janeiro 20, 2022
Oi! Quando se trata de marketing digital, uma das estratégias mais adotadas pelas empresas é o investimento em mídia paga. A equipe da Hy conta com especialistas em gestão de tráfego e sabemos que manter o custo por lead (CPL) baixo, por vezes, é um desafio.
O custo por lead (CPL) pode ser considerado uma das principais métricas do marketing digital, uma vez que é através dele que podemos identificar quanto pagamos para converter cada lead. A redução desse valor, além de gerar maiores resultados para sua empresa, indica uma melhor performance das suas campanhas patrocinadas.
O cálculo do CPL é bem simples: é a soma do investimento dividido pela soma dos leads gerados em uma campanha, anúncio ou ação específica. Por exemplo, o CPL de um anúncio que teve um investimento de R$100,00 e gerou 200 leads, o CPL é de R$0,50. E o que define o valor do lead é a eficácia do anúncio em aparecer para alguém e convencê-lo, não apenas a clicar no anúncio, mas se cadastrar na página a seguir. Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada:
1. Segmente seu público
É importante ter em mente que querer falar com todo mundo, por vezes, significa falar sozinho. Portanto, estabeleça públicos-alvo para seus anúncios e campanhas. Para isso, se pergunte:
– Qual é o perfil das pessoas que se interessariam pelo meu produto/serviço?
– Qual o seu gênero, idade e onde moram?
– Quais páginas curtem e quais redes sociais usam?
– O quanto esse público conhece e entende o meu produto/serviço?
A maioria das ferramentas para gerenciar anúncios oferecem níveis avançados de segmentação, o que aumentam as chances de acerto no público-alvo. E mesmo que a segmentação não funcione de primeira, você poderá saber quais públicos foram impactados ou não e assim, melhorar suas próximas campanhas.
2. Evite sobrepor públicos
Você não precisa escolher apenas um público-alvo e restringir todas suas atividades a ele. Recomendamos que você classifique diversos grupos de público-alvo com estratégias específicas para cada um deles. Essa separação deve acontecer justamente no momento da segmentação.
3. Acompanhe a frequência dos anúncios
Outro ponto que você deve prestar atenção, é a relação entre o valor investido e a frequência que seu anúncio está aparecendo para as pessoas. Se a frequência de um anúncio está em três – informação geralmente fornecida pelo gerenciador de anúncios -, significa que aquele anúncio aparece três vezes para cada usuário. Mas calma, não existe um valor ideal para isso. É interessante manter a frequência baixa (acima de um) para gerar reconhecimento de marca e conquistar ainda mais leads. A frequência alta nem sempre é bem vista, podendo aumentar seus gastos e cansar sua audiência.
4. Diversifique seus criativos
No mundo frenético que vivemos, pensar em apenas uma forma para chamar a atenção do público não é uma ideia tão boa assim. Você pode ter excelentes segmentações de público-alvo, mas ainda assim, haverá coisas que você não conseguirá segmentar para um determinado público. Por isso, seja plural e pense em anúncios realmente criativos.
Com gostos e dores diferentes, a sua audiência precisa conhecer seu produto ou serviço de diversas formas. Aposte nos conteúdos midiáticos, sejam eles, imagens, textos, vídeos, fotos etc. Com criativos diversos e específicos para o seu público, a conversão dos seus anúncios aumentará e assim, o custo do CPL vai baixar.
5. Otimize sua landing page
Por último, mas não menos importante, não se esqueça da página de captura. Os anúncios são apenas a ponta do iceberg, a conversão acontece mesmo nas famosas landing page.
É na página de captura que você fará sua promessa e convencerá seu visitante de que o seu produto ou serviço é apropriado para ele. Aqui você pode utilizar fotos, vídeos, cores, textos, formulários, CTAs (chamadas para ação) e tantos outros métodos para convencê-lo a realizar uma ação.
Garanta que a sua landing page tenha uma estética agradável, simples que converse com a sua proposta. Lembre-se também que a maioria das pessoas acessa a web pelo celular, por isso, ter páginas e anúncios próprios para a visualização no smartphone de forma ágil e com boa qualidade, pode te garantir ainda mais leads e conversões.
Monitorar o CPL é muito importante para suas estratégias de marketing, mas como falamos lá no nosso Instagram, leads baratos não garantem sucesso. De nada adianta economizar tanto em leads e não ter retorno em vendas. Para gerar resultados, você precisa de leads qualificados, ou seja, leads que geram conversões.