novembro 17, 2022
Oi! A Copa é um dos eventos esportivos de maior visibilidade mundial. Por isso, acaba influenciando diversos canais de comunicação, sejam eles on-line ou off-line. Durante a sua realização é comum que marcas dos mais diversos nichos façam adaptações em suas criações para aproveitar o assunto do momento.
A competição está marcada para iniciar no dia 20 de novembro, no Catar. A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) elaborou um Guia de Propriedade Intelectual com uma série de diretrizes que se a sua marca não for um dos patrocinadores oficiais do evento e deseja criar campanhas com o tema, precisa estar atenta para não levar um processo.
Nomes, símbolos e até mesmo as fontes estão entre os elementos de uso exclusivo da FIFA e dos patrocinadores oficiais do evento. Dentre os elementos protegidos, estão:
Outras restrições incluem os modelos de camisa, emblema da seleção e até a expressão “seleção brasileira”. Até mesmo o uso do “2022” causa algumas dúvidas. O recomendado é que você evite utilizar todos esses termos até mesmo nas hashtags e URLs. Contudo, ainda é possível utilizar os termos “Seleção” e “Copa” nas campanhas. Confira algumas sugestões para você marcar vários golaços:
1) Convoque a paleta de cores
Para entrar no clima da competição, utilize a paleta de cores da seleção. Seja em criativos, apps, home do seu site ou campanhas promocionais. Só tenha cuidado para que essas cores não interfiram na sua paleta de cores.
2) Insira elementos do futebol na partida
Bolas, apitos, campos e traves de futebol, são bons exemplos de elementos que você pode utilizar em seus criativos. Outra sugestão é incorporar ilustrações e fotos em banners, landing pages e nas redes sociais da sua marca.
3) Goleadas com a copy
Use e abuse de termos do futebol em suas campanhas e ações de marketing. Torcer, marcar gol, escalação, camisa 10… São tantas possibilidades! Deixe a criatividade falar alto e participar das copys da sua marca.
Utilizar a Copa para impulsionar suas campanhas e estrategias de marketing, por exemplo, faz parte de uma estratégia de marketing chamada de campanha sazonal. Para além das campanhas é possível realizar diversas ações como, por exemplo, jogos interativos, produtos selecionados, quizzes, entre outros. Tudo isso faz com que a sua marca participe do assunto do momento, o que aumentará a sua interação e engajamento com os usuários.
Independentemente da estratégia que você adotará durante esse período, lembre-se: o jogo só acaba quando termina. Quer reduzir o custo do lead durante esse período? Clique aqui e confira as nossas recomendações!