maio 5, 2022
Oi! O YouTube Shorts receberá anúncios e vídeos de até 60 segundos.
Em janeiro deste ano, o YouTube Shorts ultrapassou a marca de 5 trilhões de visualizações. Agora, segundo o Google, a plataforma está alcançando uma média diária de 30 bilhões de visualizações, representando um aumento de 4x em relação ao mesmo período do ano passado.
Os vídeos curtos são um sucesso e isso não é novidade. É pensando nisso, em como aumentar a receita e manter o público por mais tempo na plataforma, que o YouTube está realizando testes de anúncios nos Shorts. Os anúncios de Shorts oferecem outra possibilidade de monetização no YouTube, porque, por mais que o número de visualizações no conteúdo de vídeos curtos no app seja bom para a empresa, mais tempo gasto nos Shorts significa menos tempo gasto com os vídeos maiores, convencionais e monetizáveis da plataforma.
Segundo a diretora financeira da Alphabet e Google, Ruth Porat, os testes com Ads in Short surgem porque “estamos enfrentando um pequeno vento contrário no crescimento da receita, pois a visualização de curtas cresce como porcentagem do tempo total do YouTube. Estamos testando a monetização em Shorts, e o feedback e os resultados iniciais dos anunciantes são encorajadores”, explicou a CFO na Teleconferência de Resultados do Primeiro Trimestre de 2022 da Alphabet.
Já o diretor do YouTube, Phillip Schindler, destacou que alguns testes realizados nas últimas semanas apresentaram feedbacks positivos dos por parte dos anunciantes. “Embora ainda sejam os primeiros dias, somos incentivados pelo feedback e resultados iniciais do anunciante”, ressalta.
Até o momento, a única forma de ganhar dinheiro com os Shorts é com o Shorts Fund do YouTube, um fundo que destina US$100 milhões para criadores de conteúdos virais, quer estes criadores façam parte do programa ou não. Em 2021, 40% dos criadores pagos através do fundo, não estavam associados ao Programa de Parcerias do Youtube. O YouTube não mencionou se o Shorts Fund permanecerá em vigor quando os anúncios forem lançados.
Em um primeiro momento, a publicidade no YouTube Shorts deve estar relacionada a apps e jogos para celular, aparecendo entre um vídeo e outro, durante a navegação no app. O YouTube também não mencionou se os ads terão um tempo mínimo de exibição, como acontece nos vídeos tradicionais.
Os vídeos curtos do YouTube foram lançados em setembro de 2020 para competir com o TikTok e o Instagram. Assim como nos concorrentes, a exibição desse formato é na vertical e apenas em abril desde ano que o YouTube Shorts será distribuído para tablets e na versão web acessada pelo computador.
Capa/Reprodução: Social Media Today