Mensagens privadas em ascensão: uma remodelação na comunicação

junho 21, 2023

As mensagens privadas estão se tornando a nova forma de interação social, com um número crescente de usuários optando por compartilhar atualizações em círculos mais íntimos por meio de mensagens diretas, em vez de postá-las publicamente.

Uma das principais razões para essa mudança é a natureza divisiva das conversas nas redes sociais, onde discussões políticas e tópicos atuais frequentemente levam a debates acalorados e angústia desnecessária.

Provavelmente, você já passou por isso. Quantas vezes você teve vontade de fazer uma postagem, começou a escrever e depois pensou: “Ah, não vale a pena?“. Você pode ter uma opinião sobre um assunto em destaque, mas será que essa opinião é forte o suficiente para defender sua posição se desafiado, e você realmente quer se envolver em uma discussão com desconhecidos nos comentários?

Na maioria das vezes, as pessoas optam por não fazê-lo, levando a um compartilhamento mais privado. Muitas pessoas simplesmente se cansaram das idas e vindas que podem surgir com postagens públicas. Isso está levando a uma mudança significativa no foco das principais redes sociais.

A Meta, que percebeu essa mudança no comportamento de mensagens, está se adaptando a ela, introduzindo novos recursos como “Canais” no Instagram, que são essencialmente mensagens de transmissão, e reintegrando o Messenger ao aplicativo principal do Facebook.

Isso pode ter um impacto significativo na forma como as pessoas interagem no Facebook e no Instagram. Além disso, o Instagram está experimentando opções aprimoradas de compartilhamento em mensagens diretas, como a capacidade de destacar postagens compartilhadas anteriormente em sua caixa de entrada. O aumento das mensagens privadas levou diversas redes sociais a lançar e atualizar recursos específicos para as mensagens diretas.

Instagram

Assim como a ferramenta My AI do Snapchat, o Instagram está desenvolvendo uma nova opção de chatbot com IA, que permitirá fazer perguntas sobre qualquer tópico de conversa.

Instagram testa chatbot de IA (Foto: Reprodução/Social Media Today)

Essa informação foi compartilhada pelo pesquisador de aplicativos Alessandro Paluzzi. Ao digitar “@ai” na caixa de chat, você será redirecionado para o chatbot com IA, que estará disponível para responder suas perguntas a qualquer momento. Portanto, assim como o My AI, o chatbot incorporará respostas de IA em sua conversa, adicionando outro elemento às suas mensagens diretas do Instagram.

O chatbot IA do Instagram poderá responder dúvidas dos usuários a qualquer momento. (Foto: Reprodução/Social Media Today)

WhatsApp

A Meta está muito interessada em aproveitar essa tendência, adicionando novas maneiras para pessoas e marcas alcançarem um público mais amplo em suas mensagens, facilitando uma conexão mais direta com amigos e fãs.

Uma dessas medidas são os “Canais” do WhatsApp, que permitirão aos usuários do aplicativo receber mensagens diretas sobre tópicos de interesse ou seguir determinados criadores de conteúdo.

Os Canais também estarão disponíveis em uma nova guia chamada “Atualizações” no aplicativo, onde será possível encontrar as postagens mais recentes do Status do WhatsApp dos perfis seguidos. Isso poderá dar mais destaque aos Canais e torná-los uma opção mais atraente para facilitar conexões com base em tópicos no aplicativo.

As informações pessoais dos usuários e seguidores não serão exibidas nos Canais, e as atualizações do Canal serão armazenadas por um período máximo de 30 dias, garantindo que o conteúdo esteja sempre atualizado e relevante. A Meta também está explorando opções de pagamento e recursos de descoberta de negócios nos Canais, para auxiliar as empresas a maximizar sua exposição no aplicativo.

Essa atualização é um reflexo dos esforços da Meta para aproveitar a conexão por mensagens diretas, o que também resultou no desenvolvimento de recursos semelhantes no Instagram, chamados de canais de transmissão. O lançamento dos Canais do WhatsApp está programado para acontecer inicialmente na Colômbia e em Cingapura, antes de se expandir para mais regiões no final deste ano.

LinkedIn

O LinkedIn lançou uma nova opção que permite que as Páginas de Empresa enviem e recebam mensagens diretas. Agora, os usuários podem enviar mensagens diretamente para uma Página de Empresa e iniciar uma conversa no aplicativo. Os administradores da página podem responder como a página, proporcionando mais uma opção de interação.

LinkedIn lança recurso para as páginas comerciais conversarem diretamente com seus seguidores e usuários interessados. (Foto: Reprodução/Social Media Today)

Com o Pages Messaging, os membros podem entrar em contato com as marcas por meio de uma mensagem individual, que anteriormente só estava disponível para interações entre membros, sobre tópicos como produtos e serviços, oportunidades de negócios e muito mais. As organizações terão uma caixa de entrada dedicada para que possam gerenciar essas conversas bidirecionais e priorizar as consultas mais importantes para seus negócios”, explicou o LinkedIn.

Conforme a plataforma, mais de 63 milhões de empresas estão postando ativamente em suas Páginas de Empresa no aplicativo, destacando o potencial das mensagens da página como uma opção de conexão e engajamento. Isso pode facilitar novos tipos de interações diretas e gerar novas oportunidades.

Certamente, haverá um aumento no número de mensagens enviadas às empresas para fazer perguntas sobre oportunidades, o que, para grandes corporações, pode exigir algum gerenciamento adicional. No entanto, o LinkedIn também possui recursos de organização de mensagens, separando-as com base na prioridade e em configurações de tópicos, ajudando a simplificar esse processo. As marcas também têm a opção de desativar a função de mensagens se preferirem.

As implicações disso para o marketing ainda não estão totalmente claras, pois as pessoas continuam descobrindo conteúdo no Facebook e Instagram, mas estão compartilhando o que encontram por meio de mensagens diretas. Isso sugere que os feeds sociais ainda são uma opção sólida para alcançar seu público, mas, em termos de interação, as marcas devem considerar como podem incorporar as mensagens diretas e fornecer mais formas para os clientes enviarem mensagens diretamente, em vez de buscar engajamento direto no aplicativo.

Isso também pode afetar suas métricas. À medida que a Meta dá mais ênfase à interação por mensagens diretas, isso inevitavelmente terá um impacto no engajamento das postagens, já que as pessoas estão cada vez mais compartilhando conteúdo de forma privada, em vez de comentar publicamente. Por exemplo, é comum ver pessoas marcando umas às outras nos comentários, mas isso está diminuindo à medida que as pessoas enviam o link por mensagem.

Foto Destaque: Reprodução/Business Insider

Fontes: Social Media Today¹, Social Media Today², Social Media Today³

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