julho 3, 2023
Oi! Lançado em 2013, o Universal Analytics trouxe melhorias significativas em suas funcionalidades, como o rastreamento de ID e métricas de comportamento do usuário, além da importação de dados offline, permitindo aos administradores manter todo o histórico coletado ao longo dos anos de uso da plataforma. No entanto, o GA Unviversal será descontinuado e as empresas precisam migrar para o GA4.
No entanto, a partir de 1º de julho de 2023, o Google descontinuou o Universal Analytics (UA), levando consigo todos os dados armazenados. Isso implica que as organizações que utilizavam o Universal Analytics precisam criar novas propriedades no Google Analytics 4 (GA4), a versão mais recente com atualizações na estrutura e nos recursos.
É importante ressaltar que há um prazo de seis meses, até janeiro de 2024, para realizar o backup dos dados das propriedades do UA, pois após esse período, os dados serão excluídos e o acesso aos painéis do UA não estará mais disponível. Portanto, a migração para o Google Analytics 4 deve ser feita o quanto antes, já que essa versão não processa dados do Universal Analytics.
Ao migrar para o GA4, é necessário criar uma nova propriedade, pois a captura de dados e insights se inicia do zero em cada nova propriedade. Essa transição deve ser planejada e implementada de forma rigorosa para evitar erros ou perdas de dados. Para auxiliar nesse processo, recomenda-se contar com os serviços de implementação dos especialistas em Analytics da Hy! Digital Marketing Innovation, uma agência de marketing digital e tráfego pago especializada nas soluções do Google.
Como Google Partner Premier 2022, a Hy! oferece expertise na migração para o GA4, garantindo uma migração simples e segura, proporcionando a melhor performance com os produtos e serviços do Google.
Falamos do fim do GA Universal há algumas semanas e caso você não tenha visto e precise de ajuda para migrar, solicite o contato de um dos especialistas da Hy! para migrar para o GA4 com confiança.
Foto Destaque: GJADIGITAL