maio 31, 2023
Oi! O Google, como líder global em publicidade online, está constantemente aprimorando suas ferramentas e recursos para fornecer os melhores resultados aos anunciantes. Recentemente, o gigante das buscas lançou uma atualização importante em seus públicos-alvo semelhantes. Essa atualização visa refinar ainda mais a segmentação de anúncios, considerando os dados demográficos, interesses e comportamento dos usuários. Com essa mudança, o Google pretende oferecer aos anunciantes a oportunidade de alcançar um público mais relevante e aumentar a eficácia de suas estratégias de marketing.
A partir de 1º de maio de 2023, os segmentos de públicos-alvo semelhantes não serão mais criados para novos segmentos de públicos-alvo próprios. Além disso, não será mais possível adicionar segmentos de públicos-alvo semelhantes a campanhas ou grupos de anúncios novos, ou atuais no Google Ads, ou no Display & Video 360. Os grupos de anúncios e as campanhas que já possuíam esses segmentos antes de 1º de maio de 2023 vão continuar a usá-los até 1º de agosto de 2023.
O que fazer agora?
Clientes do Google Ads que utilizam Públicos-alvo semelhantes em campanhas Discovery, de display ou de vídeo e ainda não ativaram a segmentação otimizada ou a expansão de público-alvo devem habilitar essas soluções nos grupos ou nas campanhas para alcançar mais pessoas relevantes.
Se você usa Públicos-alvo semelhantes nas campanhas de pesquisa ou do Shopping e ainda não ativou os Lances inteligentes, o recomendado e fazer essa alteração. Caso já esteja utilizando os Lances inteligentes ou veiculando uma campanha Performance Max, a empresa informou que não é necessário fazer nada.
Agora, se você é cliente do Display & Video 360 e usa Públicos-alvo semelhantes nas campanhas de ação em vídeo do YouTube, mas ainda não ativou a segmentação otimizada, é interessante aplicar esses itens de linha na solução. Para tipos de marca e consideração de itens de linha do YouTube, já é possível utilizar a expansão de público-alvo. Se você aplicar Públicos-alvo semelhantes pela expansão de segmentação para itens de linha de exibição, vídeo e áudio, migre para a segmentação otimizada, recurso disponibilizado antes da desativação de Públicos-alvo semelhantes.
De acordo com o Google, essa atualização está acontecendo devido às restrições que o marketing digital vem sofrendo e a busca pela expansão das empresas que demanda estratégias novas e mais sustentáveis. “A melhor preparação envolve a automação, que ajuda a alcançar públicos-alvo relevantes e medir resultados com foco na privacidade. Por isso, vamos fazer upgrade dos Públicos-alvo semelhantes para soluções mais eficientes e automatizadas, como segmentação otimizada, expansão de público-alvo e Lances inteligentes, que vão ajudar você a aproveitar seus dados próprios e otimizar seus objetivos de marketing.”
A partir de 1º de agosto de 2023, esses segmentos serão totalmente removidos de todos os grupos de anúncios e campanhas. Contudo, o usuário continua com acesso aos relatórios históricos para os segmentos de público-alvo semelhantes de campanhas anteriores.
As campanhas Discovery, de ação em vídeo e de display que ainda utilizam esse tipo de público-alvo até 1º de agosto de 2023 mudarão para a segmentação otimizada. Da mesma forma, as campanhas de vídeo com reconhecimento de marca, consideração e metas de alcance passarão a usar a expansão de público-alvo.
Se você não deseja que suas campanhas/grupos de anúncios do Google Ads que utilizam segmentos de Públicos-alvo semelhantes mudem automaticamente para a segmentação otimizada/expansão de público-alvo, desative a opção “Segmentação otimizada e expansão de público-alvo” na página “Configurações” da guia “Gerenciador de públicos-alvo” da sua conta do Google Ads.
Vale destacar que essa seleção não será permitida caso você decida aplicar automaticamente a recomendação “Usar segmentação otimizada“. Também é possível escolher quais sugestões ativar de forma automática na página “Aplicação automática de recomendações“.
Outras perguntas frequentes:
1) O que é a segmentação otimizada e como podemos usá-la para substituir os segmentos semelhantes?
A segmentação otimizada é uma estratégia que permite alcançar novos públicos relevantes com maior probabilidade de conversão, indo além dos segmentos de público-alvo selecionados manualmente. Em vez de segmentar grupos semelhantes, ative a segmentação otimizada no grupo de anúncios e inclua seus próprios dados como dicas. Isso ajuda a melhorar o desempenho da campanha. Também é possível usar as exclusões de público-alvo para remover usuários de seus próprios segmentos.
2) O que acontecerá com os dados históricos dos meus segmentos semelhantes? Vou poder usá-los daqui em diante?
Você continuará tendo acesso aos dados históricos de desempenho dos segmentos semelhantes adicionados às suas campanhas e grupos de anúncios.
3) Vai haver mudanças negativas no desempenho ou perda de receita?
Essas atualizações não devem resultar em perda de receita. As alternativas mencionadas acima devem fornecer um desempenho equivalente ou até superior às metas da sua campanha.
O Google Ads oferece uma segmentação por público-alvo mais refinada e precisa, permitindo que os anunciantes alcancem seu público ideal de maneira mais eficiente. Anteriormente, a segmentação por público-alvo se baseava principalmente em critérios demográficos, como idade, gênero e localização. No entanto, agora a plataforma leva em consideração uma série de outros dados, como interesses, comportamentos de navegação e até mesmo intenção de compra.
Com essa abordagem, é possível criar anúncios altamente relevantes, direcionados a públicos específicos com base em seus interesses e comportamentos online. Isso significa que os anunciantes podem segmentar seus anúncios para pessoas que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços, aumentando assim suas chances de conversão.
Fonte: Google