Confira como criar um anúncio de pesquisa eficaz

junho 21, 2022

Oi! Você já se perguntou como otimizar os anúncios de Pesquisa Google?

Para alcançar os resultados de uma empresa, os profissionais de marketing precisam exibir a mensagem certa no momento certo.  Uma boa forma de começar a melhorar os anúncios é implementar no mínimo dois anúncios responsivos de pesquisa com qualidade ‘Boa’ ou ‘Excelente’ em cada grupo de anúncio. Dados do próprio Google indicam que anúncios responsivos de pesquisa que foram da qualidade’Ruim’ para ‘Excelente’, receberam cerca de 9% a mais de cliques e conversões.

O Google também recomenda implementar extensões de anúncios, como extensões de imagens e sitelinks. Dessa forma, os anúncios ficam mais atrativos, exibem informações úteis sobre a sua empresa e tem mais chances de atender especificamente às necessidades dos usuários.

E para te auxiliar a aumentar a relevância do seu anúncio e gerar mais cliques qualificados, trouxemos esse guia de como gerar um anúncio de pesquisa eficaz.

Escreva textos originais e atraentes

Os usuários costumam interagir com mais frequência aos anúncios relacionados aos seus interesses e necessidades. Assim, o recomendado é criar mensagens que mostram as vantagens para o usuário. O título e a mensagem precisam estar alinhados às suas palavras-chave para tornar o seu anúncio relevante nas pesquisas.

Outro ponto importante é utilizar as chamadas para ação (CTA) de forma específica para aumentar o engajamento dos anúncios. Não esqueça de conferir a qualidade do anúncio e analisar os insights, para se certificar que as mensagens certas estão aparecendo às pessoas certas.

Segundo o estudo de caso realizado pelo Google, “a agência de viagens on-line MyFlightSearch trabalhou para criar anúncios responsivos de pesquisa com qualidade ‘Boa’ e ‘Excelente’ e ajudou a marca a aumentar as conversões em 14% e diminuir o custo por reserva em 15%”.

Represente sua marca através das mensagens

Com as chamadas para ação, as famosas CTA’s, você orienta o usuário a realizar uma ação. Ao associar as estratégias de marketing com as CTA’s, sua marca vai conduzindo e transformando esse visitante numa conversão. Dessa forma, é importante focar em alguns pontos:

– Por ser a primeira coisa que as pessoas veem, os títulos ditam as performances dos anúncios;

– É interessante utilizar diferentes tamanhos de títulos, uma vez que títulos maiores tem mais espaço clicável e os menos se saem melhor nas buscas pela sua marca;

– Utilizar anúncios dinâmicos de pesquisa pode ser uma boa alternativa, uma vez que esse modelo toma como base os conteúdos do seu site para criar automaticamente títulos para seus anúncios e exibi-los para os usuários que estão pesquisando por seus produtos ou serviços.

Prepare seus anúncios

No processo de elaboração dos anúncios, é recomendado adicionar o máximo de descrições e títulos relevantes e exclusivos, justamente porque dessa forma o sistema pode montar diversas combinações de anúncios. Para alcançar o maior número de pessoas relevantes possíveis, o indicado é combinar os anúncios responsivos de pesquisa com os Lances inteligentes e as palavras-chave de correspondência ampla.

O Google fez um estudo de caso da Tails.com, uma empresa do Reino Unido, que “usou a combinação de correspondência ampla, Lances inteligentes e anúncios responsivos de pesquisa e conseguiu um aumento de 182% nas inscrições na Alemanha nas campanhas de pesquisa genéricas e de 258% nos cliques”, apontou. 

As extensões podem melhorar os anúncios

Ative as extensões e anúncios que se relacionam com a sua marca, para ter anúncios mais úteis, envolventes e alcançar seus objetivos de marketing. Conforme o Google, os anunciantes que exibem anúncios com, no mínimo, quatro sitelinks, aumentam, em média, 20% sua taxa de cliques. Não esqueça de aumentar a relevância e a qualidade das extensões dos anúncios, isso porque as extensões são escolhidas automaticamente segundo a performance anterior, contexto do usuário e espaço disponível.

“A HUGO BOSS usou anúncios responsivos de pesquisa com extensões de imagem e os dados de público-alvo e dos Lances inteligentes de ROAS desejado como parte da estratégia e conseguiu um retorno do investimento em publicidade 2,5 vezes maior e uma melhoria de 5% na taxa de cliques em comparação com o tráfego geral de dispositivos móveis”, demonstrou o Google.

Teste e otimize as mensagens dos anúncios

Para aprender acerca das preferências dos usuários, utilize variações dos anúncios e multiplique as mensagens dos criativos para aprimorar o texto e principalmente os títulos. Para analisar o desempenho dos anúncios, você deve checar o número de impressões, cliques e conversões que as campanhas e os grupos de anúncios recebem.

Há diversas utilidades dos anúncios de pesquisa. Seja para gerar tráfego, leads e vendas para um site, esteja atento ao passo a passo e a escolha de palavras-chave para ser estratégico e obter sucesso nas campanhas.

Como estão seus anúncios responsivos de pesquisa?

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