Formas de gerar leads com o Google Ads

abril 7, 2022

Oi! Gerar leads no Google Ads não precisa ser um desafio para sua empresa. Confira alguns caminhos para te auxiliar nesse processo.

Há três metas que podem ser consideradas universais dos donos de empresa, são elas: expandir o alcance da empresa, impulsionar vendas e gerar leads. E uma das grandes plataformas que possibilita o alcance dessas metas é o Google Ads. A plataforma tem um grande alcance e com tantos visitantes, sua empresa deve buscar por leads qualificados para alcançar as metas citadas anteriormente.

Confira algumas recomendações para melhorar a qualidade dos seus leads e assim, adquirir mais leads através de suas campanhas de tráfego pago.

1) Segmentação local

Através da segmentação por local, você pode selecionar lugares específicos onde deseja exibir seus anúncios. O padrão de exibição de anúncios do Google Ads nessa configuração, mostra os anúncios não apenas para pessoas na região segmentada, mas também para pessoas que frequentam regularmente e mostram interesses nesses lugares.

Não é interessante anunciar para pessoas que você não pode atender ou que não estão dentro do seu público-alvo. Para definir a segmentação por local tenha em mente:

  • Quem é o público alvo?
  • Onde eles estão on-line?
  • Em que eles se interessam?

Ao decidir suas configurações de segmentação esteja atento para selecionar, no Google Ads, ‘Aqueles da minha área’ e não ‘Interessado na minha área’.

2) Utilize o rastreamento de URL para identificar os locais dos leads

Ferramentas como o Urchin Tracking Module (UTM) podem ser utilizadas para conhecer os detalhes do lead como, por exemplo, quais palavras-chave foram pesquisadas e de qual campanha vieram. Desse modo, você consegue saber de onde vem os seus leads e poderá mensurar a eficácia de suas campanhas.

3) Encontre as suas palavras-chave

Como o cliente vai pesquisar sobre o seu produto/serviço na rede? 

Segundo o relatório Global Digital 2022 realizado pela We are Social em parceria com a Hootsuite, 31,7% dos usuários da internet com idade entre 16 e 64 anos utilizam as ferramentas de busca para encontrar marcas, produtos e serviços. Já o Think With Google aponta que 51% dos compradores usam o Google para pesquisar algo que desejam comprar on-line. Por isso, é importante encontrar as palavras-chave certas para sua marca.

Para conseguir encontrar as suas palavras-chave, é preciso entender a interação de pesquisa, dividida em três categorias.

  • Informacional: o usuário busca por outra página web
  • Interesse: pesquisa por tópicos
  • Comercial: desejo por compra

Pesquisas como ‘comprar bolsa santa lolla’ e ‘bolsa santa lolla’ são diferentes tipos de consulta, um é um pedido comercial e o outro é informativo. É recomendado que você ofereça seus criativos utilizando às três categorias acima para completar as suas chamadas para ações (do inglês Call-to-action – CTA), dessa forma, as palavras-chave segmentação das páginas de destino específicas para as frases de pesquisa. 

Para te ajudar a identificar as palavras-chave relevantes, você pode utilizar o Planejador de palavras-chave do Google. Com a segmentação de palavras-chave altamente específicas, além de ajudar a gerar leads qualificados, evita cliques indesejados. E não esqueça de negativar alguns termos para evitar desperdício de orçamento em leads que não são ideais para sua marca.

4) Otimize as landing pages e siga as políticas de anúncios

Alinhe suas páginas de destino com as buscas do seu público-alvo e certifique-se de que seu site tenha leads relevantes. Vale destacar que o Google é rigoroso com a qualidade das landing pages e poderá reprovar e até mesmo banir se elas não corresponderem com o padrão. Confira algumas dicas para otimizar as páginas de destino:

  • Adapte as páginas de destino aos seus grupos de anúncios e se possível, crie uma landing page para cada um deles
  • Coloque seu CTA em destaque para chamar a atenção imediata do usuário
  • Tenha páginas de destino acessíveis e fáceis de trafegar

5) Utilize anúncios que pré-qualificam os visitantes

Com o tráfego relevante e segmentado na sua empresa, produza criativos que pré-qualifiquem os visitantes da sua página web. Com as constantes mudanças na publicidade paga, é recomendado testar diferentes estratégias.

6) Utilize todas as extensões de anúncio

Fuja um pouco do comum que é o anúncio textual e use extensões de imagem para destacar seus criativos e chamar a atenção dos usuários.

Algumas extensões de anúncio que você pode usar, são:

  • Sitelink
  • Chamar
  • Snippet estruturado
  • Imagem
  • Chamar
  • Formulário de lead
  • Localização
  • Afiliado
  • Preço
  • Aplicativo
  • Promoção

7) Utilize estratégias nas metas de conversão

Supondo que você segmentou seu público-alvo, conseguiu se destacar da concorrência e trouxe usuários para sua página de destino, que carrega rápido e é fácil de usar, o que você pode oferecer além da venda final se esses usuários não estiverem prontos para converter? Considere utilizar um CTA secundário e mais suave.

Tente se imaginar no lugar do cliente: todo consumidor gosta de receber uma amostra grátis, correto? Por isso vale a pena oferecer algum produto ou serviço para que o possível cliente conheça a sua marca e o seu produto ou serviço. Já nos casos em que o cliente pede informações, recomenda-se personalizar todo esse processo. Essas duas dicas podem tirar o futuro cliente de uma possibilidade de compra e colocá-lo, de fato, na conversão.

O Google Ads é uma das formas mais rápidas de garantir que sua marca apareça e se mantenha nas pesquisas. Defina suas metas, as acompanhe e com anúncios adequados e páginas de destinos otimizadas e adaptadas para o seu público-alvo, o Google Ads pode se tornar uma poderosa ferramenta de leads.

 

Imagem da capa: Foto/Reprodução: Class Central

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