Aproveite o máximo de suas campanhas de Performance Max nesta temporada de compras de final de ano

novembro 9, 2022

Oi! Você já iniciou suas estratégias de vendas para o final do ano? Senão, confira como impulsionar suas vendas nesta temporada com as campanhas de Performance Max.

A Performance Max é um formato de campanha de anúncios do Google Ads baseado em metas que auxiliam na segmentação de clientes com maior probabilidade de conversão (Clique aqui e confira três ferramentas de criação de anúncios no Google Ads). O Google Ads indica o uso da PMax, quando:

  • Você tem metas de publicidade e conversão específicas (por exemplo, vendas on-line, geração de leads, metas da loja etc.).
  • Você quer maximizar a performance da campanha e não tem limitação de canais para a exibição dos anúncios.
  • Você quer acessar com facilidade todos os canais de publicidade do Google em uma única campanha.
  • Você quer ter mais alcance e um valor de conversão maior do que as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave.

Confira algumas maneiras de avançar ainda mais com as campanhas de Performance Max.

1) Sinais de audiência

O Google oferece a possibilidade de inserir mais sobre quem o sistema deve segmentar. É possível inserir sua lista de clientes e e-mails, compilar as principais palavras-chave, utilizar interesses etc.

Agora, o planejador de desempenho também disponível para a PMax, ajudando os profissionais de marketing a prever o desempenho e simular o que poderá acontecer com suas campanhas caso o orçamento, metas, custo por ação (CPA) ou demais itens sejam ajustados.

2) Grupos de ativos

Nesse tipo de campanha é importante não realizar mudanças drásticas. O recomendado é fazer mudanças menores e mais refinadas, podendo ser por meio de uma criação de um grupo de ativos para itens promocionais ou uma camada com novos criativos promocionais e extensões. Pense que grandes alterações vão impactar no aprendizado de máquina.

3) Alimente os dados

O Google Shopping e o Performance Max não permitem a segmentação baseada em palavras-chave, isso porque o sistema utiliza as informações do produto para entender quais consultas de pesquisa o seu anúncio deve ser exibido. Contudo, você pode criar algumas regras automatizadas para grupos de recursos. Por exemplo, é possível programar anúncios para serem veiculados em determinados dias e horários.

4) Extensões de anúncio

Também chamada de recursos, as extensões dos anúncios podem ser uma forma mais simples de lançar promoções sem precisar realizar ajustes nas campanhas que possam prejudicar o sistema. O indicado é que as extensões promocionais sejam adicionadas em dois lugares: (1) no Google Merchant Center para compras e nos (2) nos anúncios do Google para pesquisa, YouTube, para gerar alcance e reconhecimento de marca.

Você pode adicionar as extensões de promoção clicando na guia Ativos e adicionar novos.

5) Lances e orçamento 

Novamente: cuidado com as medidas drásticas. É interessante aumentar os orçamentos e diminuir as metas tROAS (retorno do investimento em publicidade desejado. O que acontece é que ao aumentar o orçamento, o sistema é forçado a encontrar novos públicos. Aqui, o cuidado é com o tempo que o algoritmo leva para encontrar novos públicos.

6) Smart Shopping

É possível utilizar apenas o feed de dados nas PMax, o que obrigará o sistema a funcionar semelhantemente ao Smart Shopping, com mais canais disponíveis. Essa estratégia é considerada uma boa forma de capturar tráfego de alta intenção de compra em escala.

Foto: Reprodução/Social Engine Land

7) Quase um Social Ads

Também é possível executar o PMax sem o feed, o que impedirá seus anúncios de serem veiculado no Shopping, e os levando a se concentrar no YouTube, Gmail, Discover e na Rede de Display do Google. 

A estratégia aqui é trabalhar parecido com as campanhas de social ads que você já deve fazer no Facebook, Instagram e TikTok. Se ainda não faz, o que está esperando para começar?

Foto: Reprodução/Social Engine Land

Com quase um ano de existência, campanhas de Performance Max surgiram com o objetivo de auxiliar os anunciantes a aumentar suas conversões utilizando todos os canais de anúncios da empresa. Dados do próprio Google informam que em 2021, 54% dos compradores utilizaram mais de cinco canais para fazer compras durante o período de férias.

Como sempre ressaltamos aqui: é importante estar nos mais diversos canais e principalmente, estar onde o seu cliente está. 

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