outubro 21, 2022
Oi! Além de saber como aproveitar o Halloween para suas estratégias de marketing, confira o que os dados apontam sobre o comportamento dos consumidores nessa temporada assustadora!
O Halloween é uma festividade tradicional dos Estados Unidos que acabou sendo exportada para demais países. O evento acontece anualmente no dia 31 de outubro e é um dos primeiros momentos em que os consumidores voltam a movimentar o mercado antes da Black Friday.
No Brasil, entre 24 e 30 de outubro do ano passado, o termo alcançou o valor máximo no pico de popularidade do Google Trends. Já a Arábia Saudita, país que adotou a celebração pela primeira vez em 2020, registrou um aumento de interesse de pesquisa pelo termo “Halloween” de 26% ano a ano na região. Esse é um aumento e um dado interessante visto que agora as pessoas podem sair de casa, comemorar e festejar juntas.
O aumento de pesquisas pelo termo “Halloween” se relaciona a forma como os usuários e consumidores se envolvem com a festividade, e é através desse envolvimento que o marketing digital pode abraçar novas oportunidades de negócio.
1) Fantasias
Os filmes e séries já estão gerando impacto na festividade, por exemplo, dados do Google Trend apontam que a busca por fantasias da série Round 6 aumentaram em 900%. Já o Think with Google, indica haver um aumento de 50% ano a ano e de 60% mês a mês nas buscas pelos termos “trajes” e “ideias para fantasias”. A ferramenta ainda aponta que as pessoas estão gostando de entrar no personagem e que busca pelo “traje de Cruella”, por exemplo, teve um aumento de 215% ano a ano.
Houve, também, uma busca pelas fantasias clássicas do Dia das Bruxas, como “fantasia de bruxa” e “fantasia de pirata”, que aumentaram 85% e 70% ano a ano, respectivamente. Além disso, a busca por “maquiagem para o Halloween” subiu, 365%, e “vestido de Halloween” subiu 125%.
O Pinterest, por sua vez, declarou que este ano, a busca por fantasias na plataforma está diretamente relacionada a temas da cultura pop. E conforme os dados internos globais de pesquisa Pinterest, este é o top 10 das principais ideias de fantasias na plataforma:
Para os Estados Unidos, o Google trouxe novamente o mini-site ‘Frightgeist’, que aponta as principais tendências de fantasias de Dia das Bruxas no país e ainda auxilia, por uma assistente, o usuário a encontrar a melhor fantasia conforme o seu desejo.
2) Gostosuras
Outra principal característica do Halloween são os doces. Caso a sua empresa seja do ramo alimentício, é interessante considerar personalizar produtos e iniciar campanhas referentes a festividade. A Oreo, por exemplo, lançou um biscoito de edição limitada para o Halloween de 2020.
Além disso, o interesse também está em fazer o seu próprio doce como, por exemplo, o interesse de busca por “bolo de abóbora” aumentou em 115% no YouTube.
3) Decoração
Mas para muitos, se fantasiar e oferecer doces não é suficiente, é preciso, também, decorar o ambiente. O Google Trends aponta que a pesquisa por “Festa de Halloween” aumentou em 80% se comparado ao ano passado e “decoração de Halloween” cresceu 245%.
Mais especificamente no Brasil, o termo “decoração de halloween” aumentou mais de 50%. Já os termos “decoração de sala de aula halloween” e “teia de aranha halloween” aumentaram 180% e 170% respectivamente.
Esses são apenas alguns dados que comprovam o interesse pela festividade vem aumentado ao longo dos anos e, portanto, é interessante que os profissionais do marketing façam proveito da data. Mas como fazer isso?
1) Segmentação
Para alcançar aqueles que estão interessados no dia das Bruxas, faça uma segmentação de público-alvo na Rede de Display do Google, Pesquisa e Vídeo. Dessa forma, será possível alcançar pessoas de acordo com seus interesses e hábitos. Considerando a festividade, os principais interesses seriam as fantasias, doces, travessuras, decorações e eventos relacionados.
2) Informações precisas
Mantenha as informações acerca do seu produto ou serviço claras, concisas e atualizadas para que o consumidor tenha os detalhes necessários para decidir concluir a compra com a sua empresa e não com o concorrente. Sua marca pode fazer isso através de dos anúncios do Shopping, listagens de produtos gratuitas e em seu website.
3) Promoções
Utilize o preço promocional do Google Merchant Center (GMC) para atrais consumidores em busca de promoções. Ao fazer isso, suas vendas podem ter um aumento, porque você mostra aos clientes o quanto eles podem economizar ao comprar da sua marca.
Nas últimas semanas, as pessoas estão mais engajadas com o Halloween, o que torna este, um momento ideal para sua empresa produzir conteúdos relacionados a temática, além de vender e oferecer produtos. O TikTok pode ser uma boa ferramenta para alcançar esse público.
Como estão seus preparativos para o Halloween?
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