junho 2, 2023
Oi! Hoje vamos falar sobre as últimas notícias e atualizações das ferramentas de anúncios de IA generativa do Google, reveladas durante o evento Marketing Live 2023. Confira os detalhes das características dessas ferramentas e como elas podem auxiliar as empresas a promovem seus produtos e serviços.
O Google revelou uma série de novas ferramentas de inteligência artificial generativa para marcas durante o seu evento Google Marketing Live 2023. Essas ferramentas incluem opções aprimoradas para a criação de anúncios e anúncios de pesquisa personalizados, com base no conteúdo textual do seu site, entre outras funcionalidades.
1) Product Studio
Os comerciantes que possuem a combinação certa de imagens online podem alcançar resultados mais fortes. Segundo o Google, há um aumento significativo nas impressões (+76%) e nos cliques (+32%) das ofertas de produtos que apresentam mais de uma imagem na plataforma. No entanto, nem sempre é fácil obter uma variedade de imagens de alta qualidade. As empresas frequentemente enfrentam desafios ao criar imagens que retratam o estilo de vida desejado, além de ser um processo dispendioso e demorado.
Nesse sentido, o Google está apresentando um novo processo que possibilitará aos anunciantes gerarem imagens de plano de fundo para as fotos de seus produtos. Essa novidade oferecerá mais maneiras de destacar o seu conteúdo nos feeds dos usuários, uma vez que o mundo do comércio eletrônico, imagens atraentes desempenham um papel fundamental como vitrines digitais para as empresas.
Segundo a empresa, o novo Product Studio “traz os benefícios da IA generativa para empresas de todos os tamanhos, ajudando-as a criar facilmente imagens de produtos exclusivas e personalizadas gratuitamente e obter mais valor das imagens que já possuem.”
Como pode ser observado no exemplo acima, esse processo possibilitará que as marcas gerem rapidamente várias versões de imagens de produtos, com base em instruções de texto, abrindo um leque de novas possibilidades para as suas promoções.
Além de poder criar novas imagens de plano de fundo, essa ferramenta também permitirá que os anunciantes removam fundos, proporcionando o aproveitamento máximo dos recursos visuais. Ao mesmo tempo, será possível aprimorar a qualidade de imagens pequenas ou de baixa resolução sem a necessidade de refazê-las.
Essas são algumas ferramentas úteis que representam um uso eficaz, adaptável e satisfatória das novas funcionalidades generativas de IA para marcas. Embora seja possível criar imagens completamente novas, na maioria dos casos, isso pode não ser tão útil para as marcas, já que o objetivo é exibir seus produtos específicos.
No entanto, ser capaz de aprimorar os recursos visuais existentes com adições generativas é um significativo que facilita a criação de várias versões de campanhas e realização de testes A/B em diferentes elementos. Até o momento, apenas os anunciantes dos Estados Unidos terão acesso a essas novas ferramentas nos próximos meses. A data para o Brasil não foi mencionada.
2) Experiência de conversação e recursos criados automaticamente no Google Ads
No evento, o Google apresentou uma nova interface de conversação no Google Ads que irá resumir o conteúdo do seu site para você e criar variações de anúncios com base no texto do seu próprio site. Desse modo, os anunciantes podem contar com a orientação do Google durante o processo de configuração de suas campanhas.
A IA do Google Ads analisará as páginas de destino e os anúncios, resumindo o conteúdo para gerar palavras-chave, títulos, cenas, imagens e outros recursos criativos relevantes para as campanhas do Google Ads. Conforme a empresa, quanto mais dados forem informados, mais refinados serão os anúncios sugeridos. A novidade começará a ser testada em julho.
“Basta adicionar uma página de destino preferida do seu site e a IA Google resumirá a página. Em seguida, ela gerará palavras-chave, títulos, descrições, imagens e outros recursos relevantes e eficazes para sua campanha. Você pode revisar e editar facilmente essas sugestões antes de implantar”, informou a empresa.
Os Recursos Criados Automaticamente (RCA) utilizarão IA generativa para aprimorar o sinal do sinal, analisando suas páginas de destino e anúncios, e adaptando os anúncios de pesquisa ao contexto das consultas de pesquisa do usuário. A seguir, veja um exemplo de como o RCA poderia ajustar o título e a descrição do anúncio para uma consulta de “cuidados com a pele para pele seca e sensível“.
3) Formatos de Anúncio com a IA generativa da Pesquisa Google
Durante o recente evento Google I/O, o Google anunciou os próximos recursos de IA generativa para a Pesquisa, com o objetivo de tornar o serviço mais inteligente e fácil de usar. Esses avanços têm o potencial de moldar o futuro da publicidade, oferecendo demais oportunidades para expandir os seus negócios e promover a sua marca.
As demonstrações no evento Google I/O destacaram como os anúncios podem ser posicionados acima e abaixo dessa nova experiência.
Nos próximos meses, o Google realizará testes com anúncios de pesquisa e compras integrados diretamente aos modos instantâneos e de conversação, utilizando inteligência artificial. A experimentação também se concentrará em novos formatos de anúncios nativos que aproveitarão a IA generativa para fornecer anúncios relevantes e personalizados de alta qualidade para aqueles que se interessam pela jornada de pesquisa.
Por exemplo, se um usuário estiver pesquisando “atividades ao ar livre para fazer em Maui” e refinar a pesquisa para “atividades para crianças” e “surfe”, ele poderá encontrar um anúncio exclusivo e personalizado de uma marca de viagens que oferece aulas de surfe para crianças.
4) Atualização na Performance Max
A partir de hoje, o Google está incorporando IA generativa ao Performance Max, simplificando o processo de criação e expansão de recursos personalizados. Após fornecer o seu site, o Google AI começa a se familiarizar com a sua marca, preenchendo a sua campanha com textos relevantes e outros ativos.
Desse modo, a primeira atualização enfatiza o engajamento com novos consumidores que possuem potencial de durabilidade ou aqueles que não estabeleceram contatos recentes com a sua marca. Com a inteligência artificial, é possível orientar o Google a aumentar a sua visibilidade para consumidores que se encontram nestes segmentos específicos. Esta estratégia visa maximizar as possibilidades de interação e conversão com esses grupos estratégicos.
Já na segunda atualização da PMax, o Google se volta para o relatório aprimorado de insights de termos de pesquisa, visando uma maior transparência no desempenho das campanhas que estão produzindo resultados.
Esses insights fornecerão informações detalhadas sobre como a campanha de mais alto rendimento está se ajustando às mudanças, possibilitando que você aprimore ainda mais suas estratégias de campanha. Adicionalmente, o relatório de insights incluirá informações sobre os fatores que estão conduzindo as alterações de desempenho, bem como a eficácia de ativos criativos específicos.
5) Anuncio do Google Merchant Center Next
Em 2024, o Google substituirá o Merchant Center pelo Google Merchant Center Next.
No evento, o Google discutiu melhorias no Merchant Center Next, a versão simplificada da atual plataforma, projetada para ajudar pequenas empresas a estabelecer sua presença online e promover o crescimento. Uma das melhorias incluem um processo simplificado para configurar um feed de produtos.
Ao contrário da atual versão, em que os comerciantes precisavam inserir manualmente os detalhes do produto, no Merchant Center Next é possível preencher automaticamente o feed de produtos usando informações detectáveis no site do comerciante. Lá, o comerciante tem a opção de editar ou desativar essa função de preenchimento automático, o que acelera a exibição de seus produtos no Google.
Para comerciantes que possuem lojas online e físicas, o Merchant Center Next apresentará todos os produtos em uma visão unificada, simplificando o gerenciamento do estoque de produtos em todos os canais. Além disso, serão fornecidas informações adicionais sobre os benefícios potenciais de corrigir erros nos dados dos produtos, auxiliando os comerciantes na priorização das atualizações.
Além disso, o Google está aprimorando a acessibilidade e a compreensão dos insights de desempenho ao consolidar todos os relatórios de insights na guia Desempenho. Essa consolidação permitirá que os comerciantes analisem seus produtos mais vendidos, identifiquem seus concorrentes e compreendam como os compradores interagem com suas empresas locais na Pesquisa e no Maps, tudo em um só lugar.
O lançamento do Merchant Center Next já está em andamento para novos usuários. O Google pretende atualizar gradualmente as empresas menores nos próximos meses e concluir o lançamento global até 2024. Os comerciantes serão notificados quando a nova experiência estiver pronta para uso.
Perguntas e respostas com a imprensa:
No Google Marketing Live 2023 houve mesa redonda para a imprensa, em que as respostas foram dadas por Brian Burdick, diretor sênior de automação de anúncios do Google, Jeff Harrell, diretor sênior de compras do Google e Dan Taylor, vice-presidente de anúncios globais do Google.
Existe um limite para respostas de IA generativas?
Não há limites para o número de respostas que você recebe ao usar a experiência de conversação. Ainda assim, haverá um limite para o número de recursos gerados por IA que podem ser colocados em sua rotação de anúncios.
Como muitos desses recursos estão em estágio experimental, esses limites ainda precisam ser definidos.
Os anúncios serão rotulados como gerados por IA?
As imagens de anúncios podem incluir metadados que indicam que foram geradas por IA. Caso contrário, os anúncios serão rotulados como Patrocinados para garantir que se destaquem dos resultados orgânicos.
E as taxas de cliques para editores?
O Google quer garantir aos editores que eles estarão na frente e no centro da Pesquisa generativa por IA, que depende do tráfego de pesquisa orgânica para gerar receita de anúncios programáticos.
O que é o parâmetro de força do anúncio?
Para ajudar os anunciantes a criar anúncios melhores, o Google adicionou um parâmetro de qualidade do anúncio que mede a qualidade e a relevância da página de destino, das palavras-chave e do texto do anúncio de um anunciante.
Os anunciantes podem ver a mudança na qualidade do anúncio à medida que editam diferentes aspectos de seu anúncio, permitindo que vejam imediatamente os anúncios que devem levar aos melhores resultados.
Os anúncios gerados por IA serão semelhantes?
Idealmente, como o Google Ads IA gerará imagens, títulos e descrições com base nas páginas de destino exclusivas e na cópia do anúncio de cada anunciante, os criativos de anúncios gerados pela IA devem ter uma distinção de marca.
Isso pressupõe que o conteúdo da sua página de destino e a cópia do anúncio em sua conta sejam exclusivos da sua marca.
Fontes: Google¹, Google², Search Engine Journal, Social Media Today