Confira como foi a palestra sobre publicidade paga na Casa Conecta

dezembro 29, 2022

Por Daniel Galvão

Anúncios pagos são posicionamentos de publicidade online em plataformas relevantes pagos por um anunciante. A seguir, confira alguns insights da palestra sobre publicidade paga na Casa Conecta

Oi! Recentemente tive o prazer de participar como palestrante de um evento direcionado para arquitetos, decoradores e designer de interiores e demais profissionais da área que fazem parte do ecossistema da Casa Conecta

Aliás, para quem não sabe, a ideia da Casa Conecta é criar conexões entre as pessoas, transformando seu espaço em um lugar de acolhimento e aprendizado. Lá, os profissionais que fazem parte desse universo podem criar conexões entre seus pares e assim, gerar negócios entre eles, e é nesse contexto que surge, inclusive, o nome Casa Conecta. O evento tem como proposta, assim como as palestras ou demais encontros que acontecerão regularmente, trazer assuntos que vão ajudar o público a evoluir.

A iniciativa já abordou diversos temas como, por exemplo, a construção de casas modulares, com o arquiteto Rodrigo Andreoli, e desta vez o tema foi “Marketing Digital, do zero ao avançado”. Projeto muito interessante, o qual tive o prazer de dividir com Silvia Gusmão, que atua como social media e possui uma mentoria e um curso voltado a profissionais que estão iniciando na área. Dessa forma, o evento tinha como objetivo apresentar alguns pontos para aquelas que têm uma certa dificuldade. O meu objetivo durante o evento era falar sobre a importância da publicidade paga, uma vez que muitas pessoas acreditam que a publicidade, assim como as redes sociais, é apenas um meme, uma brincadeira e que tudo acontece de forma orgânica. Por isso, foquei minha apresentação em mostrar um pouco do meu trabalho, que envolve muito esforço, dedicação e principalmente estratégia. 

Ponto que merece destaque na apresentação é que nem todo mundo é o nosso cliente. Existe um público-alvo, uma persona ideal, em que vamos mostrar nosso produto ou serviço, porque quando se tenta falar com todo mundo, você acaba não falando com ninguém, é necessário atender dores e desejos dos nossos clientes e principalmente criar empatia para gerar conexão. 

Por isso é importante entender quem são os nossos clientes. Não existe isso de que o digital pode impactar todo mundo, que pode lançar tudo para todos, não é bem assim que funciona. É preciso direcionar os nossos esforços para criar conexão com quem é de nosso interesse e assim gerar resultados. Portanto, se eu, como arquiteto, desejo vender e alcançar o meu público, eu necessito ter uma página sobre o assunto. Além querer impactar todo mundo é uma falsa sensação de sucesso e as pessoas não se atentam que isso é aumento de custo, mais investimento para impactar mais pessoas. 

O conteúdo e a abordagem precisam ser adequados para o seu público. Além disso, os usuários não querem mais consumir por apenas consumir. O comportamento do consumidor mudou e agora, as pessoas querem entender quem você é, o que você faz, como faz, porque faz… É isso que fará o cliente escolher você e não o seu concorrente. Claro que tudo isso demanda esforços, mas é algo que precisa ser feito para propagar o seu produto ou serviço. Não dá para viver com apenas indicações de clientes, porque nem sempre as indicações vão acontecer, é preciso realizar esse movimento para que as coisas permaneçam funcionando.

Outro ponto interessante nessa discussão, refere-se à expectativa. Quando você recebe uma indicação, a probabilidade de fechamento é entre 80 e 90%. Ao ir para prospecção, estamos falando de uma etapa de consciência e interesse mais fria. Isso porque dependemos que o cliente goste de você, do seu produto ou serviço para que uma conexão seja criada e o negócio, seja fechado, nossa expectativa de conversão cai para 10% ou até menos dependendo do setor. 

Dessa forma, é muito interessante alinhar as expectativas e abordagens para alcançar os clientes, o que só acontecerá se você os conhecer. Outro ponto é que, a partir do momento em que você sabe quem são os seus concorrentes, você consegue se diferenciar deles. Agora te pergunto: O que te diferencia do seu concorrente? É só preço? Se é só preço, você pode ter um diferencial dentro desse universo, que pode ser decisivo para um cliente fechar negócio contigo.

Esses foram os principais insights da palestra sobre publicidade paga na Casa Conecta. A apresentação está disponível para download aqui, bem como a referência do Pinterest e o relatório Digital Global 2022, elaborado pela Hootsuite em parceria com a We are Social, e demais links de publicidade de investimento. 

Se você gostou desse conteúdo, confira os insights da palestra sobre a descentralização da internet na CRESCI São Paulo.

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