maio 3, 2022
Oi! O Dia das Mães será comemorado no próximo dia 9 de maio; confira algumas estratégias para alavancar suas vendas nesse período.
O Dia das Mães é uma das datas mais comerciais no cenário nacional. Segundo a Neotrust, em 2021 as vendas no e-commerce tiveram um faturamento de R$6,4 bilhões. O varejo geral, por sua vez, ultrapassou R$2,5 bilhões em receita. Por isso, se a sua empresa quer gerar resultados este ano, é preciso se preparar, seja em estabelecimentos físicos e/ou virtuais.
Confira algumas práticas para aumentar suas vendas:
1) Planejamento
O planejamento de suas campanhas é algo essencial se você deseja alcançar um bom desempenho no Dia das Mães. Pense em alguns pontos importantes, como:
Essas são algumas perguntas que podem te auxiliar a traçar estratégias que destaquem determinados produtos ou serviços. Por isso, considere implementar algumas práticas como:
Outra dica é fugir dos estereótipos. Crie campanhas para todos os tipos de mães, desde a dona de casa, até aquelas que trabalham fora, as que não conseguiram ou quiseram amamentar… Use relatos verdadeiros e reais para humanizar sua marca e atender as expectativas dos clientes.
2) Canais
Seja no canal físico ou virtual, o importante é se preparar para receber os clientes. Gere expectativas nos clientes associando uma identidade visual para a época e os informando sobre campanhas promocionais. Pense também nas estratégias para captar leads, como colocar um pop-up que capturará um usuário que sairá do site, oferecendo um cupom, descontos, presentes ou conteúdos relevantes.
Tenha em mente que cada canal tem suas próprias estratégias.
Redes sociais
Programe e adapte posts estratégicos e promocionais nas suas redes sociais e não esqueça de interagir com os usuários. Por exemplo, um post de dicas de presentes no Facebook, pode virar um carrossel ou até mesmo um reels no Instagram. Não esqueça dos Stories, lives, batalhas de presentes e divulgação das promoções do seu e-commerce.
E-mail marketing
Essa é uma boa ferramenta para comunicar promoções, benefícios, kits especiais, newsletters com promoções e dicas de conteúdos, além de demais informações relevantes para seus clientes. É importante traçar campanhas que sigam a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e disparar os e-mails apenas para os usuários que autorizaram esse recebimento. Para evitar cair na caixa de Spam, evite:
Site
O site é o cartão de visitas da sua marca. Por isso, prepare uma boa campanha de Dia das Mães. Personalize a página inicial, destaque produtos e promoções. Você também pode criar uma página específica para os produtos da data e até mesmo personalizar cupons de desconto, todas as estratégias são válidas.
Google Meu Negócio
Essa é uma ferramenta do Google voltada para lojas físicas. Divulgue sua empresa e produtos gratuitamente, personalize seus conteúdos e campanhas na plataforma e garanta que a sua marca alcance um público ainda maior.
3) Conteúdo de valor
O conteúdo relevante é essencial para qualquer estratégia de marketing. Confira algumas sugestões:
Histórias reais
Faça suas campanhas baseadas em relatos de mães reais. Isso gera confiança, credibilidade e aumenta a identificação do cliente com a sua marca.
Inspire o público, não tente vender
Essa é uma das premissas do marketing de conteúdo, o que significa que quanto mais você inspirar a sua audiência, maiores são as suas chances de venda. Temos algumas sugestões para inspirar seus consumidores:
As possibilidades são infinitas! Analise o que vai conforme suas estratégias e o seu nicho e comece a inspirar pessoas.
Utilize diversos formatos
Ao criar estratégias de marketing multicanal, você amplia seus resultados e esforços. Dessa forma, é interessante apostar em diversos formatos para veicular suas campanhas como, por exemplo:
4) Anúncios patrocinados
Os anúncios patrocinados podem aumentar rapidamente suas vendas. Elabore estratégias de veiculação, utilizando uma linguagem e conteúdo adequados, segmentando seus públicos por idade e região, por exemplo.
Há diversas ações que podem ser realizadas no Dia das Mães. Por isso, analise o seu público-alvo e sua persona para definir as melhores estratégias para sua marca. Todo esse planejamento e execução de tarefas, gera em centenas de marcas um aumento do faturamento nesta época do ano.
Qual dessas estratégias faz mais sentido para sua marca?