Google expande prazo de remoção dos cookies de rastreamento para 2024

setembro 14, 2022

Oi! O Google começou a testar o Privacy Sandbox no início deste ano com planos de eliminar os cookies até 2023. Agora, os planos mudaram e a data se expandiu para 2024.

As plataformas de mídia social estão precisando se adaptar com a nova atualização de privacidade do usuário da Apple. É pensando nisso que o Google já iniciou a implementação das opções de controle de rastreamento semelhantes para os usuários de Android, ao passo que visa eliminar gradualmente os cookies de rastreamento de terceiros na web, conforme a evolução do padrão de privacidade de dados.

Recentemente, o Google anunciou que expandiu o seu período de testes para o Privacy Sandbox (uma iniciativa da empresa que visa ser menos intrusiva para fornecer publicidade direcionada)  e ferramentas alternativas de rastreio. Com essa expansão, o setor publicitário ganha mais tempo para se adaptar à nova realidade e dar feedbacks, e, em contrapartida, desacelera a chegada dessa atualização de privacidade para os usuários. 

Melhorar a privacidade das pessoas, ao mesmo tempo em que fornece às empresas as ferramentas de que precisam para ter sucesso online, é vital para o futuro da web aberta. É por isso que iniciamos a iniciativa Privacy Sandbox para colaborar com o ecossistema no desenvolvimento de alternativas de preservação de privacidade para cookies de terceiros e outras formas de rastreamento entre sites. Nos últimos meses, lançamos versões de avaliação de várias novas APIs do Privacy Sandbox no Chrome para os desenvolvedores testarem“, explica o Google.

O Google ainda informou o seu cronograma para o fim dos testes das APIs, com prazos para discussão, testagem e adoção de cada API que compõe a Privacy Sandbox. O cronograma foi dividido em 4 itens:

  1. Combate de spam e fraude na web
  2. Amostra de conteúdo e anúncios relevantes
  3. Medição de alcance de publicidade digital
  4. Fortalecimento da privacidade entre sites

Google compartilhou um cronograma que prevê fim de testes das APIs até 2022 (Imagem: Google/Reprodução)

A empresa ainda informa que os testes iniciais a auxiliaram a refinar o seu sistema, mas os parceiros de desenvolvimento afirmaram que precisam de mais tempo para determinar a melhor e mais adequada abordagem para o futuro.

O primeiro item da lista, ‘Combate de spam e fraude na web’ (tradução nossa), que deve ser testado em larga escala até 2023, é o único da fase de testes com previsão de ser finalizado até o final deste ano. A proposta deste primeiro item era aplicar uma API chamada de Trust Token, capaz de identificar se quem estava por trás da conta de um usuário era um humano ou um robô. Com o token, sites na internet podem realizar essa identificação de uma forma mais simples, fortalecendo a confiança no sistema do Chrome.

Desenvolvedores, editores e profissionais de marketing chegaram à conclusão de que precisam de mais tempo para ajustar suas estratégias de publicidade para segmentar usuários do Chrome.

O feedback mais consistente que recebemos é a necessidade de mais tempo para avaliar e testar as novas tecnologias Privacy Sandbox antes de descontinuar cookies de terceiros no Chrome. Esse feedback está alinhado com nosso compromisso com o CMA para garantir que o Privacy Sandbox forneça tecnologias eficazes e que preservem a privacidade e que o setor tenha tempo suficiente para adotar essas novas soluções. Essa abordagem deliberada para a transição de cookies de terceiros garante que a web possa continuar a prosperar, sem depender de identificadores de rastreamento entre sites ou técnicas secretas como impressão digital”, detalhou a empresa.

Partindo desse feedback, a empresa está expandindo os testes de suas APIs do Privacy Sandbox antes de desabilitar cookies de terceiros no Chrome. “Agora pretendemos começar a eliminar os cookies de terceiros no Chrome no segundo semestre de 2024. Como sempre, você pode encontrar cronogramas e marcos atualizados no site Privacy Sandbox“, informou.

Para o Facebook, essas alterações significam que a publicidade digital precisa depender cada vez menos dos dados de terceiros.

Com a Apple e o Google continuando a fazer alterações por meio de seus navegadores e sistemas operacionais, e com o cenário regulatório de privacidade em constante mudança, é importante reconhecer que a publicidade digital deve evoluir para se tornar menos dependente de dados individuais de terceiros. Investindo em um esforço de vários anos para construir um portfólio de tecnologias de aprimoramento de privacidade e colaborar com a indústria nesses e em outros padrões que apoiarão esta próxima era“, explicou a empresa.

O fim dos cookies é um assunto polêmico na área do marketing. A incerteza acerca da descontinuação de cookies de terceiros no Chrome preocupa esses profissionais, à medida que não se sabe ao certo como a novidade afetará os anunciantes ou a eficácia do Privacy Sandbox na segmentação de clientes.

Você tem se preparado para o fim dos cookies?

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