Associe a pesquisa por voz as suas estratégias de marketing

maio 17, 2022

Oi! Seja para descobrir ou tocar uma música, informar a previsão do tempo, orientar uma receita ou até mesmo um trajeto a ser percorrido, as assistentes de voz estão cada vez mais em alta.

Nos últimos anos, a sociedade vivenciou o hype do Clubhouse, o sucesso dos podcasts e agora, com a explosão das assistentes de voz, vivemos a consolidação e expansão da Era do Áudio. A verdade é que os avanços sonoros nunca pararam, e a permanência do rádio é um exemplo disso. Segundo a GWI, um quarto do total de usuários da internet, com idade entre 16 e 64 anos, utilizam as assistentes de voz como a Alexa e a Siri para encontrar informações semanalmente. 

E ainda que nem todo mundo tenha uma Alexa em casa, os assistentes de voz estão em quase todos os celulares. Em entrevista ao Meio&Mensagem, Conrado Caon, chief technology officer da Avellar, comenta que “o fato de os assistentes terem uma barreira de entrada mais baixa, faz com que eles cheguem mais longe e alcancem diferentes públicos”, destaca.

Apesar de ser uma área em constante crescimento e com potencial tecnológico, o espaço da voz como publicidade é pouco explorado pelas empresas. Confira algumas formas de posicionar e explorar marcas e empresas utilizando a voz:

Voice Search

É a forma mais conhecida e utilizada pelos usuários de smartphone. Conforme o relatório Digital 2022 sobre o Brasil, elaborado pela We are Social e Hootsuite, 22.8% dos brasileiros,  com idade entre 16 e 64 anos, usam as assistentes de voz para fazer pesquisas e se informar.

Interactive Branded Storytelling

Este modelo é similar ao escritor de um roteiro, que através do serviço de voz, auxilia o usuário a garimpar coisas conforme seus gostos e, ao mesmo tempo, vai coletando informações sobre o usuário para conhecê-lo melhor.

Sonic Branding

Esta é uma área que trabalha a identidade visual das marcas, misturando alguns ingredientes sonoros que reforçam o seu reconhecimento e aproximam o consumidor. Um bom exemplo de Sonic Branding é o “Tum-dum” da Netflix, o “Plim-Plim” da Rede Globo e o famoso ringtone padrão dos smartphones da Apple.

Flashbriefing (Voice Podcast)

Pode ser entendido como um mini Podcast, atualizado com uma frequência maior e capaz de auxiliar a comunicação com as pílulas informativas, ou seja, pequenas doses de informação, inseridas nas rotinas dos consumidores e distribuídas ao longo do dia via voz.

Voice-Commerce 

Este é um assistente de voz capaz de iniciar, finalizar ou gerir uma venda de ponta a ponta apenas via voz. Pesquisadores apontam que empresas que utilizam essa ferramenta tendem a proporcionar ao cliente formas de venda mais avançadas e eficazes.

Assim, observamos a evolução das tecnologias que destacam o uso da voz e podemos perceber que essa ferramenta pode e deve ser utilizada para além das buscas convencionais. Podendo ser utilizada em diversas estratégias de marketing, inovando a sua marca e alcançando novos clientes.

Você já conhecia esses formatos de uso da voz?

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