência envolve todos os grandes influenciadores e personalidades dos mais diversos mercados, como Thiago Nigro, Nathalia Arcuri, Thiago Leifert e por aí vai. Afinal, hoje eles são donos da audiência e tem algo que os veículos de comunicação, em sua maioria, não têm, que é a conexão com o público, facilitando a venda e gerando uma conexão ainda maior com os produtos ofertados.

Outro ponto que me chamou a atenção, também é que hoje em dia todo mundo precisa ser “influenciador” mesmo que seja uma audiência minúscula, se a pessoa está na rede social ela tem o poder de influenciar o seu entorno. Atualmente, as grandes empresas, ao contratar um novo CEO ou C’level, além do mídia training ensinando a lidar com os jornalistas, o profissional precisa saber como estar presente nas redes sociais, quais assuntos pode ou deve abordar e quais ele precisa fugir para não entrar em áreas arriscadas demais. Afinal, um post mal interpretado é sinal de pedido de demissão em massa. Como eu li recentemente no Meio&Mensagem e pontuo aqui: “Não somos apenas consumidores atualmente. Somos todos influenciadores que podem acrescentar valor e propósito às empresas”.

Vale citar que nesse evento, além do conteúdo, a distribuição foi outro ponto-chave bastante explorado. E isso foi feito com o objetivo de nos levar a pensar sobre a importância de distribuir o conteúdo no maior número possível de plataformas, considerando que se uma plataforma mudar suas regras, você garante que essa mudança não feche seu negócio. 

A discussão acerca da distribuição foi justamente: ‘cuidado ao apostar todas as fichas em um único terreno alugado, se as regras mudarem Você perde tudo. E pior, não tem como escalar a tempo de recuperar tudo que fez’. Por isso, aprendi e agora compartilho: esteja no maior número de redes possível para garantir sua audiência

O Fire Festival  é um evento feito para a comunidade que vive e respira a Hotmart, tanto que existe um perfil de público que pira em pessoas que para muitos são desconhecidos. Quem está de fora pode desconhecer, mas para essa comunidade se inspira em grandes nomes como Erico Rocha, Pedro Sobral, Wendel Carvalho etc. 

E Basicamente, as empresas e negócios só se desenrolam se tiverem comunidades fortes que apoiam e ajudam o negócio a crescer. É importante considerar que nem sempre podemos fazer apenas o que essa comunidade deseja, mas precisamos ser honestos e estarmos abertos ao diálogo.

E através dessa comunidade que conseguimos conectar pessoas a empresas dos mais diversos ramos para trocar experiências, fomentar a inovação e gerar parcerias de sucesso. Como menciona o Comece Com O Pé Direito, “é preciso colaborar para crescer“. E digo isso porque as comunidades não apenas promovem o engajamento e aumenta a visibilidade de uma marca, mas, também, porque aproxima os usuários, atraem seguidores e potenciais clientes, geram um ambiente acolhedor e engajado e claro, nos servem de incubadoras de inspiração.

A primeira impressão é realmente a que fica. Por último, mas não menos importante, percebi e durante todo evento ficou muito claro: a imagem importa muito. Eu diria quase que é mais importante a forma ao conteúdo, prova disso foi um uso perfeito de imagens e sons por parte dos palestrantes, além de um palco fantástico com um telão maior que minha casa. Agora se a sua pergunta é se ano que vem eu volto, é provável que não. Digo isso porque, neste momento, não faço parte do universo da Hotmart, e eu já faço meus 6 em 7 no mercado convencional.

Confira um vídeo do CEO da Hy! sobre o evento:

Foto Destaque: Fire Festival 2022. (Foto: Reprodução/Instagram)

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