Geração Z: como é a sua relação digital com as marcas?

dezembro 22, 2022

A geração Z é a primeira a crescer completamente imersa na era digital, e sua relação com as marcas é diferente de qualquer outra geração anterior. [Neste artigo, vamos entender como a geração Z se relaciona com as marcas no mundo digital e como as empresas podem se adaptar a essa nova realidade. ]

Oi! Um estudo apontou que 98% da Gen Z está conectada a internet. E porque entender esse número é importante para a sua empresa.

Nascidos entre 1997 e 2009, a Geração Z, acabou transformando a dinâmica das marcas e formas de consumo ao redor do mundo. Isso acontece porque a Gen Z foi a primeira a nascer num ambiente completamente digital, o que faz essa geração também ser chamada de nativos digitais. Dados da Edição #14, chamada de “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada”, elaborada pelo Kantar Ibope Media, aponta que uma das principais características dessa geração é que eles estão altamente conectados, sendo que 98% deles acessam à internet. 

Esse mesmo estudo indica que ter a internet sempre disponível, sem ter passado pelo processo de ruptura e adaptações à tecnologia, acabou modificando todo o relacionamento e consumo de mídia desse público. E veja, estar conectado não é apenas estar online. A Geração Z utiliza intensamente a internet em diversos dispositivos e por mais tempo. Enquanto a população geral navega, aproximadamente, 5h26 por dia, os nativos digitais passam cerca de 6h45 na web.

Um dos motivos que ocasiona esse aumento de horas de uso das redes sociais, é o empoderamento das redes sociais, lugar onde essa geração registra sua vida cotidiana através de fotos e vídeos. Contudo, diferentemente da geração anterior (Geração Y) que era muito idealista, a Geração Z é pragmática.

No livro Marketing 5.0, o Philip Kotler diz que a Gen Z preferem retratar versões mais autenticas e verdadeiras de si, o que faz com que as marcas reforcem seus cuidados para não produzir conteúdos muito editados e coisas que esse grupo entenda que não são reais. Além disso, a Geração Z espera que as marcas entreguem conteúdos, ofertas e experiencias de consumo personalizadas.

O dispositivo mais utilizado acaba sendo o smarthphone, com 98% dos acessos. Seguido pelo computador ou notebook com 37%, Smart TV com 25% e o videogame com 5%. Já os conteúdos mais acessados são os das redes sociais. Nelas, essa geração busca por conteúdos mais rápidos, como stories e reels do Instagram, TikTok e até mesmo tweets, sendo essas as redes sociais mais acessadas respectivamente.

As marcas que tem esse grupo com público-alvo ou deseja alcançá-los e impactá-los precisam saber se destacar nesse grande oceano de conteúdos que a Gen Z está exposta cotidianamente. Uma boa forma de fazer isso é estar presente nas mais diversas plataformas. Isso porque a 60%, conforme o relatório da Kantar, da Geração Z costuma seguir as marcas nas redes sociais, número que está acima da média da população geral (36%). Confira as marcas mais amadas pela Geração Z, segundo um estudo realizado pela Rave Reviews (via Now Sourcing):

Ranking das marcas mais amadas de acordo com o estudo realizado pela Rave Reviews. Foto: Reprodução/Social Media Today

Já um estudo elaborado pelo LinkedIn sobre o comportamento, hábitos de consumo e valores da Geração Z aponta que essa será a maior geração de consumidores, podendo alcançar R$164 bilhões a R$812 bilhões em gastos diretos. No entanto, a pesquisa da rede social corporativa indica que somente 21% dessa geração ao redor do mundo se sentem representados pelas publicidades. Outros 36% afirmaram que as empresas deveriam fazer com que eles se sentissem mais valorizados. 

É também por meio das redes sociais que eles descobrem novas marcas e analisam como elas se comunicam, o tipo de conteúdo que produzem e consomem. Os dados da pesquisa do LinkedIn também apontam que a Gen prefere conteúdos que contemplem histórias reais, guias, ideias, inspirações, dicas de ferramentas e questões sobre a diversidade. Isso porque 50% dos entrevistados pelo LinkedIn afirmaram que a representação de pessoas com eles faz com que se sintam mais representados. Além disso, o número de curtidas e comentários positivos também são considerados e há, também, uma preferência pelo botão “comprar” diretamente nas redes sociais.

Essa é uma geração altruísta e consciente, que deseja ser o melhor que pode e buscará por empresas alinhadas a seus ideais. Por isso, e também baseado nas demais características desses nativos digitais, é interessante mostrar o quanto a sua empresa valoriza a sustentabilidade, tem responsabilidade social e considerar os feedbacks dos consumidores. Segundo a Diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn para América Latina, Ana Moisés, as empresas precisam adotar estratégias de marketing que estejam sempre um passo à frente desse público e seus desejos. 

“Em breve, a Geração Z será o maior grupo de consumidores online em todo o mundo e, para conquistá-los, as marcas precisam começar a estabelecer relações com eles desde já, priorizando formas inovadoras e inteligentes de se posicionar. Não basta ter um discurso bonito, é preciso que existam ações efetivas tanto interna, quanto externamente”, destaca.

O fato é que se a sua marca pretende se conectar com a Geração Z, ela precisa entregar de fato o que promete e agir de acordo com os discursos e posicionamentos nas redes sociais. Lembre que para um público tão imerso na tecnologia e tão bem informado, descobrir a realidade de uma empresa pode ser muito fácil.

Sua marca  tem estratégias de comunicação parar falar com a Geração Z?

Quer acompanhar outros estudos, acesse aqui.

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