setembro 30, 2022
Oi! Confira algumas atualizações e novidades do YouTube que aconteceram em setembro.
Este mês, o YouTube anunciou algumas novidades. Dentre elas, as opções de análise no Estúdio de Criação, que fornecerão mais dados de interesse do seu público baseado na atividade de pesquisa, engajamento e em como a interação está acontecendo nas diferentes seções do aplicativo.
Esses novos elementos integraram o ‘Search Insights’, que teve a sua primeira fase lançada em abril deste ano e forneceu mais dados referente as pesquisas dos usuários no aplicativo, seja em relação ao seu canal quanto ao conteúdo de forma geral.
Dentre as novidades está o ‘Watch Interest’, recurso referente a atividade de pesquisa dos usuários. Conforme o YouTube: “Atualmente, o Search Insights no computador mostra apenas o que os espectadores estão pesquisando, mas agora estamos adicionando ‘Atividade de exibição’ para um tópico. Os criadores de conteúdo agora podem revisar os vídeos mais populares, em ascensão ou recentes em um tópico para que você tenha uma noção do que há de novo”, explicou.
Com a chegada do novo recurso, será possível conhecer profundamente as reais tendências de engajamento nos vídeos da plataforma. Isso indo além das pesquisas, explicitas e se baseando, também, no que as pessoas estão assistindo em como passam de um vídeo para outro com base nas recomendações.
Além de saber o que está atraindo e mantendo a atenção do público, o YouTube está implementando novos insights referentes a exibição do seu público em um determinado tópico.
Esses dados serão referentes a exibirão, interesses relacionados a tópicos, o que pode auxiliar profissionais de marketing e criadores de conteúdo a guiar seu planejamento estratégico, ampliando a conexão e desenvolvendo a comunicação com o público.
O YouTube já conta com mais de 1,5 bilhão de usuários engajados com o Shorts mensalmente, isso equivale a 75% do total de usuários da plataforma. É dado ao sucesso dos Shorts que considerar utilizar vídeos curtos em sua estratégia pode gerar benefícios a sua empresa (Clique aqui e confira os planos do YouTube para monetizar o Shorts).
Uma pesquisa realizada pela Inmar Intelligence aponta que atualmente, 70% dos usuários da web assistem vídeos curtos regularmente. Recentemente, o YouTube publicou um guia de visão geral sobre o YouTube Shorts chamado ‘Shorter Side of YouTube’. Confira a seguir os principais pontos deste guia:
Visão geral básica
No primeiro momento, o guia apresenta como iniciar e utilizar a câmera para gravar um Short.
1) Início
Toque no ícone de criação (+) na parte inferior central da página inicial do aplicativo do YouTube para dispositivos móveis. A partir daí, selecione “Criar um título curto” no submenu criar.
2) Criar
Aqui é onde a diversão realmente começa! Na Câmera do Shorts, você pode gravar até 60s de conteúdo e acessar ferramentas divertidas. Para garantir que seu vídeo seja elegível para o Shorts Fund , recomendamos evitar o upload de vídeos com marcas d’água ou logotipos de outras plataformas.
O guia ainda apresenta algumas recomendações avançadas de edição e criação, e como extrair vídeos gravados diretamente no rolo da câmera para adicioná-los no Shorts.
1) Importar Segmentos e Gravar
Quer importar vídeos que você gravou fora da câmera do Shorts? Você pode enviá-los e editá-los no aplicativo do YouTube para criar um curta. Na câmera Shorts, clique no canto inferior esquerdo para acessar sua videoteca. Escolha um clipe, corte, se necessário, e você será direcionado de volta à câmera para gravar ou adicionar outro vídeo do rolo da câmera. Depois que estiver satisfeito com sua filmagem, você pode adicionar toques finais, como sons ou texto, e compartilhá-la com o mundo!
2) Salve os Rascunhos
Está com um clima criativo, mas quer postar seu vídeo em outro momento? Basta clicar em “X” no canto superior esquerdo da câmera Shorts para salvar seu trabalho em andamento clicando em “Salvar e sair”. Aperte o botão de seta para trás no canto superior esquerdo e toque em “Salvar e sair”.
Já sobre a incorporar sons e músicas, a plataforma recomenda:
1) Adicione um som
Para adicionar áudio ao seu curta, clique em “adicionar som” na parte superior central da câmera Shorts. A partir daí, você pode escolher um som e escolher a seção que deseja incluir em seu vídeo. Se você quiser ajustar o volume, você precisará clicar em “volume” enquanto estiver no editor de Shorts e arrastar a alavanca até que esteja onde você queria!
2) Encontre no feed
Ouviu algo de que gosta enquanto navega pelo feed de Shorts? Se você está se sentindo criativo, você pode usá-lo no momento para pular em uma tendência. Ou, você pode tocar no áudio que está sendo usado e salvá-lo em seus favoritos, onde poderá encontrá-lo posteriormente na guia de favoritos.
3) Trechos de 15 segundos
Atualmente, a biblioteca de áudio Shorts limita a duração do áudio a 15 segundos. Certifique-se de levar isso em consideração ao escolher e colocar uma faixa!
A plataforma também trouxe algumas notas sobre como o conteúdo do shorts é apresentado e destacado para os usuários.
1) Onde moram os curtas?
Você pode encontrar Shorts organizados por áudio, canal e hashtag – dando a você outro caminho para descoberta!
2) Áudio
Ouviu um som que você gosta? Ao tocar no ícone de áudio, você será levado à biblioteca de áudio com curtas adicionais usando a música!
3) Canal
Encontrou outro criador que você ama? Aproveite mais dele clicando no ícone do canal no canto inferior esquerdo.
4) Hashtag
Viu uma hashtag que te interessa? Explore o conteúdo semelhante tocando na hashtag no título ou na descrição.
Já a última seção do guia traz uma série de dicas e tendencias para inspirar as empresas e criadores de conteúdo a maximizar a atenção e o engajamento do seu público através dos Shorts.
1) Loop It
Todos nós não adoramos a satisfação de um grande loop? Quando seu vídeo começa e termina com a mesma cena e áudio complementar, ele leva os usuários a assisti-lo repetidamente, aumentando seu tempo de exibição. Para usar esta dica, certifique-se de filmar primeiro o final do vídeo e mantenha-o curto para que os usuários vejam toda a história.
O guia é simples e prático sobre os passos iniciais e essenciais para começar a utilizar os Shorts nas suas estratégias de marketing.
Pront@ para explorar as principais tendências do seu público?