Confira alguns métodos para reduzir o custo médio por clique

outubro 12, 2022

Descubra alguns métodos eficazes para reduzir o custo médio por clique em suas campanhas publicitárias.

Oi! Reduzir o custo por clique (CPC) das suas campanhas é um das principais etapas para obter sucesso com os seus esforços e estratégias de markerting.

O custo por clique (CPC) é o valor que uma empresa paga para o Google ou qualquer outra ferramenta de busca quando o visitante clica em um anúncio ou campanha. Esse custo varia conforme as palavras-chave, campanhas, anúncios etc. Dessa forma, é preciso compreender a estratégia de lances do Google Ads para otimizar o CPC.

Geralmente, é a concorrência que determina o CPC (Clique aqui e veja um post sobre como gerar leads de alta qualidade). O que acontece é um leilão onde as palavras-chave com maior concorrência, normalmente, possuem valores mais altos por cada clique. O CPC é uma das métricas que possibilita o entendimento básico dos custos de uma campanha, e assim o sucesso financeiro das campanhas publicitárias no Google Ads.

A variação do CPC depende bastante do seu segmento, local de destino e produtos ou serviços. Confira algumas recomendações para reduzir o CPC:

1) Reduza os lances

Esse é um dos métodos mais fáceis para reduzir o custo do CPC. Ao diminuir o seu lance, o Google entende que o CPC máximo precisa ser mais baixo. Contudo, é importante ficar atento para não haver uma queda brusca nos rankings e, também, manter a qualidade dos cliques.

Através do machine learning e automação dos lances do Google, diversos profissionais de marketing gerenciam suas campanhas de forma automática, uma vez que o Google monitora desde os lances até os ajustes. Todavia, é importe acompanhar de perto o desempenho das campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave para realizar os ajustes necessários.

2) Varie as palavras-chave

Para aproveitar da melhor forma os recursos disponíveis, é interessante vari as palavras-chave pesquisadas e testadas. O Planejador de palavras-chave do Google pode te auxiliar a encontrar palavras-chave de baixo custo.

Outro método é buscar por variações, como sinônimos, da palavra-chave principal. Ao filtrar a concorrência para buscar pelas palavras-chave de menor ocorrência, será possível encontrar quais palavras-chave possuem uma menor ocorrência, o que significa dizer que elas terão um CPC mais baixo devido à baixa requisição delas nos leilões.

3) Utilize palavras-chave de cauda longa

Quando o anúncio é feito dentro de um segmento bastante concorrido, é provável que o valor do CPC nas campanhas também aumente. Através das palavras-chave de cauda longa costumam ter indicies de qualidade mais altos, o que dá ao seu anúncio uma boa posição no buscador.

Vale ressaltar que o Google calcula a posição de um anúncio multiplicando o lance máximo de CPC pelo índice de qualidade. Dessa forma, as palavras-chave de cauda longa com um maior índice de qualidade torna a sua campanha mais econômica e ajuda a reduzir o CPC de forma geral.

4) Use diferentes tipos de correspondência

O valor médio de um CPC varia conforme os diversos tipos de correspondência devido à estrutura da campanha e do segmento em que estão concorrendo. Vale testar as mesmas palavras-chave em diferentes grupos de anúncios e tipos de correspondência, ou então criar campanhas separadas para o teste dessas palavras-chave. 

5) Melhore o seu índice de qualidade

O indique de qualidade se refere a classificação de relevância do Google para suas palavras-chave, anúncios e página de destino. É esse índice que determinará a posição dos seus anúncios e o quanto deve ser pago em cada um. Com os anúncios bem segmentados para as consultas nas pesquisas, a taxa de cliques (CTR) aumenta, e o CPC diminui.

Essas são algumas estratégias para reduzir o custo médio por clique. Demais maneiras como acompanhamento de conversões, segmentação geográfica, ajuste de lances conforme local, dispositivos, dia e horário, também são métodos interessantes.

Como está o seu custo por clique?

Leave A Comment

plugins premium WordPress
×