abril 19, 2022
Oi! Quantas vezes você buscou por uma imagem no Google e não sabia ao certo como descrevê-la? O Google deu um jeito nisso, vem conferir!
Buscando oferecer ao usuário novas possibilidades para encontrar exatamente o que procura em suas pesquisas, o Google está na fase beta da pesquisa por imagem e texto em simultâneo. Com o recurso, você poderá combinar em uma pesquisa, a imagem e o texto, podendo expandir os resultados de suas pesquisas. De acordo com a empresa, a nova ferramenta permitirá que os pesquisadores “vão além da caixa de pesquisa e façam perguntas sobre o que você vê”.
Para realizar uma multipesquisa Google, o usuário poderá, através do Google Lens, utilizar a câmera do seu celular para buscar por uma imagem e adicionar um texto em suas pesquisas. “Você pode usar a pesquisa múltipla para ajudar com suas necessidades visuais, incluindo questões de estilo e decoração da casa”, afirma o Google.
A empresa ainda explica como realizar uma pesquisa múltipla no Lens:
“Para começar, basta abrir o aplicativo do Google no Android ou iOS , tocar no ícone da câmera Lens e pesquisar uma de suas capturas de tela ou tirar uma foto do mundo ao seu redor, como o padrão de papel de parede elegante em sua cafeteria local. Em seguida, deslize para cima e toque no botão “+ Adicionar à sua pesquisa” para adicionar texto”.
Com o novo formato, o usuário conseguirá pesquisar sobre um objeto à sua frente ou especificar a busca pela cor, marca ou atributo visual. A empresa também recomenda o uso do novo formato de pesquisa para compras.
Confira o tutorial do Google para o uso do Lens:
Segundo a Social Media Today, quase um bilhão de pessoas compram diariamente no Google, tornando a plataforma uma importante facilitadora do comércio. Dados do relatório Global Digital 2022, elaborado pela Hootsuite e We are Social, por sua vez, apontam que o Google é o site mais acessado do mundo e que 49.5% da população mundial com idade entre 16 e 64 anos, utilizam as ferramentas de busca para encontrar marcas. Por enquanto, aplicativo do Google para pesquisas está na sua fase beta em inglês nos EUA, mas vale a pena ficar atento a novidade, que pode fornecer novas formas de melhorar as correspondências de buscas da sua empresa.
E você, já está no Google?