março 3, 2022
Oi! Você quer entender melhor como funciona o alcance de suas postagens no Instagram?
Cada parte do Instagram (IG) – Feed, Explorar, Reels – tem o seu próprio algoritmo direcionado às formas de uso das pessoas. Por exemplo, as pessoas tendem a interagir com seus amigos mais próximos nos Stories, e descobrir coisas novas no Explorar. Cada formato do IG tem objetivos específicos e o algoritmo vai se comportar de forma diferente em todas elas, e assim, as buscas se classificam de acordo com seus processos e propósitos no aplicativo.
Em junho do ano passado, foi assim que o Instagram definiu cada elemento:
Basicamente, o Feed e os Stories são os posts compartilhados por pessoas que você segue e é a partir deles que o algoritmo coleta todas as informações sobre o que foi publicado. Segundo o Instagram, as informações vão “desde a hora em que uma postagem foi compartilhada até se você está usando um telefone ou a Web e com que frequência você gosta de vídeos”.
É com a coleta dessas informações que a plataforma faz as previsões sobre a probabilidade de interação que cada usuário poderá ter com os posts. No feed, por exemplo, as formas de interação mais analisadas referem-se ao tempo que o usuário gastará para comentar, curtir, salvar e tocar na foto do perfil. É baseado nisso que determinados posts aparecem primeiro que outros.
O Explorar é muito mais baseado no seu histórico de interação e atividade, fazendo o algoritmo te indicar novos criadores, empresas e comunidades. Segundo a plataforma, “O Explore foi projetado para ajudar você a descobrir coisas novas. A grade é composta por recomendações – fotos e vídeos que a gente sai e encontra para você – o que é bem diferente do Feed e Stories, onde a grande maioria do que você vê é das contas que você segue”.
E para encontrar conteúdos que te interessem, a plataforma analisa as publicações que você curtiu, salvou e comentou no passado. Após o algoritmo encontrar um grupo de fotos e vídeos que podem te interessar, a própria plataforma organiza esses conteúdos de acordo com o que se supõe ser de seu maior interesse, assim como acontece a classificação no Feed e nos Stories. Dentro do Explorar, as ações mais importantes são as curtidas, salvamentos e compartilhamentos.
Já os Reels, classificados de acordo com a sua atividade, histórico e interação e no que você gosta, trabalham para competir com o TikTok. E buscando seguir a linha do concorrente chinês, o algoritmo do Reels está sendo adaptado para estar cada vez mais sintonizado aos interesses do usuário e mostrar mais que seus interesses à medida que ele percorre o app.
O Instagram menciona que os Reels foram projetados para entreter os usuários. “Assim como o Explore, a maior parte do que você vê é de contas que você não segue. Então, passamos por um processo muito semelhante, onde primeiro compramos Reels que achamos que você pode gostar e depois as encomendamos com base em quão interessantes achamos que são para você”.
Neste formato, as prioridades são mensuradas através da probabilidade de cada usuário assistir ao conteúdo até o fim, gostar dele, comentar se foi divertido ou engraçado, além de avaliar as chances de levar o usuário para a página de áudio e fazer com que ele crie seu próprio conteúdo.
Diferentemente do Feed e dos Stories, nesta parte do IG, os fatores de classificação são reorganizados, de forma que a sua atividade no fluxo do Reels é o principal elemento.
Sobre os principais elementos do Reels, o IG mencionou que:
Essas são algumas visões gerais fornecidas pelo Instagram que ajudam os profissionais de marketing e criadores de conteúdo a entender melhor o funcionamento dos algoritmos da plataforma, o que pode ser útil para maximizar o desempenho dos seus conteúdos no Instagram.
Você conhecia essas dicas?