fevereiro 24, 2022
Oi! Com o crescimento do TikTok, o app está se tornando uma das principais plataformas que cruza o entretenimento e o comércio.
A pesquisa Global Retail Path To Purchase da TikTok Marketing Science realizada pela Material, aponta que o TikTok faz parte da jornada que leva os consumidores até a compra. Conforme o estudo, a plataforma possibilita cada vez mais a descoberta e compra de novos produtos, fazendo da plataforma uma geradora de ações no mundo real. Dessa forma, a jornada de compra é reformulada, impulsionando as vendas em escala.
O caminho de compra que para muitos é conhecido como funil de vendas, no TikTok este processo recebe o nome de “loop infinito”, significando não haver definido um ponto inicial e final. Durante esse modelo de jornada de venda, os consumidores entram, saem e reentram na jornada de venda em seus mais diversos estágios, sempre segundo as suas necessidades e desejos.
Estáticas de usuários do TikTok
Segundo a pesquisa, as estatísticas referentes a percepção dos usuários da plataforma, conforme seus desejos e necessidades, corresponde a:
Comportamento do consumidor na plataforma
Já as estatísticas sobre o comportamento do consumidor do usuário, destacam-se:
Comportamento pós-compra
A tabela a seguir demonstra o que os usuários fazem após comprar um produto que descobriram na plataforma.
1 a cada 4 usuários… | 1 a cada 5 usuários… |
Postou e marcou uma marca | Faz vídeos de instruções ou tutoriais |
Fez um post sobre um produto que comprou | Enviou Dm a uma marca |
Comentou no post de uma marca | – |
Seguiu uma marca | – |
A pesquisa ainda indica que, se comparados aos usuários de outras mídias sociais, os usuários do TikTok têm 1,5x mais chances de comprar imediatamente algo que viram na plataforma e de convencer algum amigo ou familiar a comprar algo que viram na plataforma. Além de 2,4x mais probabilidade de criar um post e marcar uma marca após uma compra e 1,4x mais propensos a pesquisar sobre os produtos e marcas que descobrem.
Segundo o TikTok, a jornada de compra do consumidor do TikTok é baseada na alegria. “Milhões de pessoas acessam nossa plataforma diariamente por diferentes motivos: encontrar algo novo, se divertir, se inspirar ou fazer parte de uma comunidade. Mas o único sentimento que os une a todos? Alegria”.
O estudo sobre a jornada de compras no TikTok também indica que os consumidores do TikTok procuram por marcas que possam proporcionar boas experiências e campanhas na plataforma, sempre incentivando bons sentimentos que permanecem mesmo após a compra. Por isso, os profissionais de marketing precisam estar cientes dos resultados desse estudo e seus impactos na jornada de compra.
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