março 2, 2021
Oi! Como vão suas estratégias de anúncio em sites de busca?
A sua empresa é daquelas que ainda não utiliza o Google Ads em suas campanhas? Com certeza você já ouviu falar na ferramenta, que é amplamente utilizada já há muito tempo, mas muitos negócios ainda têm resistência para incluir esse recurso em suas estratégias de marketing por terem dúvidas com relação à sua eficácia e aos benefícios gerados.
Se você acha que focar em ações de marketing no Google Ads não vai trazer os resultados de que você tanto precisa ou não faz muita diferença para o seu negócio, este artigo vai te fazer repensar algumas tendências e te mostrar como aproveitar as oportunidades do mercado.
Além de ajudar a impulsionar as empresas, o Google Ads amplia a visibilidade das marcas, aumenta a geração de leads e contribui para alavancar o potencial de vendas. Mas vamos analisar isso um pouco mais a fundo. Em primeiro lugar, por que você deveria anunciar em sites de busca?
Bom, já sabemos que o e-commerce apresentou crescimento no último ano, por consequência da pandemia de Coronavírus, e a facilitação de meios de pagamento online (com a introdução do Pix, por exemplo) contribuiu para esse cenário.
De acordo com o relatório Digital 2021 Global Overview Report, divulgado pela We Are Social e a Hootsuite, 91,4% dos consumidores brasileiros afirmaram que fizeram buscas na internet para comprar produtos ou serviços e 76% disseram que realizaram uma compra online no último dezembro.
Em outros números do Digital 2021, 46,4% das pessoas de todo o mundo se conectam à internet para pesquisar sobre produtos e marcas e, apesar do crescimento de pesquisas com esse propósito em redes sociais, os sites de busca ainda são a forma mais utilizada para encontrar essas informações globalmente. O Brasil segue a tendência de aumento de busca de informações sobre marcas por redes sociais (61,6%), mas os buscadores aparecem bem aparelhados a esses canais, com 59,7% de utilização por consumidores.
Outro dado muito importante é que 33,9% dos usuários de internet no mundo todo descobrem novas marcas e produtos por meio de sites de busca, e, no Brasil, esse número cresce para 40,5%. Assim, é possível perceber claramente o papel imprescindível dos buscadores para as empresas.
Mas por que devo usar uma ferramenta do Google para auxiliar na visibilidade do meu negócio? Como já dizem: ‘contra fatos, não há argumentos’, por isso, vou te mostrar mais alguns números simples do Digital 2021. O site com maior tráfego no Brasil no último ano foi o Google, que também aparece em sua versão “.com.br” no sexto lugar dos que geraram mais volume de acessos. Vemos os mesmos números no compartilhamento de tráfego, com o Google aparecendo tanto na primeira, quanto na sexta posição. Além disso, a gigante é o site que mais gera tráfego por encaminhamento de redes sociais no país. O termo “Google” chega até a aparecer em quarto lugar no ranking de buscas… no próprio Google!
É inegável mesmo a popularidade e a influência desse buscador, mas por que escolher o Google Ads? Bom, já vimos os números impressionantes do site de buscas, mas sua ferramenta de anúncios ainda oferece muitas facilidades e vantagens para a geração de leads para o seu negócio, com todo o suporte que uma empresa do porte do Google pode oferecer:
Sem sombra de dúvidas, o Google tem uma grande rede e um enorme alcance no mundo inteiro, com capilaridade e capacidade de entrega para um número muito elevado de pessoas. Por isso, tem o potencial de impactar grandes audiências e diversos tipos de públicos.
Você pode criar anúncios para veiculação em plataformas de parceiros, como o YouTube, além de ter destaque na página de resultados do Google, que dedica cada vez mais espaço para a publicidade paga. Além disso, a Rede de Display do Google disponibiliza inúmeros sites, vídeos e aplicativos em que você pode exibir os anúncios da sua empresa. E, claro, quanto mais sua marca for vista, mais será reconhecida.
Ao acompanhar o comportamento dos usuários em diversos sites, o Google os classifica em determinados tipos de públicos, oferecendo a eles produtos relevantes em publicidades. No caso de um consumidor visitar seu site e visualizar um produto ou serviço, ele poderá visualizar seus anúncios pouco tempo depois e se lembrar da sua marca.
Através das diversas métricas disponibilizadas, você pode verificar a eficácia dos anúncios e entender se eles estão gerando tráfego no seu site e se as vendas estão sendo mesmo efetivadas de acordo com o planejamento. Em alguns casos, é possível até mesmo analisar esses dados em tempo real.
Para ampliar ainda mais as vantagens que falamos acima, você ainda tem a possibilidade de vincular o Google Ads ao Google Analytics, que oferece vários indicadores para analisar ainda mais de perto seus públicos, todo o comportamento deles no site, as ações implementadas, o desempenho das palavras-chave utilizadas e os resultados das campanhas. Assim, você tem todo um panorama das suas estratégias, tendo as estatísticas essenciais para monitorar as ações implementadas e fazer as alterações necessárias em suas campanhas.
O Google Ads permite que você teste múltiplos recursos e estratégias em suas campanhas, cada um em um período de tempo. Assim, você pode verificar qual está trazendo mais resultados e escolher a combinação de ações mais eficaz para a sua empresa.
Seus anúncios podem ser programados para rodar em determinados horários ou dias, podendo ser pausados ou exibidos de forma reduzida nos períodos que você escolher. Para saber quando você deve acelerar ou segurar uma campanha, é só analisar os resultados que você está obtendo e traçar o perfil de horários de acesso dos seus públicos.
O Custo Por Clique Otimizado (ECPC) ajuda a aumentar as conversões ao ajustar os lances manuais para cliques que possam ter uma maior ou menor chance de gerar conversões. Nesse processo, o ECPC procura manter o CPC médio abaixo do máximo definido, ou seja, o recurso tenta gerar mais vendas mantendo o mesmo valor gasto pelas palavras-chave.
É possível ajustar seu investimento em PPC de acordo com suas necessidades, aumentando seus leads e, consequentemente, melhorando os resultados e lucros. Então, se a sua empresa precisa de muitos leads em um curto período, o Google Ads está preparado para atender às suas necessidades.
Você pode segmentar os públicos impactados por meio de palavras-chave específicas, horários de acesso, dispositivos usados, localização, navegador etc. Dessa forma, você aumenta a relevância dos leads captados e a eficiência das suas campanhas.
Pois é, dá para ver claramente que o Google Ads oferece vantagens incríveis e é uma escolha inteligente para compor suas estratégias de marketing — e, certamente, muitos dos seus concorrentes já estão utilizando essa excelente ferramenta. Não fique de fora e aproveite ao máximo o potencial das suas campanhas para sites de busca.
Já usa o Google Ads? Pensando em adicioná-lo às suas estratégias? Conte para a gente a sua experiência com essa ferramenta!
Quer aumentar ainda mais a visibilidade da sua marca? Confira nosso artigo sobre o Google Meu Negócio, a ferramenta gratuita e simplificada do Google para ajudar os clientes locais a encontrarem sua loja.