Mundo: tempo gasto no uso de aplicativos sociais alcançou novos recordes em 2022

janeiro 20, 2023

O tempo gasto em aplicativos sociais aumenta e em 2022 alcançou novos recordes. Entenda como isso afeta sua estratégia de marketing digital.

Oi! A data.ai, empresa que era anteriormente conhecida como App Annie, publicou o relatório chamado “State of Mobile 2023”, que dispõe de 91 páginas sobre a visão geral das métricas globais da indústria mobile e as principais tendências de desempenho de aplicativos. A pesquisa também destaca as principais mudanças e desenvolvimentos mais importantes que ocorreram em 2022 e principalmente o tempo gasto em aplicativos sociais.

O estudo também destaca que os gastos do consumidor com os aplicativos móveis reduziram pela primeira vez em 2022. Anteriormente, o valor alcançou um crescimento de 19% ano a ano em 2021 e em 2022, o valor caiu 2%, atingindo US$ 167 bilhões. Já os downloads cresceram 11% ano a ano, 255 bilhões, e as horas gastas em aplicativos para Android cresceram 9%, alcançando 4,1 trilhões.

Gastos do consumidor com os aplicativos móveis reduziram pela primeira vez em 2022

Na sessão sobre o tempo gasto em aplicativos sociais, o relatório começa destacando a ascensão do BeReal que continua crescendo cada vez mais à medida que os usuários estão buscando experiências de mídia social mais simples e autênticas. Dados do Sensor Tower, indicaram que o Brasil foi o segundo maior país a realizar o download do BeReal no terceiro semestre de 2022.

O BeReal estourou como uma sensação social popular em 2022, atraindo os usuários ao vender uma experiência mais autêntica e menos organizada. Na verdade, nenhum aplicativo social adicionou mais novos usuários nos EUA nos últimos cinco anos do que os 5,3 milhões do BeReal em agosto de 2022”, informou o relatório.

Ainda que o BeReal tenha alcançado apenas duas posições no ranking das estatísticas de downloads mais importantes da pesquisa, o app ficou em 3º lugar no Canadá e 7º nos Estados Unidos. Mundialmente, e também nas estatísticas referentes ao Brasil, o Instagram é o aplicativo que ocupa a primeira posição no ranking de aplicativo de mídia social mais baixado em todo o mundo em 2022. Contudo, o TikTok vem crescendo na maioria dos mercados.

 

Primeira coluna com a classificação mundial seguida por alguns países em destaque. (Foto: Reprodução/data.ai)

A pesquisa ainda aponta que um dos principais desafios do BeReal é saber como diversificar e desenvolver a atenção, mesmo que solicitar uma foto por dia aos usuários tenha o seu apelo, conforme o relatório, não há muito potencial de monetização ou engajamento nessa estratégia. O app ainda demonstra estar indeciso quanto a incorporação de anúncios na plataforma. Já o TikTok também ganhou destaque na pesquisa com insights demonstrando que ele foi o aplicativo que mais gerou receita em 2022.

Infográficos referentes aos Estados Unidos apontam que o TikTok é o app com a maior receita dos aplicativos sociais em 2022. Isso aconteceu porque o TikTok vendeu muitas moedas no aplicativo, o que permitia que os usuários que as compraram pudessem doar dinheiro aos criadores ou comprar emojis e diamantes no app.

TikTok foi o aplicativo onde os consumidores gastaram mais dinheiro. (Foto: Reprodução/data.ai)

Essas moedas são mais populares em transmissões ao vivo, o que permite que os usuários façam compras e retribuam aos criadores no app. De forma geral, essas compras são mais populares na China, mas o aumento da adesão das moedas pelos usuários sugere um potencial futuro interessante para essa usabilidade.

A assinatura do Snapchat +  também conquistou um desempenho de receita razoável e os selos de transmissão ao vivo no Instagram também conquistaram um bom desempenho, se comparados às outras ofertas. “A receita média mensal por usuário do TikTok nos Estados Unidos está bem acima de seus principais concorrentes sociais em 85 centavos por usuário. O Snapchat é o segundo com 5 centavos por usuário com sua assinatura lançada recentemente”, informou o estudo.

Vale destacar as discussões sobre as estratégias alternativas de  monetização do Twitter após a compra do aplicativo por Elon Musk. Alguns estudos indicam que o Twitter ganharia mais de US$ 50 milhões mensais nos Estados Unidos se conseguisse atingir o ARPU (“Average Revenue Per User” ou ainda “Receita Média por Usuário”, índice que mensura quanto de receita cada cliente gera para uma empresa em um determinado tempo) do TikTok e manter o atual nível de base de usuários.

O estudo também menciona que os Estados Unidos já ultrapassaram o Japão e a China para se tornar o principal mercado de gastos do consumidor com aplicativos sociais, representando ¼  dos gastos dos consumidores de aplicativos sociais. Vale lembrar que o país ultrapassou o Japão em 2020 e a China em 2021 para se classificar nesse mesmo ranking. Também é importante ressaltar que o sistema predominante na China é o iOS, uma vez que o Google Play não está disponível lá, o que pode comprometer em partes a coleta e análise dos dados.

Outro ponto em destaque no estudo é que os mercados menores também estão com um crescimento significativo nos gastos com apps. “Os aplicativos sociais também estão começando a se expandir para mercados menores. Os mercados fora dos três grandes (EUA, China e Japão) somaram apenas 30% dos gastos do consumidor em 2019. Isso subiu para quase 40% em 2022, enquanto os gastos globais mais do que triplicaram nesse período“, explica o relatório.

Esse aumento aponta, novamente, para o grande potencial das compras in-stream associadas à monetização do criador, isso quando cada plataforma conseguir identificar e acertar suas respectivas ofertas. Os consumidores estão dispostos e gastando cada vez mais com os aplicativos, e incentivar essas ações e facilitar as experiências e opções de pagamento podem aumentar esse comportamento.

Já no que se refere ao tempo total gasto nos aplicativos sociais, o data.ai, observou que houve um aumento de 17% ano a ano, o que ultrapassou 2 trilhões de horas em aplicativos sociais para Android no ano passado. Grande parte desse aumento vem das novas instalações de aplicativos, que aumentaram 15% quando comparados ao ano anterior (2021) e, também, incluem um crescimento de 25% na China.

É até óbvio mencionar que os apps sociais continuam dominando a atenção dos usuários, considerando que grande parte disso acontece porque os vídeos – em sua maioria os curtos – estão tomando cada vez mais o tempo do usuário. O relatório acaba reforçando que esta é uma tendência que permanece forte e importante para os profissionais de marketing que desejam maximizar a atenção e o alcance de suas ações digitais.

O relatório completo ‘State of Mobile 2023’ elaborado pela data.ai pode ser acessado aqui, mas é necessário fornecer um endereço de e-mail profissional para acessá-lo.

Ficou curioso sobre outros estudos acesso nosso blog.

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