Geração Z: a geração que pesquisa pelo melhor

fevereiro 18, 2022

Oi! Também conhecidos como nativos digitais, a Geração Z tem suas particularidades na sua forma de uso das mídias sociais, na pesquisa sobre produtos, eventos e informações online, além de, claro, seus posicionamentos no mundo digital.

Segundo o Relatório Global Digital 2022 elaborado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o brasileiro passa em média 10h19m conectado a internet. Desse tempo, 5h25m são utilizadas em smartphones e 4h54M em computadores ou tablets. O relatório também indica que 73% dos brasileiros, com idade entre 16 e 64 anos, pesquisam por marcas na internet. Aproximadamente 50% das pessoas com idade entre 18 e 34 anos tem preferência por redes sociais da Meta (WhatsApp, Instagram e Facebook, respectivamente).

Mas como aprimorar suas estratégias de otimização para que seu conteúdo seja encontrado primeiro?

Utilize palavras-chave de cauda longa

Do inglês Long Tail Keywords, as palavras-chave de cauda longa são modelos com três ou mais termos que especificam ainda mais o seu produto ou serviço e suas respectivas buscas na internet. Conforme a Hubspot, a Gen Z é a que mais utiliza as Long Tails em suas buscas.

Por exemplo, no lugar de pesquisar apenas ‘sandália’, eles vão especificar ainda mais e pesquisar ‘sandália de salto preto feminina’. Outro fator que aumenta as buscas tão específicas, é o uso frequente das assistentes de voz e dispositivos inteligentes.

Geração que busca termos específicos

De acordo com um estudo da Fractl, 56% da Geração Z costuma iniciar suas pesquisas on-line com a palavra “melhor” (best), como, por exemplo, quando querem saber os “melhores bares e restaurantes da cidade”. Outros termos bastante procurados são “barato” e “como fazer”, o que demonstra que esse grupo está interessado em receber recomendações e sugestões.

Gráfico “Como as gerações pesquisam” da Fractl

Grande volume de pesquisa em dispositivos móveis

A maioria das pesquisas feitas pela Gen Z são feitas através dos smartphones. Os Millennials também seguem essa tendência e, por isso, as marcas precisam cada vez mais otimizar seus conteúdos para dispositivos diferentes. O Google, por exemplo, prioriza o mobile, por isso, sites com design otimizado ou responsivo para dispositivos móveis podem ganhar classificações mais altas nos resultados de buscas.

Grupo que mais procura vídeos

Enquanto as demais gerações procuram por conteúdos variados, a Geração Z prefere conteúdos em vídeo. Dados do relatório Global Digital 2022 apontam que 97% dos brasileiros com idade entre 16 e 64 anos consomem conteúdos em vídeo na internet.

Captura de tela do Relatório Digital sobre o Brasil 2022

Segundo o Think with Google, 85% dos adolescentes estadunidenses utilizam o YouTube diariamente. No Brasil, 55% dos jovens com idade entre 14 e 18 utilizam a plataforma diariamente. A plataforma ainda aponta que 80% dos jovens da Gen Z afirmaram que o YouTube os auxiliou a aprender mais sobre um determinado assunto.

Se a sua marca puder investir em criativos audiovisuais para demonstrar as funcionalidades do seu produto ou serviço, ou até mesmo como ele funciona na vida real, maiores são as chances da Geração absorver o seu conteúdo e te gerar conversões – sendo inversamente proporcional quando sua empresa não elabora esses conteúdos. 

Outra dica é trabalhar os pontos de contato. Saiba onde o seu público está e trabalhe as diversas formas de contato com a sua audiência.

Pesquisas nas redes sociais

Essa geração não se detém apenas a pesquisas no Google, por exemplo. Uma pesquisa feita pela agência Zebra IQ aponta que o Instagram, TikTok, Twitch e Reddit são as queridinhas da Geração Z para fazer pesquisas. É justamente por isso que a sua marca deve estar presente digitalmente, visto que a jornada de compra também acontece nas redes sociais. As redes sociais ampliaram o alcance das marcas e as formas de buscas por um determinado produto ou serviço. Dentro delas, as buscas mais comuns são por informações da marca, feedbacks, conteúdos sobre um determinado produto ou serviço e unboxings.

Preocupada em ter o melhor, a Geração Z sabe o que quer e procura formas e meios de fazer o que deseja. Portanto, se você é dono de uma empresa, vale a pena prestar atenção nesses detalhes. Ou seja, detalhe o que você faz, mostre para que serve o seu produto ou serviço, e quando sua empresa deixa de fazer isso, acaba perdendo clientes.

A qualidade é outro ponto que chama atenção da Gen Z. Para eles, sua empresa afirmar ser a melhor, não é o suficiente. Essa geração busca por comentários de demais clientes para avaliar uma marca e um bom caminho para sua empresa seguir, é trabalhar na visibilidade orgânica da sua marca. Assim, outras pessoas saberão da qualidade do seu produto ou serviço e irão consumir.

Sua marca consegue se comunicar bem com seus clientes?

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