BBB 23: R$ 1 bilhão em faturamento antes da estreia

janeiro 16, 2023

Oi! O BBB 23 faturou R$1 bilhão antes da estreia. O programa nem começou e já quebrou recordes. Se no ano passado o faturamento inicial do programa foi de 700 milhões, este ano o valor estimado é de R$ 1 bilhão. Mas por que as marcas investem tanto?

Quando entrevistada pela Forbes, o CEO da Ademicon, uma das empresas que é patrocinadora do programa, contou que a empresa conquistou 3,4 milhões em ações simples na edição de 2022, o que gerou um aumento de 46% nas vendas quando comparado ao ano anterior. A edição do ano passado, considerada flopada por muitos, bateu o recorde de 751 milhões de votos na final do programa e mais de 155 milhões de expectadores entre a exibição no Multishow e na Globo. No nosso Instagram, falamos sobre o que faz as pessoas gostarem tanto do programa.

O principal ponto é que cada vez mais as marcas estão investindo para ampliar a consciência que o público tem em relação a uma determinada empresa, produtos e serviços. No marketing, chamamos essa consciência de marca de Awareness. As marcas escolhem o programa por causa da audiência. No ano passado, o programa conquistou 22 pontos de audiência e uma participação média de 47%, valor considerado alto para o horário de exibição do programa.

Não é anunciar apenas porque é marca tem recursos financeiros para isso, é anunciar para ganhar visibilidade e criar um diálogo natural e assertivo com o público, o que por sua vez, vai gerar conversões. Ao todo são 30 marcas dividias em três cotas: Big, Camarote e Brother. Quanto maior o tempo de tela, maior é o valor pago pela marca.

A cota Big é a mais cara (R$ 105,1 milhões) e garante espaços em provas, festas e ações durante o programa. Esta é composta pelas marcas: Seara, Stone e Mercado Livre.

O patrocínio Camarote (R$ 80,2 milhões), permite a cobertura completa no Multishow, vinhetas e chamadas na Globo. Além de ações de conteúdo nas redes sociais e presença no episódio especial de reencontro dos brothers. As marcas participantes desse tipo de patrocínio são: Amstel, Pantene, Downy e T!kT0k.

a cota Brother (15,6 milhões), garante ações de patrocínio em festas e provas de bate e volta. Tendo Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s, QuintoAndar e Pague Menos como empresas patrocinadoras neste formato.

Outros nomes de cotas de participarão e ações extras, como almoços (do líder e do anjo), cinema, mercado, pagamento e CAT BBB são: Ajinomoto, Braskem, Carrefour, Chevrolet, Chilli Beans, Claro, Coca-Cola, Doriana, Dove, Estácio, Nestlé, Óticas Carol, Piraquê, Rexona, Riachuelo, Samsung, Spotify e Zé Delivery.

Todas essas marcas têm um objetivo em comum: se tornar mais lembrada pelos espectadores. A verdade é os usuários buscam cada vez mais por marcas que contem histórias e “realities são feitos de histórias e cada história é única.”  No total, BBB 23 faturou R$1 bilhão antes da estreia e todo esse investimento por parte das marcas vem, de grande parte, da popularização do programa.

No ano passado, produzimos um conteúdo sobre o que levava as marcas a investirem em publicidade dentro do programa. Clique aqui e confira.

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