Inbound Marketing no ramo imobiliário: como fazer?

novembro 29, 2022

Aprenda como atrair clientes de forma orgânica no ramo imobiliário com Inbound Marketing

Oi! Devido à transformação digital, os anúncios em jornais impressos, panfletos e classificados de vendas já são considerados ultrapassados. Agora, as imobiliárias e corretores de imóveis precisam se reinventar para potencializar anúncios e vendas, uma vez que a maioria das negociações está acontecendo nos meios digitais.

Dados de 18 empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que no primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 18% no número de novos imóveis comercializados no Brasil, se comparado ao mesmo período em 2021.

Implementar o marketing digital em suas estratégias deixa de ser uma novidade ou diferencial e se torna uma necessidade para se manter no mercado – que cada vez mais se torna competitivo – e fazer sua imobiliária e vendas crescerem. Além de possuir um conteúdo relevante capaz de gerar envolvimento e conexão com o público, o marketing digital possibilita estratégias com custo reduzido e comunicação mais eficaz e personalizada com o cliente. 

Para alcançar os clientes ideais com a publicidade online, o marketing digital utiliza uma estratégia chamada inboud marketing. Essa estratégia visa inverter a ordem tradicional da relação da empresa com o consumidor, ou seja, a proposta é que o cliente passe a procurar pela empresa e não o contrário, como ocorre em empresas que utilizam estratégias offline.

O inbound marketing utiliza a produção de conteúdo, SEO e redes sociais para se propagar e firmar no ambiente digital. Atualmente, essa estratégia é considerada uma das mais eficazes na atração e conversão de clientes, uma vez que consegue transformar uma pessoa que desconhecia a sua marca, não apenas em clientes, mas em consumidores ativos que multiplicam e divulgam gratuitamente o seu produto ou serviço.  Pense bem: quando você gosta muito de um produto ou serviço, alguém precisa te pagar para você divulgá-lo? Pois é!

A seguir, confira algumas estratégias de inbound marketing para implementar na sua rotina de vendas e/ou empresa:

1) Marketing de conteúdo

Essa é uma estratégia que visa atrair clientes por meio de conteúdos relevantes relacionados a criação de conteúdos, como textos, e-book, publicações nas redes sociais, entre outros. Aqui, a proposta é que você ou a sua empresa se posicione como autoridade no assunto para o seu público, o que fará com que as pessoas tenham mais confiança e fechem negócios contigo. Quando você mostra para o público que é capaz de ajudá-lo de forma coerente e educativa, ele passa a confiar em você e na sua empresa.

2) Esteja verdadeiramente nas redes sociais

Ninguém compra de um perfil que foi atualizado pela última vez em 2021, certo? Por isso é extremamente relevante estar presente nas redes sociais e publicar conteúdos relevantes para manter o contato direto com as pessoas interessantes em comprar, vender ou arrendar imóveis.

De fato, há diversas redes sociais, mas você pode realizar uma análise e verificar em qual delas está o seu público-alvo e se dedicar mais a produção de conteúdo por lá. É comum que a maioria das empresas imobiliárias e corretores de imóveis estejam no Facebook ou Instagram, mas não esqueça de estar em outras redes, ainda que sejam apenas para replicar o conteúdo. 

Por exemplo, seu público pode estar no LinkedIn, que é uma rede mais focada no mercado empresarial. Já no Facebook, para além das publicações tradicionais no feed, há os grupos de compra, venda e aluguel de imóveis, o que se torna muito interessante se você deseja fazer negociações e publicar suas ofertas por lá. Em contrapartida, no Instagram é possível utilizar os stories com caixinhas de perguntas e os reels para mostrar detalhes de um imóvel.

3)  Anúncios

Pegando o gancho das redes sociais, é possível fazer anúncios pagos nessas redes sociais. Esta é uma das estratégias que mais gera retorno no ambiente digital. Nas redes sociais da Meta, é possível fazer os famosos “posts patrocinados” que serão exibidos para usuários que tenham o perfil traçado no Meta Ads pelo seu gestor de tráfego.

Também é possível anunciar em toda plataforma Google, através do Google Ads. Lá, o gestor de tráfego “compra” para você ou sua empresa palavras-chave que farão com que o seu site apreça nos resultados de pesquisa quando os usuários buscarem pelos termos “comprados”.

4) E-mail marketing

Diferentemente do que muitos acham, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta eficaz para atrair clientes. Claro, os SMS e o WhatsApp também tem o seu charme e formas de conquistar clientes – considere essas estratégias também. No caso do e-mail marketing é interessante considerar a construção de uma lista de endereços dos usuários interessados em receber suas mensagens.

Para isso, é necessário criar uma landing page para coletar os dados dos usuários. Você pode ofertar um material, como um e-book com dicas do mercado ou de como escolher bons imoveis, por exemplo, para que o usuário possa lhe fornecer esses dados. Com os e-mails na sua lista, inicie um fluxo de mensagens (que pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal, a depender do interesse do seu público-alvo e sua disponibilidade) para transformar seus leads em clientes.

Para construir uma presença digital é necessário pesquisar o seu público, criar personas (personagens semifictícios que representam o cliente ideal da sua empresa), estabelecer metas e implementar estratégias, analisá-las e reavaliá-las, se necessário.

É por meio da persona que você descobrirá o melhor canal para iniciar suas estratégias de marketing e o intervalo de tempo entre as publicações. Para anunciar nas redes, é interessante contratar um profissional ou equipe especializada para fazer valer o seu investimento.

Você já pratica marketing digital imobiliário? Já acessou nossa palestra sobre marketing imobiliário, link aqui.

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