TikTok entra no mercado de anúncios de busca, desafiando Google e Microsoft

abril 12, 2023

É certo que o TikTok já impulsiona vendas. Mas será que os anúncios de pesquisa do TikTok podem ajudar a atrair tráfego qualificado? Leia e confira!

O TikTok, aplicativo de vídeos curtos que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo digital, está expandindo suas ofertas ao entrar no mercado de anúncios de busca. Com isso, a plataforma se coloca em concorrência direta com gigantes do setor como o Google e a Microsoft.

A novidade é que o TikTok está se preparando para lançar sua própria plataforma de anúncios de busca, que permitirá aos anunciantes fazer lances em palavras-chave e frases específicas relacionadas a seus produtos ou serviços. O objetivo é que os anunciantes possam reunir os termos de pesquisa responsáveis pelas conversões e aproveitar esses termos de alta taxa de cliques como títulos para seus vídeos de melhor desempenho no TikTok, resultando em benefícios adicionais.

Porém, alguns anunciantes ainda questionam as proteções de segurança de marca apropriadas para o produto de anúncios de pesquisa do TikTok.

É importante ressaltar que o TikTok ainda não está pronto para lançar oficialmente seus anúncios de pesquisa. Segundo um representante da plataforma, eles estão nos estágios iniciais de teste em regiões selecionadas. Por enquanto, os anunciantes não podem fazer lances em palavras-chave específicas para fins publicitários. Essa parte dos testes é gerenciada pelo TikTok com base em palavras-chave que seriam mais relevantes e impactantes para o anunciante e seu anúncio específico.

O que significa a entrada do TikTok no mercado de anúncios de busca?

A entrada do TikTok no mercado de anúncios de busca é uma estratégia para capitalizar o crescimento da plataforma e fornecer uma nova opção de publicidade para empresas que buscam alcançar públicos mais jovens e engajados. A base de usuários do TikTok é composta, em grande parte, por usuários da Geração Z e da Geração Y (Millennials), que são um pouco mais difíceis de alcançar por meio dos canais de publicidade tradicionais.

É inegável que o Google é a empresa que domina esse mercado, e isso vem graças à sua enorme base de usuários, construída ao logo de sua história, e avanços plataforma de publicidade. No entanto, o TikTok vem avançando no espaço publicitário nos últimos anos e sua base de usuários está se expandindo rapidamente.

Como funciona a plataforma de anúncios de pesquisa do TikTok?

A plataforma de anúncios de pesquisa do TikTok permitirá que as empresas façam lances em palavras-chave e frases específicas relacionadas a seus produtos ou serviços, assim como fariam no Google. No entanto, a plataforma do TikTok provavelmente oferecerá alguns recursos exclusivos e opções de segmentação que o Google não oferece.

O presidente da Herrmann Digital, David Herrmann, compartilhou através de um tweet uma captura de tela de um anúncio de pesquisa do TikTok na página de resultados para rotina de cuidados com a pele. (Foto: Reprodução/Search Engine Land)

Acreditamos que a plataforma do TikTok pode oferecer opções de segmentação de público com boas possibilidades de segmentação, permitindo que os anunciantes alcancem os usuários com base em seus interesses, comportamentos e dados demográficos. Isso pode tornar a plataforma do TikTok mais atraente para os anunciantes que buscam atingir públicos específicos na plataforma. Já para os consumidores, o ingresso do TikTok no mercado de anúncios de busca pode significar anúncios mais relevantes e direcionados.

Fonte: Search Engine Land¹, Search Engine Land²

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