junho 18, 2023
Oi! Nós já falamos aqui sobre o futuro da Pesquisa Google com a chegada da IA Generativa. E se você nos acompanha, sabe que coma implementação essa tecnologia, a Pesquisa Google pode fornecer respostas mais completas e relevantes para as perguntas dos usuários, bem como oferecer uma experiência mais personalizada.
Ao utilizar a IA generativa na Pesquisa Google, o buscador pode entender melhor o contexto das consultas dos usuários e fornecer respostas mais precisas. A IA consegue analisar a linguagem natural utilizada nas perguntas e oferecer resultados que consideram o contexto e a intenção por trás das consultas.
Por exemplo, ao pesquisar sobre um tópico complexo, a IA generativa pode fornecer um resumo abrangente do assunto, apresentando uma visão geral dos principais pontos e aspectos relevantes. Isso permite que os usuários compreendam o tópico mais rapidamente e tenham acesso a diferentes perspectivas e insights.
Além disso, a IA generativa também pode fornecer dicas rápidas e úteis para perguntas específicas dos usuários. Se alguém estiver procurando por instruções passo a passo, conselhos práticos ou informações específicas, a IA generativa pode apresentar sugestões relevantes e ponteiros para auxiliar na obtenção das informações desejadas.
A tecnologia da IA generativa na Pesquisa Google está em evolução, com constantes atualizações e melhorias. O objetivo é aprimorar continuamente a capacidade de compreensão e resposta da Pesquisa Google, proporcionando aos usuários uma experiência de busca mais intuitiva e eficaz.
Ao utilizar a IA generativa, a Pesquisa Google visa tornar a busca por informações mais simples, rápida e eficiente, auxiliando os usuários a encontrarem as respostas que procuram de forma mais assertiva e personalizada.
Para ter acesso à Pesquisa com IA generativa, é necessário participar do Search Labs aberto, programa que possibilita o acesso aos primeiros experimentos do Google. Se você já se inscreveu na lista de espera em labs.google.com/search, será notificado por e-mail quando começarem a testar os experimentos do Labs, como SGE (Search Generative Experience), Code Tips e Add to Sheets. E se eles quiserem participar desses experimentos, basta tocar no ícone do Labs na versão mais recente do aplicativo Google (Android e iOS) ou na área de trabalho do Chrome para se inscrever. Eles também podem visitar o site do Labs para verificar o status da lista de espera.
Mas como simplificar sua próxima pesquisa com os novos recursos de IA generativa?
1. Familiarize-se com um tópico
Ao buscar por algum tópico que precisa ser subdivido para facilitar a compreensão, como “Aprender ukulele versus violão“, a pesquisa fornecerá divisões instantâneas com tecnologia de IA para entender quais fatores devem ser considerados.
Outro exemplo: se você estiver curioso para saber mais sobre como abrir seu próprio negócio, é interessante pesquisar “Benefícios de incorporar seu negócio antes de trabalhar como freelancer“. Assim será possível obter rapidamente uma visão geral e, em seguida, se aprofundar mais com links para artigos.
2. Dicas rápidas para perguntas específicas
Sabemos que às vezes, a pesquisa pode ser muito específica e de modo geral, o usuário pode se beneficiar em ver uma variedade de conteúdos na web.
Se você seu suéter velho favorito no fundo do armário, mas percebe rapidamente que ele precisa ser renovado, você poderia pesquisar “Como remover uma mancha antiga de café de um suéter de lã?“. Ou se estiver se preparando para uma viagem internacional, mas precisar renovar seus documentos, você pesquisaria “Como posso renovar meu passaporte rapidamente?“.
Com a pesquisa com IA generativa é possível encontrar facilmente as informações-chave que o usuário procura ou ver uma variedade de opções disponíveis e dar o próximo passo com a ajuda da web.
3. Descubra uma variedade de produtos e coisas a considerar durante as compras
Digamos que você esteja procurando por um papel de parede removível para decorar sua casa. Basta procurar por “Papel de parede descascável e adesivo para cozinha” para saber mais sobre fatores importantes, como facilidade de remoção, e obter uma lista de opções de papéis de parede, incluindo preço, avaliações de clientes e links para compra.
E se o usuário quiser explorar mais, logo abaixo do texto instantâneo gerado pela IA, é possível ver a opção de “fazer uma pergunta de acompanhamento” ou selecionar uma próxima etapa sugerida, que te levará ao modo de conversação.
Este experimento é o primeiro passo para adicionar IA generativa à Pesquisa, e com certeza o Google fará muitas atualizações e melhorias ao longo do tempo. À medida que a empresa continua a reimaginar como tornar a pesquisa mais natural e intuitiva nós estamos acompanhando e trazendo todas as informações para vocês!
Fonte: Google