Como o poder de criar comunidades ajudou o BBB a faturar mais

abril 6, 2023

Confira uma das principais estratégias do BBB para transformar espectadores em consumidores e verdadeiros fãs do programa! Criar comunidades é uma excelente estratégia!

Oi! O Big Brother Brasil, um dos programas de TV mais assistidos no Brasil, está em sua 23ª edição e a Globo, emissora responsável pelo programa, vem investindo cada vez mais na distribuição dos itens utilizados pelos participantes na casa.

Neste ano, oito marcas trouxeram itens para dentro da casa, como roupas de cama e garrafas térmicas, que os participantes usam na casa e vendidas via e-commerce e em lojas físicas. Para a Globo, essa iniciativa faz parte de uma jornada que transforma o espectador em consumidor, fazendo com que ele se sinta pertencente ao universo do BBB. Aproveite e confira porque as marcas investem tanto no programa!

Linhas de licenciados do BBB

Segundo Vivianne Banharo, gerente de marketing de relacionamento e licenciamento da Globo, nesta edição atual do reality, são oito linhas diferentes de licenciados. São eles: Artex (roupas de cama), Hio Decor (móveis de área externa), Neon Types (luminárias de led), PB Arts (esculturas), Signora (almofadas, aventais e panos de prato), Baggaggio (malas, mochilas e nécessaires), Go Case (capas de celular) e Fotoploc (álbum de figurinhas).

Todos os produtos podem ser encontrados nas lojas físicas, no e-commerce das marcas licenciadas, além da loja oficial no Mercado Livre, que é um dos principais patrocinadores do BBB 23 e havia anunciado, há algumas semanas, a criação de uma página especial para a comemorar dos produtos que aparecem no programa.

Estratégias de divulgação

Para divulgar os produtos licenciados do BBB, a Globo utiliza diversas estratégias. Primeiramente, os produtos são apresentados em primeira mão para uma seleção de influenciadores, que mostram os itens de forma orgânica. Depois, todos os licenciados têm a possibilidade de comercializar o produto na página especial do Mercado Livre, ampliando a divulgação. Além disso, cada uma das marcas pode realizar suas próprias ações de marketing para divulgar seus itens. Todo esse processo auxilia o programa a cria a sua comunidade.

Itens licenciados mais queridos do público

De acordo com Vivianne, os itens licenciados mais queridos do público neste ano são o roupão do líder, da Artex, e a garrafinha térmica, da Bagaggio. “O BBB é um reality show querido pelo público brasileiro. Muitas pessoas gostariam de estar no programa ou, então, são grandes entusiastas. Com isso, esses produtos têm se executado cada vez melhor“, destacou.

A comercialização dos produtos utilizados pelos participantes do BBB é uma estratégia de marketing muito eficaz. A ideia de transformar o espectador em consumidor, fazendo com que ele se sinta parte do universo do programa, é uma tática muito inteligente da Globo.

Com o uso de influenciadores e a criação de uma página especial no Mercado Livre, a Globo consegue ampliar ainda mais a divulgação dos produtos licenciados. E com a grande adesão do público, como é o caso do roupão do líder da Artex e a garrafinha térmica da Bagaggio, a venda desses itens se torna cada vez mais expressa

Além disso, a participação de marcas conhecidas, como a Artex e a Baggaggio, também agrega valor aos produtos licenciados. A Artex, por exemplo, está presente na casa pelo terceiro ano consecutivo e desenvolveu uma coleção exclusiva para o reality. Essa parceria com a Globo é vista como muito positiva pela diretora de marketing, produto & branding da AMMO Varejo, dona da Artex, Barbara Gomes. 

Já a Baggaggio, marca de malas, mochilas e necessaires, teve grande destaque na edição do BBB anterior, com a participante Juliette usando sua mochila em diversos momentos do programa. Com isso, a marca conseguiu ampliar sua visibilidade e atrair a atenção do público, tornando-se um dos licenciados mais procurados desta edição.

De modo geral, a comercialização dos produtos licenciados do BBB 23 é uma estratégia de marketing muito interessante. Além de transformar o espectador em consumidor, fazendo com que ele se sinta parte do universo do programa, a venda desses itens agrega valor às marcas envolvidas e aumenta sua visibilidade.

Outro ponto interessante, e vale destacar, é a importância de uma parceria bem-sucedida entre a emissora e as marcas licenciadas para o sucesso dessa estratégia de marketing. Com a criação de coleções exclusivas e a utilização dos produtos pelos participantes do programa, as marcas conseguem agregar ainda mais valor aos seus itens e ampliar sua visibilidade no mercado.

Fonte: Meio e Mensagem

Leave A Comment

plugins premium WordPress
×