Confira 5 novidades que chegam no YouTube em 2022

abril 5, 2022

Oi! As novas ferramentas do YouTube estão relacionadas às lives e pretendem melhorar a qualidade das transmissões ao vivo.

A população mundial passa uma média mensal de 23.7 horas no YouTube, segundo o relatório Digital Global elaborado pela We are Social em parceria com a Hootsuite. A pesquisa ainda aponta que 30% dos usuários da internet, com idade entre 16 e 64 anos, consomem lives. É baseado nesses dados e no crescimento de plataformas como o TikTok, que o YouTube lança 5 novos recursos para transmissões ao vivo que já existem em outras plataformas.

Transmissão ao vivo compartilhada

A live compartilhada, também chamada de Go Live Together, permite que duas pessoas façam uma transmissão ao vivo, como há no Instagram e no TikTok. Para experimentar a novidade, basta criar sua live e mandar o link para a pessoa que irá participar e assim, ambos estarão ao mesmo tempo, na live.

Outra novidade é que o criador da live poderá acessar as informações sobre a  performance da transmissão ao vivo e ler e monetizar o conteúdo.

Foto/reprodução: Search Engine Journal

Perguntas e respostas

A ferramenta perguntas e respostas, do inglês Questions & Answers (Q&A), vem para proporcionar mais interação entre o criador de conteúdo e sua audiência. A novidade difere dos comentários via chat e terá um espaço específico para essa interação, tornando a visualização do produtor de conteúdo ainda mais simples.

Para incentivar o contato com o público, as perguntas respondidas poderão ser fixadas temporariamente para estimular demais usuários a participarem do bate-papo ao vivo.

Novas possibilidades de visualização 

O YouTube pretende oferecer uma visualização de vídeo sem interrupções durante uma live, através de uma abordagem de tela dividida com formas de exibição diferentes nos dispositivos móveis.

No modo “lean in”, as lives terão a tela do bate-papo à direita da tela, substituindo a sobreposição clássica do bate-papo.

No chat ao vivo “lean back”, o vídeo pode ficar em tela cheia ao ser assistido no modo paisagem e o bate-papo passa a ser representado pelo número de espectadores no canto inferior direito. Para garantir que o usuário não perca nenhum momento importante nas transmissões ao vivo, este modo de exibição mostrará um teaser com os momentos de maior destaque no bate-papo como, por exemplo, enquetes. Ao clicar no número de visualizadores, o modo de exibição retorna ao modelo “lean in”. 

Captura de tela de: YouTube.com/CreatorInsider, março de 2022.

Informação de lives

Função geralmente vista no Instagram e no TikTok, agora o YouTube colocará anéis que ficam ao redor do avatar para indicar determinadas atividades do usuário. A ferramenta tem o objetivo de aumentar as descobertas e quantidade de visualizações dos criadores de conteúdo. Confira quais são:

1) Anel vermelho escrito LIVE: significa que naquele momento, a conta está transmitindo um vídeo ao vivo

2) Anel vermelho: representa novas publicações que serão apagadas em breve, como se fosse um Story.

3) Anel branco: quer dizer que você assistiu todas as publicações temporárias de uma determinada conta.

4) Sem anel: significa que não há novidades no perfil, como lives ou stories. Ao clicar no avatar, você será redirecionado para o perfil da conta.

Foto/reprodução: Search Engine Journal

Redirecionamento Entre Canais Ao Vivo

A novidade se assemelha ao “Raid” que acontece na Twitch, plataforma de transmissão focada em jogos e significa que a sua live terminará em breve e todo público da sua transmissão será redirecionado para uma outra live. A diferença é que no YouTube, esse processo recebe o nome de “Cross Channel Live Redirects”, que em português pode ser entendido como “Redirecionamento Entre Canais Ao Vivo”.

Para utilizar esse redirecionamento, os canais precisam ter no mínimo mil inscritos e não ter nenhuma penalização na plataforma. Com ela, o usuário poderá redirecionar seus espectadores para outra live em andamento ou para uma estreia em seu próprio canal. Já para receber um Redirecionamento Entre Canais Ao Vivo, o produtor de conteúdo precisará aceitar essa solicitação. Isso acontecerá porque o YouTube visa diminuir o bullying e outras práticas de má conduta na plataforma.

Até o momento, é possível redirecionar o seu público para vídeos disponíveis no seu próprio canal.

Leave A Comment

plugins premium WordPress
×