Confira como o TikTok influencia jornada de compra dos consumidores

fevereiro 24, 2022

Oi! Com o crescimento do TikTok, o app está se tornando uma das principais plataformas que cruza o entretenimento e o comércio.

A pesquisa Global Retail Path To Purchase da TikTok Marketing Science realizada pela Material, aponta que o TikTok faz parte da jornada que leva os consumidores até a compra. Conforme o estudo, a plataforma possibilita cada vez mais a descoberta e compra de novos produtos, fazendo da plataforma uma geradora de ações no mundo real. Dessa forma, a jornada de compra é reformulada, impulsionando as vendas em escala.

O caminho de compra que para muitos é conhecido como funil de vendas, no TikTok este processo recebe o nome de “loop infinito”, significando não haver definido um ponto inicial e final. Durante esse modelo de jornada de venda, os consumidores entram, saem e reentram na jornada de venda em seus mais diversos estágios, sempre segundo as suas necessidades e desejos.

Captura de tela do TikTok.com/business, sobre o Loop Infinito, fevereiro de 2022.

Estáticas de usuários do TikTok

Segundo a pesquisa, as estatísticas referentes a percepção dos usuários da plataforma, conforme seus desejos e necessidades, corresponde a:

  • 49% dos usuários apontam o TikTok como fonte para descobrir algo novo;
  • 44% dos usuários diários da plataforma desejam que o conteúdo de marca seja engraçado e divertido;
  • 35% dos usuários dizem que o TikTok é uma fonte para aprender algo novo;
  • E 29% dos usuários dizem que a plataforma é uma fonte de inspiração.

Comportamento do consumidor na plataforma

Já as estatísticas sobre o comportamento do consumidor do usuário, destacam-se:

  • 44% dos usuários descobrem produtos através de anúncios no seu feed ou por meio de vídeos publicados por uma marca;
  • 39% dos usuários dizem que “levantar o ânimo” é um fator decisivo no momento da compra
  • 38% dos usuários interagiram com o vídeo de uma marca quando estava pesquisando pelo produto;
  • 37% dos usuários foram comprar imediatamente um produto após encontrá-lo no TikTok
  • 35% dos usuários compra algo que vê na plataforma
  • 29% dos usuários não consegue comprar um produto que viu na plataforma porque estava esgotado;
  • 24% dos usuários interagiram com anúncios em seu feed quando estavam procurando por produtos;
  • E os usuários gastam 14% a mais quando o TikTok faz parte da jornada de compra.

Comportamento pós-compra

A tabela a seguir demonstra o que os usuários fazem após comprar um produto que descobriram na plataforma.

1 a cada 4 usuários… 1 a cada 5 usuários…
Postou e marcou uma marca Faz vídeos de instruções ou tutoriais
Fez um post sobre um produto que comprou Enviou Dm a uma marca
Comentou no post de uma marca
Seguiu uma marca

A pesquisa ainda indica que, se comparados aos usuários de outras mídias sociais, os usuários do TikTok têm 1,5x mais chances de comprar imediatamente algo que viram na plataforma e de convencer algum amigo ou familiar a comprar algo que viram na plataforma. Além de 2,4x mais probabilidade de criar um post e marcar uma marca após uma compra e 1,4x mais propensos a pesquisar sobre os produtos e marcas que descobrem.

Segundo o TikTok, a jornada de compra do consumidor do TikTok é baseada na alegria. “Milhões de pessoas acessam nossa plataforma diariamente por diferentes motivos: encontrar algo novo, se divertir, se inspirar ou fazer parte de uma comunidade. Mas o único sentimento que os une a todos? Alegria”.

O estudo sobre a jornada de compras no TikTok também indica que os consumidores do TikTok procuram por marcas que possam proporcionar boas experiências e campanhas na plataforma, sempre incentivando bons sentimentos que permanecem mesmo após a compra. Por isso, os profissionais de marketing precisam estar cientes dos resultados desse estudo e seus impactos na jornada de compra.

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